Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Atividades do conhecimento físico:
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Empreendedorismo AULA 3
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Escola Municpal Epitácio Campos
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Prof.a Andréia Chagas Pereira
“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Tudo que um distribuidor precisa para ser Diamante
O Início de um novo negócio
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Todos gostam de melhoria Campo de estudos que surgiu nos anos 40 Importantes descobertas sobre mudanças e propagação Retirando o melhor de Propagação.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Percepção do Espaço Pela Criança
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
Como Vender T&D para Dentro da Organização
Coaching para Excelência Pessoal no Mercado Jurídico
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Sociologia e sociologia e senso comum
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
O aluno elaborando conceitos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Brainstorming de Soluções Lição 3 0. Módulos 3.1Resumo da Semana Passada 3.2Brainstorming de Soluções 3.3Desenvolvimento de Cliente 3.4Tamanho do Mercado.
Definindo o problema Lição 2. 1 Módulos 2.1Ideação – Brainstorming dos problemas da comunidade 2.2Startup enxuta 2.3Planeje uma pesquisa de mercado 2.4Tutorial.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
4 passos para a conquista do cliente
Solidificando seus relacionamentos
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
10 Competências do Professor Moderno
Introdução a Banco de Dados
GRANDES VISÕES E TÁTICAS CRIATIVAS Denise Franco e Silva Giselle Pereira Vilela Izabel Alves Oliveira Raquel Borja Peppe Roseli Ferreira do Nascimento.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Equipe responsável pela produção
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Por que o jornal na escola?
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Oportunidades e Ideias
FILOSOFIA WTA CAPACITAÇÃO SÃO PAULO (OSASCO): 2 ANOS PARA PT.
FILOSOFIA WTA CAPACITAÇÃO SÃO PAULO (OSASCO): 2 ANOS PARA PT.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE
Atividade de percepção 1. Faça uma lista com as 10 coisas que você mais gosta de fazer.
Transcrição da apresentação:

Dicas para Associar – juntar coisas Associação Forçada Combinar coisas que nunca seriam combinadas: lavadora de pratos com micro-ondas, poderia se criar uma lavadora com aquecimento para limpar e esterilizar sem usar água. Existe algo próximo com o uso de pouca agua e menor tempo de lavagem, nas marcas EdgeStar e KiychenAid. Problema não resolvido Item sem relação com o problema Associações potenciais Lavadora mais eficienteMicroondas

Dicas para Associar – juntar coisas

Produzindo “metaforas”. Lista de Produtos ( metáfora “E se...?” Novas características e benefícios possíveis

Dicas para Associar – juntar coisas Crie sua “caixinha de ideias”. Crie uma coleção de coisas diferentes, e quando estiver diante de um problema, busque em um dos seus objetos a solução. Coisas estranhas e fora do comum dão origens à novas associações, que trazem soluções fora dos padrões do dia a dia. Crie sua “caixinha de ideias”. Crie uma coleção de coisas diferentes, e quando estiver diante de um problema, busque em um dos seus objetos a solução. Coisas estranhas e fora do comum dão origens à novas associações, que trazem soluções fora dos padrões do dia a dia.

Dicas para Associar – juntar coisas

Desafio ScamperInvente novo relógio SubstituirUsar madeira em lugar do aço CombinarAcessar remédio em caso de alarme AdaptarUsar como sinalizador se ficar perdido Minimizar, MaximizarMaximizar para usar como porta copo Pensar em outros usosUsar para medir pressão arterial EliminarUsar como relógio de sol ( sem peças internas ) Reverter, RearranjarPonteiros girando ao contrário

Táticas para Questionar o inquestionável Faça perguntas do tipo “o que é?” Observe pessoas e pergunte quem, o que, quando, onde e por que estão fazendo (o que realmente estão tentando fazer)?

Táticas para Questionar o inquestionável Observe e pergunte qual é o problema real? o que a pessoa quer conseguir? o que é mais importante? que ponto está causando problemas? o que é” É fundamental que se responda “o que é” o problema e como as pessoas se sentem em relação à ele.

Táticas para Questionar o inquestionável

Faça perguntas do tipo “e se...?” E se fizéssemos assim o que aconteceria?

Táticas para Questionar o inquestionável Faça perguntas “e se...”que imponha restrições, e que podem provocar novas e diferentes soluções Se formos proibidos de vender os nossos produtos atuais como faremos para continuar faturando no próximo ano?

Dicas para Questionar o inquestionável Faça um QuestionStprming Em lugar de tentar descobrir diretamente a solução (BrainStorming) do problema, fazer somente perguntas sobre ele? Após se esgotarem todos os tipos possíveis de perguntas, coloque-as em ordem de importância e busque as melhores soluções/respostas para elas.

Dicas para Questionar o inquestionável Cultive pensar em termos de perguntas, quanto mais perguntas melhor será a solução Quando identificamos um problema/desafio o descrevemos em forma de afirmações e não de interrogações. Transformando as afirmações sobre os desafios em perguntas ajudará a encontrar as respostas.

Observação é o elemento que faz o jogo virar na empresa

Dicas para observar pessoas

Dicas para observar empresas

Dicas para observar coisas que agrade

Dicas para observar com todos os sentidos

PENSAR FORA DA CAIXA EXIGE LIGAR IDEIAS DE SUA ÁREA DE CONHECIMENTO COM AS DE OUTROS DE RAMOS DIFERENTES E FORA DE SUA ÁREA

Diferenças no networking entre perfis de: Descoberta O novo Execução $$$ Buscam: ideiasBuscam: recursos $ Aprender o novo, o surpreendente Ter acesso a recursos $ Obter novos pontos de vista Vender a si ou a sua empresa $ Testar novas ideias “em processo” Impulsionar a própria carreira $

Quem são os alvos dos perfis de: descobertaexecução Pessoas diferentes dele Pessoas que são como eles Especialistas ou não com formação e visões diferentes Pessoas com poder, influência, posição, dinheiro, etc

Fale com especialistas de outras áreaS de conhecimento. Participe de eventos de ideias, onde conhecimentoS e formaçÕES diversificadas apresentam novos projetos. (TED – Tecnology, Entertainment and Design; day 1 ; etc ). Forme um grupo de networking, pois ele é auto estimulante em relação a descoberta e a testar novas ideias.

O networking desperta mais inovações quando você conversa com gente de diferentes posições, negócios, empresas, setores, idades, etc. A diversidade de contatos alimenta a diversidade de ideias.

Dicas para o networking  Amplie a diversidade de sua rede Inclua pessoas com formação, visão, idade, regiões e classe social diferentes  Construa uma comunidade criativa Forme um grupo estimulador do pensamento criativo e se encontrem pelo menos uma vez por mês  Participe de palestras e de treinamentos com especialistas

Experimentar “Não falhei...Apenas encontrei 10 mil jeitos que não funcionam.” Thomas Edison EXPERIMENTAR É o instrumento que gera dados sobre o que poderá funcionar.

Três maneiras de Experimentar 1ª. TENTAR NOVAS EXPERIÊNCIAS Trabalhando em diferentes setores Desenvolvendo novas competências Steve Jobs na Índia ou na escola de caligrafia do Read College

Três maneiras de Experimentar 2ª. Desmontar produtos, processos e ideias Desmontar um produto Mapear visualmente um processo Desfazer uma ideia Michael Dell separou as peças de seu computador pessoal aos 16 anos

Três maneiras de Experimentar 3ª. Testar ideias por meio de protótipos Construir um protótipo Fazer um lote piloto de um processo Lançar algo para teste no mercado O inventor do BlackBerry tentou criar um campo de força semelhante ao da Star Trek (nave espacial de série da TV) na escola de nível médio

Dicas: Cruze fronteiras físicas para experimentar Livre-se da rotina. Mude para lugar novo ou visite outra área da empresa ou outra empresa. Participe de atividades sociais e empresariais alheias a sua área. Assista palestras sobre temas não familiares ou visite exposição incomum. Durante essas atividades se pergunte “se minha equipe estivesse aqui, o que aprenderia que levasse a algo novo? Se pudesse utilizar algo desse ambiente em meu trabalho, como seria?”.

Dicas: Cruze barreiras intelectuais para experimentar Livre-se da rotina. Faça assinatura de jornal, revista, etc que tenham contexto profissional e acadêmico absolutamente diferente do seu. Se sua área for petróleo leia sobre rede hoteleira, se sua formação for marketing leia sobre manufatura.

Dicas: Desenvolva uma competência nova para experimentar Faça um plano para desenvolver novas competências ou novos conhecimentos:  Assista aulas de fotografia, ou de conhecimentos sobre mecânica, elétrica, etc.;  Pratique atividades físicas como ginástica, skate, mergulho, paraquedismo, etc.;  Assista aulas como ouvinte sobre história, química, artes gráficas, etc.;  Trabalhe em outra função na empresa e descubra o que pode aprender com ela.