ATENDIMENTO DOMICILIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
1.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
Projeto de saúde e qualidade de vida
Promoção e Prevenção da Saúde
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Unidade de Neuropsicologia Clínica
A beleza da mulher aos 50 anos: Comer menos para viver melhor
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
Saúde Mental Hoje 54 milhões de brasileiros entre crianças, adolescentes e adultos “mal tratados”. 2. Fatores que contribuem para isso: Preconceito Vergonha.
“Os Incríveis”.
Política Nacional de Saúde do Idoso
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Os direitos da criança.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Alexandre de Araújo Pereira
TRABALHO DO MENOR.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Lei do Estatuto do Idoso: DIREITOS DA PESSOA IDOSA Estatuto do Idoso
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Comissão da Criança e Adolescente
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Saúde do Idoso Educação em saúde.
Profª Karen Borges de A.Costa
Assistência ao Idoso.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
10ª Reunião Plenária da CNPD
Estatuto do Idoso.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Fisioterapia Geriátrica
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apoio matricial em Saúde Mental
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SAÚDE Fundação Getúlio Vargas MBA Executivo em Saúde 5 Grupo: Carla Marciliano Cristiane Macri Darla Ranna João Tomaz Sergio.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

ATENDIMENTO DOMICILIAR RODOLFO OLIVEIRA PASCHOAL

ATENDIMENTO DOMICILIAR

ESTATUTO DO IDOSO LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003 Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

V - priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO Transição demográfica; Transição epidemiológica;

ENVELHECIMENTO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS Envelhecimento dos sistemas corporais; (composição corporal, nutrição, antropometria). Metabolismo hidroeletrolítico; Imunossenescência (deterioração natural do sistema imunológico, decorrente do envelhecimento). Termorregulação; Órgãos dos sentidos( visão e audição); Sistemas corporais( endócrino, cardiovascular, respiratório,urinário e nervoso).

DADOS..... População acima de 60 anos, representa cerca de 11 % da população brasileira. 30-40% da demanda dos serviços de saúde; Projeção (2020), represente 15% da população brasileira, representando 70% da demanda pelos serviços de saúde. A projeção é para que o ano 2050 é que existirão mais idosos que adolescentes com menos de 15 anos.

OBSERVAÇÃO!!!!! SENESCÊNCIA Senescência é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou conjunto de fenômenos associados a este processo. A senescência é um processo metabólico activo essencial para o envelhecimento

SENILIDADE Senilidade é o nome que se dá ao processo de envelhecimento de todas as pessoas que chegam a esta fase da vida. Além das condições físicas sofrerem as alterações obrigatórias do tempo, a senilidade acompanha uma desorganização mental e dificuldades em todas as partes do corpo, como sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico também sofrem alterações.

TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA Redução das morbi-mortalidades causadas por doenças infecto contagiosas; Aumento da morbi-mortalidade causada por doenças crônico-degenerativas. Mudança do paradigma médico de CURAR!!!! APRENDER A VIVER COM A INCAPACIDADE

OBSERVAÇÃO!!!!!!!!!!!! A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA É MUITO MAIS ACELERADA QUE A TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA!!!!!!!

CONCEITO Atendimento domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde que transfere para a casa do paciente o tratamento iniciado no hospital, ou outra unidade de saúde, com a mesma qualidade e conhecimento.

BÁSICO---------------------------INTENSIVO

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.......

A atenção passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que, com o apoio da família e de cuidadores, dá continuidade ao tratamento no conforto do lar.

Esse tipo de terapia, que teve início no século passado nos Estados Unidos com o nome home care, ganha cada vez mais espaço no Brasil. O quadro é favorável, sobretudo, pela consolidação de empresas especializadas e pela adesão de convênios e programas públicos, que devem aumentar rapidamente a porcentagem de pacientes atendidos, hoje estimados em 50 mil em todo o país.

A internação domiciliar é recomendada quando o paciente atinge uma estabilidade clínica, permitindo que o tratamento continue em sua própria casa. Para isso, é preciso realizar uma avaliação médica completa e verificar as condições da família para instalar e atender o paciente de forma adequada, respeitando as condições individuais.

SUS NO CONTEXTO DA SAÚDE DO IDOSO