TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Organização Curricular da Escola
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Simone Braz Ferreira Gontijo
O que você pode fazer para reduzir a evasão
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Características de um bom professor de biologia
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Tipos de Tutoria.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Universidade Federal de Uberlândia
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Como elaborar um plano de aula
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal de Itajubá
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Termo de Terminalidade
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Profa. Dra. Rinalda Bezerra Carlos Cuiabá, 2015

Organização da apresentação I A problematização II É necessário a Formação Continuada dos professores em serviço? III O que trabalhar na Formação Continuada dos Professores?

CORPO DOCENTE: VETERANOS E CONTRATADOS I A problematização SEMANA PEDAGÓGICA X 5 ANOS 6 MESES 1 SEMANA CLIMA ORGANIZACIONAL MODALIDADES BACHARELADOS LICENCIATURAS CORPO DOCENTE: VETERANOS E CONTRATADOS RENDIMENTO DO CURSO QUADRO DE EVASÃO RETENÇÃO

Aspectos avaliados Domínio do professor sobre os conteúdos da disciplina O método de avaliação da aprendizagem foi adequado para avaliar o desempenho dos estudantes As leituras e bibliografias utilizadas contribuíram para a compreensão dos conteúdos estudados Relação teoria prática no desenvolvimento da disciplina. Articulação dos conteúdos abordado com outras disciplinas do curso.

Aspectos avaliados (cont.) A metodologia utilizada pelo professor facilita a aprendizagem. O plano de ensino foi apresentado aos alunos no início do semestre letivo. Medidas adotadas para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A ementa da disciplina está sendo cumprida. Há retorno dos resultados da avaliação da aprendizagem, buscando melhorias no desempenho dos estudantes.

BACHARELADOS E LICENCIATURAS Avaliação do ensino-aprendizagem Período: 2015/1 BACHARELADOS E LICENCIATURAS A maioria das respostas dos professores e alunos variam entre Bom e Muito Bom

Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos Período: 2015/1 BACHARELADOS “Muita rigorosidade, muita exigência dos alunos cobrando conteúdo que são vistos somente uma vez antes de avaliar. Método de avaliar prejudica nos alunos”. (Acadêmico 1) "Profissionais são bons, mas tem dificuldades na hora de passar o conteúdo, percebe que sabem os conteúdos” (Acadêmico 2) “Precisar abordar menos conteúdo na ementa e priorizar a qualidade do conteúdo adotado. Mais atividades e mais explicação, tirar as dúvidas e nos ajudar para melhor desenvolvimento das atividades.” (Acadêmico 3) "Cede frequentemente ao pedido dos alunos para que não tenha aula, a dispensa exagerada afetou nosso plano de ensino. Pede por materiais que sequer utilizamos em aula por falta de tempo. Material este desorganizado e por vezes incompletos."(Acadêmico 4)

Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos “Muita leitura dos slides passados em sala onde deixa a desejar no quesito de Compreensão do Conteúdo.” (Acadêmico 5) “Essa matéria tem caráter extremamente importante para o curso, e o método que o professor utiliza para passar atividades são basicamente e-mail. Falta diálogo com os alunos em sala de aula sobre o conteúdo.” (Acadêmico 6)

Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos Período: 2015/1 LICENCIATURAS “Bom a disciplina... não ocorre o que se espera da disciplina um ensinamento para a didática.” (Acadêmico 7)   “Focar mais no conteúdo da aula.” (Acadêmico 8) “A pressa de nos passar para frente e a repetição do professor na mesma matéria está complicado. Dá a perceber que a universidade quer nos empurrar para frente prejudicando nossa aprendizagem.” (Acadêmico 9) “Na disciplina de xxx, nada, pelo contrário, seria maravilhoso se todos os professores do curso agissem com dedicação, pontualidade, esclarecimento.” (Acadêmico 10)

II É NECESSÁRIO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM SERVIÇO?

O que nos dizem as pesquisas? Quem forma o professor para o ensino superior? Professor é aquele que proclama a verdade que professa (MINGUILI; DAIBEM, p. 169, 2011) (...) se exige do professor do ensino superior sólida formação específica em sua área de especialidade, sólida formação na área que envolve a comunicação , bem como clareza quanto às finalidades e ao uso desse conhecimento (MINGUILI; DAIBEM, 2011 p.179) O professor universitário precisa ter necessariamente competência pedagógica e científica. (VEIGA, 2005, p.7)

Quem forma o professor para o ensino superior Quem forma o professor para o ensino superior? Professor é aquele que proclama a verdade que professa (MINGUILI; DAIBEM, p. 169, 2011)

O conceito de formação continuada Para pensarmos juntos O conceito de formação continuada Aspectos relacionados ao trabalho docente: conhecer o conhecimento que se ensina e os saberes pedagógicos A aprendizagem significativa: construção dos sentidos e significados O coletivo pedagógico Sentido de pertença institucional

[...] Aprender, de um lado, supõe aceitar que não se sabe tudo, ou que se sabe de modo incompleto ou impreciso ou mesmo errado, o que é doloroso; de outro, relaciona-se ao prazer de descobrir, de criar, de inventar e encontrar respostas para o que se está procurando, para a conquista de novos saberes, ideias e valores. (PLACCO e SOUZA, 2006, p.25)

III O que trabalhar na Semana Pedagógica?

Importa ter em conta que a Semana Pedagógica decorre de uma proposta de formação continuada O planejamento inicia-se muito antes do início do período letivo Trata-se de uma construção coletiva De um espaço de múltiplas aprendizagens O diagnóstico da situação do curso na dimensão local e global (avaliação institucional, os resultados do ENADE, o desempenho acadêmico de cada fase/esfera, a proposta de avaliação do ensino apresentada no PPC do curso, etc., etc., etc.)

1º Desafio: Construir um COLETIVO PEDAGÓGICO O coletivo é uma forma superior de grupo que se caracteriza por possuir objetivos sociais valiosos e porque seus membros estão conscientes do valores destes. Ademais, se realça uma atividade conjunta dirigida ao alcance dos objetivos traçados, onde cada membro contribui com seu esforço pessoal ao êxito dos mesmos. (FONTE: http://www.ecured.cu/index.php/Coletivo)

Muito obrigada! licenciaturas@unemat.br