INDISCIPLINA ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA

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Transcrição da apresentação:

INDISCIPLINA ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA Doutor MARCOS PAZ

ALGUNS QUESTIONAMENTOS: O que vem a ser um indivíduo indisciplinado? Fatores como família, mídia, escola, professor, processos sociais/culturais e outras variantes, são determinantes para a explosão da indisciplina? Quando um fato é caracterizado como indisciplina? Pode a indisciplina ser apêndice da violência?

(IN)DISCIPLINA: “[...] a disciplina é o conjunto de meios próprios que garantem os bons resultados de instrução e de educação”. (BACHELET,1996, p. 13) “vale dizer que a criança não procura o valor intrínseco das regras: basta lhe saber que quem as dita é uma pessoa poderosa” (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs,1997, p. 84) “[...] ninguém nasce rebelde ou disciplinado: trata-se de um comportamento construído”. (Jover, Nova Escola, 1998, p. 35)

(IN)DISCIPLINA: “[...] é dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de usar forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade, são o que podemos chamar disciplinas [...]”. (FOUCAULT, 1998, p. 118)   “Toda moral pede disciplina, mas toda disciplina não é moral”.(AQUINO,1996, p. 19)

ALGUNS QUESTIONAMENTOS: Onde começa a violência? O que é considerado como violência? A violência pode ser atribuída as estruturas gerais da sociedade ou as situações internas da escola? Indisciplina e violência tem relação?

VIOLÊNCIAS: Não se pode dissociar a violência da escola da problemática da violência presente na sociedade [...]. As relações de violência não podem ser concebidas, apenas, como um processo de fora para dentro, uma vez que a violência externa afeta a escola e essa é, também, produtora de violência. (SILVA, 2004, p. 146). Aceita-se, portanto, uma visão extensa da violência: Violência física ou violência dura; Violência simbólica ou institucional; Microviolências. (ABRAMOVAY e CASTRO, 2006, p.34).

VIOLÊNCIAS: “[...] a desagregação da família, a pobreza, a má distribuição de renda, se analisados isoladamente, não conseguem explicar a violência; é a somatória desses determinantes, da crescente globalização, do consumismo pregado pela mídia, a escolaridade precária da maioria, o desemprego ou subemprego, a banalização da violência nos filmes e novelas, entre muitos outros”. (PEREIRA, 2009, p. 26). “Assim, o esgotamento do modelo de escolaridade voltado para a mobilidade social convive com o enfraquecimento da capacidade socializadora da escola enquanto instituição de formação de novas gerações”. (SPOSITO, 2004, p. 17).

ALGUNS QUESTIONAMENTOS (Continuação): Quais os tipos de violência mais frequentes no âmbito escolar? Como a influência ou ação efetiva de outras instituições (Polícia, Ministério Público, Conselho Tutelar) tem se apresentado no espaço escolar? O que fazer para enfrentar a indisciplina e as violências na escola?

ALGUNS DADOS PARA REFLEXÕES: (SILVEIRA, 2013) Tipos/formas de violência: 80% desrespeito aos colegas; 58% xingamento e agressões verbais; 54% agressões físicas; 52% desrespeito ao professor; 50% constrangimento pessoal (apelidos e comentários negativos sobre o físico do aluno); 27% danificação do patrimônio escolar.

ALGUNS DADOS PARA REFLEXÕES: (SILVEIRA, 2013) Idade dos agressores: 87% dos casos envolvem alunos entre 11 e 16 anos.

ALGUNS DADOS PARA REFLEXÕES: (SILVEIRA, 2013) Causas da violência: 50% dos entrevistados responderam que a família desagregada e/ou desestruturada é uma das principais causas que levam os alunos a atos de violências; 24% família ausente no ambiente escolar; 18% falta de limites e/ou respeito às pessoas; 13% excesso de liberdade e ociosidade dos jovens.

ALGUNS DADOS PARA REFLEXÕES: (SILVEIRA, 2013) Bullying, drogas e agressão: 53% dos entrevistados convivem com alunos que são alvo de Bullying; 47% convivem com alunos que praticam Bullying; 41% têm conhecimento de alunos que usam drogas lícitas (cigarro e álcool); 35% têm conhecimento de alunos que usam drogas ilícitas (maconha,cocaína e crack); 39% têm conhecimento de alunos que feriram a integridade física do colega.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: A violência escolar é uma produção social dos conflitos presentes na sociedade e de práticas que demarcam o universo pedagógico nas escolas; Fatores externos tem se misturado com a rotina das escolas, mas a maior incidência de violências diz respeito às questões de relação interpessoal; A escola precisa ressignificar seus conceitos em padronizar condutas, para não gastar toda sua energia pedagógica em ações normativas;

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES (continuação): Para o enfrentamento das violências é quase consenso um maior envolvimento da comunidade escolar, com medidas que auxilie o diálogo, a participação, interação e sentido de pertencimento na escola; Necessário reconstruir práticas discursivas na escola que sejam capazes de enfrentar os processos sociais de violências, e; Precisamos conhecer discursos sobre a indisciplina e a violência escolar para a partir de novos olhares, demonstrar possibilidades para o enfrentamento da indisciplina e das violências na escola.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! MARCOS PAZ Contato: e-mail: cm.marcospaz.pt@hotmail.com telefone (67) 3295-7202 (Simone secretária)