EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Advertisements

JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
Plano de Ação Pedagógica
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PROJETO:MÙSICA NA SALA DE AULA.
O conteúdo.
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
 A) Título da produção digital: “Festejando os “50 anos da EMEI JP PATINHO FEIO” utilizando suportes tecnológicos de comunicação”  B) Nome completo da.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Universidade Federal de Alagoas
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Transcrição da apresentação:

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas Acadêmicos(as): Gabriel Felipe Schutz Elvis Martins Natan Tomé Bissoli

CRONOGRAMA DO MÊS DE SETEMBRO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana Apresentação do Projeto Capoeira 2ª semana Planejamento do projeto “Brincadeiras Populares” 3ª semana Aprendizado do ritmo utilizando os instrumentos do projeto “Pibilodum” 4ª semana Avaliação escrita sobre Capoeira.

Projeto “Capoeira na Educação Física” Em associação com a professora regente e conteúdo por ela proposto, foi nos solicitado o ensinamento da capoeira dentro do contexto histórico, visando a importância da interdisciplinaridade.

Projeto “Capoeira na Educação Física” Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos uma vivência básica da modalidade capoeira, visando um reconhecimento superficial sobre a modalidade, mediante as aulas ministradas em sala e em campo.

Processos Metodológicos: Projeto “Capoeira na Educação Física” Processos Metodológicos: O trabalho foi realizado com auxilio: - Caixa de som amplificada - Retroprojetor - Notebook - Bolas - Arcos

Processos Metodológicos: Projeto “Capoeira na Educação Física” Processos Metodológicos: Realização das aulas: Aulas teórico-prática, visando o desenvolvimento pessoal, valorizando as dificuldades, superações e expressões pela qual os alunos se deparam ao longo das aulas.

Projeto “Capoeira na Educação Física” Relevância do projeto O projeto capoeira teve como principal objetivo passar aos alunos uma nova modalidade que é muito rejeitada nas escolas, principalmente nas aulas de educação física, uma vez que é uma prática que pode-se envolver diversos elementos psicomotores e inúmeras capacidades físicas que são essenciais para o aprendizado dos alunos.

Apresentação do projeto capoeira 1ª Semana – Projeto Capoeira Apresentação do projeto capoeira A apresentação do projeto foi a ferramenta para entrada e assimilação do que seria trabalhado durante este período, já determinando alguns objetivos, como o da apresentação que será realizada no final do projeto na praça da prefeitura da cidade, não esquecendo os princípios da ludicidade

Apresentação do PIBID do Projeto Aula Teórica: O que é capoeira. Quais seus tipos, onde surgiu.

Apresentação do PIBID do Projeto Aula Prática: Brincadeiras lúdicas, visando alguns elementos psicomotores utilizados na capoeira, como lateralidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal...

2ª Semana - Projeto “Capoeira na Educação Física” Na 2ª Semana, foi passado aos alunos a introdução da capoeira, seus principais mestres, e algumas curiosidades. Seguidamente, os professores passaram aos alunos o principal movimento na roda da capoeira, a ginga. Teve como objetivo promover conhecimento sobre a ginga e aprimorar seus movimentos, uma vez que no final do projeto, os alunos irão fazer uma apresentação na praça da cidade.

Projeto “Capoeira” Aula Teórica: Foi passado aos alunos algumas curiosidades sobre a capoeira, e alguns dos seus principais mestres.

Projeto “Capoeira” Aula prática: Os professores dirigiram os alunos para um espaço perto da sala para realizarem o principal movimento da capoeira, a ginga. Os mesmos dividiram-se em dupla e praticaram o movimento.

3ª Semana - Projeto “Capoeira na Educação Física” Na 3ª Semana, os professores posicionaram os alunos em um círculo dentro da sala, passando aos mesmos uma música para ser usada na roda de capoeira. A música utilizada foi “Mosquitinho doidinho mosquitinho doidão”, e tinha como intuito usar a ludicidade para que posteriormente os alunos usassem na aula prática

Projeto “Capoeira” Aula Teórica: Foi mostrado aos alunos uma música lúdica para ser usada dentro da roda da capoeira.

Projeto “Capoeira” Aula prática: Utilizamos a música que foi imposta na aula teórica e praticamos novamente a ginga, porém agora com a roda formada e com os alunos que jogassem no centro da roda.

4ª Semana - Projeto “Capoeira na Educação Física” Na 4ª Semana, os professores realizaram uma avaliação escrita para os alunos com o intuito de avaliar o aprendizado que obterem ao decorrer do projeto. Posteriormente, foi feito um feedback com os alunos sobre como foi o projeto, e uma recreação para finalizar o projeto