SERVIÇOS PÚBLICOS O INSS é uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, executora de serviços públicos e concessão de benefícios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPACITAÇÃO BPC TRABALHO
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PROPOSTA NOVO MODELO DE RECONHECIMENTO DE DIREITO DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE 1.
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Eduardo Henrique R de Almeida
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
O BPC no Contexto do SUAS: processo e conteúdo de normas reguladoras
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Oficina Ferramentas de Monitoramento e Gestão
Aprovação das Contas do Inmetro
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
Brasília, 01 de março de PREVIDÊNCIA SOCIAL março de PREVIDÊNCIA SOCIAL Soluções inovadoras para atualização cadastral Censo Previdenciário.
Aula 6– PREVIDÊNCIA SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
ASSISTÊNCIA A SAÚDE SUPLEMENTAR Portaria n , de 5 dezembro de 2006.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
1.
Capacitação para Aplicação do Questionário do
Ministério da Previdência Social A Previdência Social vive um Novo Tempo Brasília, 20 de fevereiro de 2009 Ações e prioridades em execução.
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
BENEFÍCIOS E PROGRAMAS SOCIAIS PALESTRANTE: Francisca Paula de Araújo
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – BPC/LOAS
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #3
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
Mapeamento de Processos
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
SEGURIDADE SOCIAL Conceito, Denominação e Divisão - art.194 à 204 CF
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
RECONHECIMENTO DO DIREITO AO BPC
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - Extensão de Benefícios continuados para idosos e pessoas com deficiência Departamento de Benefícios Assistenciais DBA Ministério do.
PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DEMANDAS Portaria Interministerial (AGU e MPS) nº 8 de Institui o Programa de Redução de Demandas Judiciais do Instituto.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

SERVIÇOS PÚBLICOS O INSS é uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, executora de serviços públicos e concessão de benefícios. TIPOS DE BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIÁRIOS (contributivos e não contributivos) ASSISTENCIAIS (BPC-LOAS e RMV) ACORDOS INTERNACIONAIS BENEFÍCIOS DE ENCARGOS DA UNIÃO (Talidomida, Soldado da Borracha, Anistiados, Síndrome de Caruarú-PE)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO INSS PRESIDÊNCIA INSS PFE CORR.GERAL AUD GER. DIROFL DRH DIRBEN DIRAT PFE-REG. CORR.REG AUD-REG PROC.SECC. GAB CGPGE CGTI GER GEX APS-DEM.JUD. APS APS-BENEF.INCAP

ESTRUTURA GERENCIAL E OPERACIONAL 5 Gerências Regionais – GER localizadas: em São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife e Distrito Federal, vinculadas diretamente à Presidência do INSS. 100 Gerências Executivas-GEX com estrutura gerencial no acompanhamento e monitoramento dos benefícios e serviços oferecidos. Rede de atendimento composta de 1.217 Agências da Previdência Social – APS, e 75 Unidades Móveis, sendo 6 PREVbarcos.

GERÊNCIAMENTO OPERACIONAL DIVISÃO DE GERENCIAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS - DGBA Orientar, acompanhar e supervisionar os procedimentos operacionais do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Implementar as ações que possibilitem a revisão do BPC, no âmbito do INSS. Acompanhar a execução do convênio com o MDS e as parcerias externas. Acompanhar a execução das metas do Plano de Ação para o BPC no âmbito do INSS.

CONTROLE E MONITORAMENTO Coordenação de Monitoramento TEM POR PRINCÍPIO BÁSICO O CARÁTER PREVENTIVO CORREÇÃO DOS DESVIOS: INSTRUMENTO AUXILIAR DE APOIO À GESTÃO.

SITUAÇÃO OPERACIONAL Conforme disposto no art. 32 do Dec. 1.744/95 o INSS é o órgão responsável pela operacionalização do reconhecimento de direito e da revisão legal, dos benefícios de prestação continuada da assistência social. A média mensal de requerimentos de BPC-LOAS a pessoas idosas e com deficiência, analisados e decididos, é de 48.048, considerando o período de janeiro a outubro/2006. A média mensal de benefícios concedidos é de 26.361 a pessoa idosa e com deficiência, considerando o período de janeiro a outubro/2006.

Requerimentos de BPC com decisões demonstradas em percentual em 2006, dados coletados até outubro-2006 67% 18% 82% 33% 82% 33% Fonte: Síntese, período pesquisado janeiro a outubro2006

benefícios da assistencia social emitidos no mês de outubro-2006, sendo 454.737 RMV e 2.445.602 BPC-LOAS total 2.900.339 beneficiários valor mensal R$ 1.017.405.983,23 (B11) (B12) (B30) (B40) (B88) 47% (B87) 53% Fonte: Sintese

REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO BPC-LOAS: RENDA PER CAPITA: a soma bruta do rendimento mensal do grupo familiar deverá ser inferior a ¼ SM PESSOA IDOSA: Idade mínima 65 anos ou mais; PESSOA COM DEFICIÊNCIA: incapacidade para os atos da vida independente e para o trabalho.

RECURSO E DEFESA: DO RECURSO ÀS JUNTAS E CÂMARAS DE JULGAMENTO DO CRPS; Decisões de indeferimento em ato de requerimento DA DEFESA ADMINSTRATIVA; Decisões de suspensão e cessação

REVISÃO PREVISTA NO ART. 21 DA LOAS: Revisão definida no art. 21 da Lei 8.742/93. cada 2 anos de manutenção o BPC-LOAS, deverá ser avaliado, para verificação das condições que deram origem a concessão permanece. O que avalia: a renda e grupo familiar, a incapacidade para os atos da vida independente e para o trabalho; a partir de agosto/2006, todas as informações coletadas na avaliação social referente a renda e o grupo familiar serão cruzadas com informações do banco de dados do CNIS/SUB.

SUSPENSÃO E CESSAÇÃO: SUSPENSÃO: se dar em qualquer época, quando verificado que as condições que deram origem a concessão do benefício foram superadas; CESSAÇÃO: quando for comprovado óbito do beneficiário, irregularidade, fraude, má fé, ou dolo;

BPC - LOAS DIRETORIA DE BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO GERAL DE BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO GERAL DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE DIVISÃO DE GERENCIAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS e-mail: raimundo.souza@previdencia.gov.br Tel.: (61) 3315-8846 - DEZEMBRO 2006 -