Carolina Chrystina Priscila Alves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos e prática em Medicina Nuclear
Advertisements

Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas.
Comparação entre os tipos de reações:
Imagiologia TEP (Tomografia por Emissão de Positrões)
Neuroimagem e métodos computacionais: avanços no conhecimento sobre transtornos psiquiátricos e possíveis aplicações clínicas  GERALDO BUSATTO FILHO LIM21.
Medicina NUCLEAR.
Ausência de consciência
DEPARTAMENTO DE IMAGEM DA SBPT
SISTEMA ENDÓCRINO AVALIAÇÃO POR IMAGEM
Insuficiência cardíaca congestiva
MEDICINA NUCLEAR Engenharia Elétrica - EESC - São Carlos
Avaliação dos Pequenos Nódulos Pulmonares
Radiações.
RADIOLOGIA DIGITAL.
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Resposta completa a terapia com Octreotato-177Lu em paciente com gastrinoma e múltiplas metástases hepáticas – Relato de caso. Gomes, G.V. ; Souza, D.S.F.;
CÓDIGO PADRÃO.
Rafaela Ferreira dos Santos
O Que é a Física.
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Nome: Isabelle Sobral 1 Ano do Ensino Médio.
Yasmin Morais N°:33 Prof°: Ana Carolina 1°AM
EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO
Linfáticos pulmão e pleura
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
Prevenção.
RADIOATIVIDADE.
RADIOGRAFIA DO TÓRAX: AINDA ATUAL? DANTE LUIZ ESCUISSATO.
Como a química interfere na medicina
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Atelectasia Derrame pleural Área focal com aumento de densidade
Provas de função respiratória Prof. Agnaldo José Lopes Thiago Mafort Prof. Agnaldo José Lopes Thiago Mafort.
Profa. Adriana Sanchez Ciarlo
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
PET e PET-CT em Oncologia
Imagenologia Aula 8 MEDICINA NUCLEAR Prof. Dra. Virgínia Pinto.
A descoberta dos Raios X
Introdução à Informática
O BIOMÉDICO E A IMAGENOLOGIA
MAMOGRAFIA.
ALZHEIMER Camila Tegon, Carolina Soares, Daphine Heizer, Leticia Silva, Mariana Souza e Priscila Oliveira.
IMAGENS APLICADAS A EMERGÊNCIAS
MELANOMA METASTÁTICO: ANÁLISE DE PACIENTES COM LONGA SOBREVIDA
Curso de Física Física Médica Licenciatura em Física.
Brown Adipose Tissue in Morbidly Obese Subjects Guy H. E. J. Vijgen et al. Plos One, February 2011 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de.
TC de baixa dose no screening e seguimento do câncer de pulmão
Central de Transplante da Paraíba
GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS
O QUE É, QUEM SOLICITA, COMO E QUANDO SOLICITAR
IMAGENS EM ORL Cláudia P. P. Sampaio 2011
ENZIMAS NO DIAGNÓSTICO
OTIMIZAÇÃO E CONTROLO DE QUALIDADE EM MEDICINA NUCLEAR
Dr. Natael Ribeiro Malta Neto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina:Biofísica
Neuroradiologia da Doença de Alzheimer
Anatomical imaging for radiotherapy Philip M Evans IBM Diagnóstico por Imagem para Informática Biomédica Francisco Nunes Navarro Tarcísio Giroldo.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Cintilografia óssea- Instrumentação Rodrigo Pina Monitor de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Universidade.
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
Princípios de Formação de Imagens em Medicina Nuclear
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
O Tratamento de Doenças Genéticas
Cintilografia de Perfusão Miocárdica
HISTÓRICO HANNAH MAMEDE. BECQUEREL, 1896 As substancias radioativas utilizadas na Medicina Nuclear são chamadas de traçador e, porque sua passagem pelo.
Transcrição da apresentação:

Carolina Chrystina Priscila Alves Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em Radiologia Pet-Ct Carolina Chrystina Priscila Alves CRN93/Noturno/II Modulo

Histórico do PET/CT 1896: Henri Becquerel descobre a radioatividade natural dos sais de urânio; 1898: Pierre e Marie Curie descobrem o elemento rádio; 1913: Princípio do traçador proposto por George de Hevesy; 1932: Invenção do cíclotron por Ernest O. Lawrence; 1946-1947: Produção de radionuclídeos em larga escala;

1951: Utilização de emissores de pósitrons para detectar tumores de cérebro, proposta por Gordon L. Brownell ao neurocirurgião William H. Sweet; 1970: Desenvolvimento do PET por dois grupos de físicos, um da Universidade de Washington, chefiado por Michael E. Phelps, e um segundo grupo da UCLA, chefiado por Z.H.Cho; 1973: Michael Phelps et. al. realiza os primeiros exames de PET/scan na Universidade de Washington. 1990: Até então, os exames de PET eram usados somente para investigação médica; Década de 1990: Tecnologia PET passa a ser usada na rotina de grande parte das clínicas nucleares com o uso de 18F-FDG; 1998: PET é usado pela primeira vez na oncologia, a fim de detectar estágios iniciais de câncer de pulmão; 2000: Combinação do PET com a Tomografia Computadorizada (PET- CT) por David Townsend e equipe, na Universidade de Pittsburgh.

Mecanismo de Funcionamento Cristal de Cintilação Fotodetector Computador Energia do Fóton Sinal Luminoso Sinal Eletrônico Imagem

Representação esquemática do funcionamento do PET-CT.

Mecanismo de Funcionamento Eventos Verdadeiros Erros: São efeitos físicos que poderiam comprometer a integridade dos dados registrados pelo PET, sendo corrigidos antes da reconstrução das imagens; Coincidências randômicas, espalhamento e atenuação.

(A) Imagens geradas por CT, PET, fusão e MIP. Em (B) cortes transaxiais.

Importante para o diagnóstico precoce de doenças e para avaliar o funcionamento normal dos órgãos; O PET combinado com CT permite informações mais detalhadas, visto que o PET demonstra a função biológica do corpo antes que mudanças anatômicas ocorram, enquanto que o exame CT fornece informações sobre a anatomia do corpo.

Radionuclídeos 18F: Mais usado, fluordeoxiglicose (FDG), análogo da glicose. Por ser consumido por células ativas, sua presença indica função metabólica tecidual. Aplicabilidade principal em oncologia; 11C: Marca PIB (Pittsburgh compound) e é mundialmente utilizado para diagnóstico diferencial da Doença de Alzheimer; 13N: Função ventilatória, imagens de cérebro e coração; 15O: Consumo de oxigênio, fluxo sanguíneo e perfusão pulmonar.

Aplicabilidade Oncologia: detectar câncer, metástases, a efetividade de uma terapia ontogênica e a presença de recidivas; Cardiologia: determinar o fluxo sanguíneo cardíaco, o efeito de ataques cardíacos e infarto do miocárdio; Neurologia: avaliar anormalidades cerebrais, tais como tumores, problemas de memoria, Doença de Alzheimer e localizar o foco epileptogênico em pacientes epilépticos candidatos a cirurgia.