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Transcrição da apresentação:

Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ² 1 Universidade Federal do Acre (UFAC); Rio Branco – AC – Brasil ² Instituto Federal do Acre (IFAC); Rio Branco – AC – Brasil TÍTULO COMPLETO DO TRABALHO SUBMETIDO CONCLUSÃO A maioria de nós não pensa sobre a nossa linguagem e não está acostumada a tê-la como foco de atenção (CRYSTAL, 2005). Entretanto, em um curso de formação docente, tal reflexão se faz fundamental. Conclui-se que há grande necessidade de capacitar o público em formação, para que utilizem com destreza as ferramentas tecnológicas indispensáveis ao favorável desempenho em um curso a distância. Além disso, deve-se sensibilizar os cursistas quanto ao bom uso da língua portuguesa na modalidade escrita, valorizando-a ao adequá-la à norma culta na apresentação dos trabalhos acadêmicos. REFERÊNCIAS CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008, 281p. KOMESU, F., TENANI, Considerações sobre o conceito de Internetês nos estudos da linguagem. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 9, n. 3, p , Disponível em: Acesso em: 15 set VALENTE, J.A. O computador na sociedade do conhecimento. SP:UNICAMP/NIED, Disponível em: Acesso em: 16. set OBJETIVO Objetivou-se identificar os principais desafios vivenciados pelo professor formador durante o exercício de um curso na modalidade à distância, ofertado a educadores. METODOLOGIA Com o apoio da metodologia de estudo de caso, entrevistou-se o professor formador da disciplina Introdução à Tecnologia da Educação a Distância, ofertada em curso de pós-graduação Lato Sensu dedicado à formação continuada de docentes e liderado pela Universidade Federal do Acre, em caráter semipresencial e carga horária total de 420 horas. Destaca-se que este professor atuou como docente do curso e também desempenhou as atividades de tutoria, auxiliando os cursistas na realização de atividades a distância. Assinala-se que, para a análise das ideias expressas pelo entrevistado, optou-se pela técnica de análise do conteúdo, por esta pressupor um adequado tratamento dos resultados obtidos (BARDIN, 2008). INTRODUÇÃO A formação continuada de docentes tem sido baseada em diversas abordagens que apresentam características distintas, ditadas pela necessidade de formação de profissionais qualificados (VALENTE, 1999). Diante desse quadro, faz-se relevante apresentar e analisar os obstáculos experienciados pelo um docente em orientação a outros educadores durante a realização de um curso a distância, especialmente no que diz respeito ao uso da linguagem utilizada por discentes e docentes durante o percurso formativo. Foram inúmeros os obstáculos apontados pelo entrevistado; entre eles, se destacam: as dificuldades em instruir os estudantes que desconhecem as ferramentas tecnológicas, as limitações dos cursistas em interpretar as orientações dos formadores e do material didático e, especialmente, o uso da linguagem de internet – ou seja: a discussão sobre a língua portuguesa produzida em ambiente digital, popularmente conhecida como “internetês” (KOMESU e TENANI, 2009). Diante dessa indicação, é importante que docentes e discentes, em cursos a distância, reflitam sobre o uso da língua portuguesa em espaços de formação, tais como em um ambiente virtual de aprendizagem. Figura 1: Imagem ilustrativa que mostra a interação professor-aluno na Educação a distância. Retirado de: Acesso em: 16 set RESULTADOS E DISCUSSÃO A questão analisada no presente trabalho interrogou o entrevistado com a seguinte proposta: “quais são os principais desafios enfrentados por um professor formador ao orientar os estudantes em um curso a distância?”. Caso hajam considerações relevantes sobre a pesquisa, como o tipo de trabalho que a originou ou outras publicações oriundas da mesma, devem ser descritas aqui, em no máximo duas linha. Todo conteúdo desse modelo serve apenas para demonstrar a formatação do texto e disposição dos itens e tópicos.