Plano de Atividades do SI semestre 2015-2 Turma E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Seminário Integrador IX
Estágio de Apoio Docente
2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Elisa Maria de Assis
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
GESTAR II PORTFÓLIO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Licenciatura em Pedagogia a Distância
A MEMÓRIA REPUBLICANA INSCRITA NAS RUAS E PRAÇAS DE ASSIS APRESENTAÇÃO Esta Exposição é fruto das leituras, discussões e pesquisas, realizadas por alunos.
Planejamento PNAIC 2014.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Apresentação.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Metodologia da Pesquisa Científica
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
Da avaliação ao acompanhamento
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
PROJETO PENSAR 15 ANOS
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientação para a Elaboração das Reflexões Data da Apresentação e Entrega: 30 de Outubro 1.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Docente: Dr. Arthur Vianna
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Plano de Atividades do SI semestre Turma E

Portfólios: Essa será uma atividade continuada que se estenderá durante todo o semestre. (a distância)  Importante: uma postagem por semana!!!! 1.1 Análise de postagens (presencial) Objetivo da atividade: oferecer subsídios para a elaboração das postagens. que elementos são importantes para que uma postagem cumpra o seu papel de ser um bom registro da trajetória de aprendizagem; tipos de postagens (relatos reflexivos, reflexões mais amplas realizando articulações com o curso ou restritas a alguma interdisciplina etc.); leitura e comentários de colegas. Procedimentos: Realização de análise e discussão de postagens a partir de exemplos selecionados (fictícios).

2. Produção de histórias coletivas (a distância) Objetivo da atividade: estimular a autoria coletiva, argumentação e estruturação de textos Procedimentos: a partir de uma história iniciada os alunos darão continuidade, criando-a coletivamente.

3. Oficina de autoria e normas para a apresentação de trabalhos (atividade presencial e a distância) Objetivo da atividade: desenvolver a escrita autoral e conhecer as normas técnicas (citação, referências etc.) Procedimentos: Oficina com construção de pequenos textos sobre uma temática e inclusão de recortes com citação de autor (es). Articulação do seu texto com as ideias de autores e produção de referências.

4. Construção coletiva dos conceitos "evidência" e "argumentação" (presencial e a distância) Objetivos: desenvolver o pensamento crítico, baseado em argumentações e evidências. Procedimentos: audiência e debate sobre o filme ”Doze Homens e uma sentença”.

5. Propostas alternativas Observação e registro de sala de aula Construção da linha do tempo (a distância )