DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Advertisements

Controle de Processos por Computador
Projeto de Sistemas de Controle
Fundamento de Electrónica Docente: Paulo Lopes.
Biologia Pesqueira Docente: João Correia Gabinete: 6 Biologia Marinha e Biotecnologia Ano lectivo 2013/2014 Créditos:6.
Todos os direitos reservados
Métodos de Decisão 2008/2009 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 2000/2001.
Fundamento de Electrónica Docente: Paulo Lopes. 2 Contacto Gabinete D637 Cacifo309.
Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.
Arquitectura de Computadores
Manuel Pina Marques Marta Rocha
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
Cap 6 – Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente
Cap 4 – Diagrama de Blocos
Cap 2 – Modelação de Sistemas Físicos
Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012.
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Investigação Operacional 2005/2006 António Miguel Gomes José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla.
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Representação no Domínio do Tempo de
PROE 2º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Modelização e Linearização
Resposta no Tempo de SLITs Causais
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 2 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Projecto de Controladores
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 2ª Época Ano lectivo.
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Diagramas de Nyquist e Nichols
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Introdução à disciplina
TagusPark (Carla Ferreira - TagusPark (Carla Ferreira - Apresentação Análise e Concepção de.
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Métodos anteriores aos computadores Computadores
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
BD05/06 Apresentação de Bases de Dados  Enquadramento  Programa  Bibliografia  Planeamento teóricas e práticas  Avaliação  Corpo docente.
Métodos de Decisão 2006/2007 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
UPCII Microbiologia / Microbiologia Teórica 1 2º Ano 2014/2015.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
PROE 1º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL DA DISCIPLINA PROGRAMA CORPO
TRANSFORMADA DE LAPLACE
DEEC / IST Isabel Lourtie Sistemas e Sinais SISTEMAS E SINAIS Docentes:  Isabel Lourtie 2º semestre 2014/2015.
Representação no Domínio do Tempo de
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo.
Modelização e Linearização
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Mestrado em Engenharia Biomédica Processamento de Materiais 1 aula – Apresentação, Introdução, Programa e Calendário.
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Transcrição da apresentação:

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação  Contém secção de Informação Adicional sobre:  Aulas Teóricas e práticas  Aulas de Laboratório  Aulas de Dúvidas  Avaliação  Bibliografia  Contém secção de Pautas para afixação das pautas das avaliações intermédias durante o semestre.

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Feedback Control of Dynamic Systems, G. Franklin, J. Powel, A. Naeini, 2002, Prentice-Hall Controlo de Sistemas Dinâmicos, Eduardo J. R. Morgado, 2005, IST – reprografia Transparências de apoio às aulas teóricas de Controlo, M. Isabel Ribeiro, António Pascoal, Eduardo Morgado, 2004 (ficheiros incluídos em Informação Adicional > Bibliografia) Em alguns dos tópicos abordados será seguido o livro Sinais e Sistemas (2ª Edição), Isabel Lourtie, 2007, Escolar Editora

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Introdução ao estudo de sistemas de controlo por retroacção. Modelização de sistemas físicos: Representação matemática de sistemas. Transformada de Laplace unilateral. Função de transferência. Sistemas mecânicos e electromecânicos. Linearização. Álgebra de diagrama de blocos. Resposta no tempo de SLITs causais: Sistemas de 1ª e de 2ª ordem. Influência de um zero na resposta do sistema de 2ª ordem criticamente amortecido. Sistemas de ordem superior. Sistemas de controlo por retroação: Estabilidade e desempenho. Análise da estabilidade de um SLIT: Critério de Routh-Hurwitz. Rejeição de perturbações. Sensibilidade à variação de parâmetros. Erros em regime estacionário. Root Locus: Traçado. Análise e projecto. Diagramas de Bode e de Nyquist: Análise de sistemas de controlo no domínio da frequência. Projecto de compensadores: Sistemas de compensação por avanço e atraso de fase. Projecto de compensadores por moldagem do ganho de malha.

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Haverá semanas com 2 aulas teórico-práticas, semanas com 3 aulas teórico-práticas e semanas com 2 aulas teórico-práticas e 1 aula de laboratório. No Fénix estão previstas 2 aulas teóricas de 1.5 horas por semana, 1 aula de problemas de 1.5 horas quinzenal nas semanas 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 14, e 3 aulas de laboratório de 3 horas nas semanas 5, 9 e 13. Este semestre, os períodos lectivos correspondentes às aulas teóricas e às aulas de problemas funcionarão em conjunto como aulas teórico-práticas.

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Consultar em Informação Adicional o ficheiro com a distribuição entre aulas teórico-práticas e de laboratório.

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Consultar em Informação Adicional Aulas Teórico-práticas o ficheiro com o planeamento da matéria abordada nas aulas teorico-práticas

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação As 3 sessões de laboratório são obrigatórias, i.e., os alunos têm de estar presentes nas 3 sessões de laboratório.. O 1º trabalho de laboratório, de introdução ao MATLAB e SIMULINK, embora obrigatório, não conta para avaliação. O 2º e o 3º trabalhos de laboratório serão avaliados, devendo ser entregues os seguintes relatórios para cada trabalho:  Pré-relatório: a entregar, em papel, no início da aula de realização do laboratório; Os alunos devem levar para a aula uma cópia desta resolução, para consultarem durante a aula.  Relatório final com resultados e comentários: a entregar no prazo de uma semana após a realização da respectiva sessão de laboratório; Caso os alunos considerem importante anexar ao relatório final algumas das figuras obtidas experimentalmente, essas poderão ser submetidas em formato.jpg, num ficheiro.zip, através do sistema Fénix.  Todos os relatórios devem incluir uma capa identificadora, usando o formato do documento Capa de Relatório que se encontra em Informação Adicional > Aulas de Laboratório

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Consultar em Informação Adicional Aulas de Laboratório o ficheiro com as datas de entrega do relatório final

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação As notas de laboratório de 2013/2014 e 2014/2015 mantêm-se válidas. Cada grupo é formado por 2 elementos. Apenas será adicionado um terceiro elemento caso se verifique que os 2 turnos de laboratório previstos não são suficientes para todos os alunos que pretendem frequentar o laboratório. As inscrições no laboratório são efectuadas através do sistema Fénix. Para o efeito, foram criados 2 agrupamentos correspondentes aos seguintes turnos de laboratório:  4ª feira das 14:00 às 17:00  4ª feira das 17:00 às 20:00 As inscrições nestes agrupamentos, realizadas em grupos de 2 alunos, decorrem entre as 08:00 de 2ª feira, 21 de Setembro de 2015, e as 18:00 de 6ª feira, 25 de Setembro de Na 3ª feira, 29 de Setembro de 2015, às 14:00 no gabinete 2N6.2 serão resolvidos os problemas detectados nas inscrições para o laboratório.

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação 3ª feira às 14:00 5ª feira às 13:00 Os alunos devem comparecer à hora de início ou avisar se pretenderem comparecer mais tarde. Serão marcadas sessões de dúvidas extra em períodos de avaliação. Local: Gabinete 2 - N6.2

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Média ponderada das componentes teórica (75%) e laboratorial (25%). 2 testes; Na época de recurso, os alunos podem recuperar 1 ou os 2 testes; Não existe nota mínima em cada um dos testes; A nota da componente teórica é a média aritmética das notas dos testes; Nota mínima da componente teórica: 9.5 valores; 1º teste18 de Novembro de 2015 das 14:00 às 16:00 2º teste14 de Janeiro de 2016 Repescagem dos testes28 de Janeiro de 2016

DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação Não existe nota mínima em cada um dos trabalhos de laboratório; Nota mínima da componente laboratorial: 9.5 valores Nota efectiva da componente laboratorial: mínimo entre a média aritmética dos 2º e 3º trabalhos de laboratório e a nota da componente teórica mais 4 valores; Caso, por motivo válido, o aluno não possa estar presente numa aula de laboratório, deverá trazer um comprovativo do impedimento e ser- lhe-á marcada uma aula extra para realizar esse trabalho de laboratório. As notas de laboratório de 2013/2014 e de 2014/2015 mantêm-se válidas.