PLANEJAMENTO DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formas de Planejamento
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
Afinal, o que é Planejamento?
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Planejamento.
Funções da Administração
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Metodologia de Ensino e Extensão
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Planejamento de Ensino
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento do Processo de enfermagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Planejamento de Ensino
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Método de Ensino.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – CÂMPUS CAMPOS BELOS GERALDO MAGELA DE PAULA gmagela@wordpress.com

CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SÉCULO XXI o momento histórico está a exigir outro modo de pensar e agir do professor, porque só transmitir conhecimentos não é mais o seu papel; a tendência atual dos sistemas de ensino, é admitir que a qualidade de ensino está atrelada à competência do professor; é cobrado de diversas formas: pelos pais, por não compreenderem exatamente o que está acontecendo e pela sociedade, que o responsabiliza por todos os males sociais; quanto a proposta de formação docente deve ter um sentido de investigação e de busca de novos caminhos; é o elemento chave para qualquer mudança, pois só se estiver convencido da necessidade de mudar é que as reformas acontecerão; a forma como o professor ensina, sua maneira de se relacionar com os alunos, sua postura como pessoa e como profissional, refletem nas reações e comportamentos dos alunos, marcando-os com aprendizagens mais significativas do que os próprios conteúdos trabalhados na disciplina.

PLANEJAMENTO Planejar, enquanto ação formal, envolve a delimitação de objetivos ou metas para a organização, o estabelecimento de uma estratégia genérica para atingir essas metas e o desenvolvimento de integração e coordenação das atividades decorrentes. O planejamento envolve a preocupação que se estende a fins (o que deve ser feito) e meios (como deve ser feito). O trabalho do professor não começa no primeiro dia de aula, mas algumas semanas ou até mesmo alguns meses antes, o que vai depender muito de sua experiência com determinada disciplina que vai lecionar. “o planejamento é o fundamento de toda ação educacional, ou seja, ele se impõe como um recurso de organização, principalmente a educação que é concebida como fator de mudança, renovação e progresso”. Teixeira (2005). Para Dror (1968), planejamento é “processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos”.

CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO Adequação à realidade – o diagnóstico dará condições a avaliação constante desde o primeiro momento para reestruturar sempre que necessário. Exequibilidade – o plano deve ser real, concreto, realizável, a ponto de ser possível executá-lo integralmente, dentro das condições previstas. Não se concebe um trabalho burocrático apenas para apresentar aos superiores ou para constar de exigências outras. Flexibilidade – o planejamento é concebido com dinamismo próprio, de natureza dialética. Posto isto, a avaliação constante e permanente deve permear todo processo para que sejam efetuadas estruturações desejadas. Não se concebe algo estático, imutável. Outras – continuidade; previsão; clareza; objetividade e validade psicológica.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO Preparação Previsão de todas as etapas que concorrem para assegurar a sistematização do trabalho docente, visando o alcance do objetivo do ensinar, que é o aprender. Desenvolvimento Execução do plano onde o professor e o aluno são o alvo desta atuação, visando sempre o ato de ensinar e o ato de aprender. Aperfeiçoamento A avaliação deve estar presente desde o primeiro momento, tomando maior corpo no final do processo, no sentido de análise sistemática dos resultados, proporcionando reestruturação do planejamento, caso os objetivos não tenham sido alcançados.

TIPOS DE PLANEJAMENTO Existem uma gama de áreas que exigem a elaboração (construção) e aplicação de planejamentos. Vejamos: saúde, ação social, reforma agrária, turismo, economia, empresas, combate a fome, entre outras. Em Educação temos o PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PLANEJAMENTO CURRICULAR PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANO DE CURSO UNIDADE AULA

Em Educação temos o PLANEJAMENTO EDUCACIONAL . Coaracy (1974), planejamento educacional “é o processo contínuo que se preocupa com o ‘para onde ir’ e ‘quais as maneiras adequadas para chegar lá’, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo”. Teixeira (2005) “É o processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional”.

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Para Gil (2006, p. 96), planejamento educacional é o que se desenvolve em nível mais amplo, estando a cargo das autoridades educacionais no âmbito do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos órgãos estaduais e municipais que têm atribuições no campo da educação. É um processo de médio e longo prazo que requer um diagnóstico claro e preciso da situação; define as bases filosóficas que darão suporte à ação; avaliação dos recursos humanos, materiais e financeiros requeridos bem como a previsão dos fatores que podem intervir em seu desenvolvimento.

Os objetivos do planejamento educacional segundo (COARACY,1974, p Os objetivos do planejamento educacional segundo (COARACY,1974, p. 79) são: “Relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, e de cada comunidade, em particular; Estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional (estrutura, administração, financiamento, pessoal, conteúdo, procedimentos e instrumentos); Alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; Conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema”.

São requisitos fundamentais do Planejamento Educacional: Aplicação do método científico na investigação da realidade educativa, cultural, social e econômica do país; Apreciação objetiva das necessidades, para satisfazê-las a curto, médio e longo prazo; Apreciação realista das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas; Previsão dos fatores mais significativos que intervêm no desenvolvimento do planejamento; Continuidade que assegure a ação sistemática para alcançar os fins propostos; Coordenação dos serviços da educação, e destes com os demais serviços do Estado, em todos os níveis da administração pública; Avaliação periódica dos planos e adaptação constante destes mesmos às novas necessidades e circunstâncias; Flexibilidade que permita a adaptação do plano a situações imprevistas ou imprevisíveis; Trabalho de equipe que garanta uma soma de esforços eficazes e coordenados; Formulação e apresentação do plano como iniciativa e esforço nacionais, e não como esforço de determinadas pessoas, grupos e setores (UNESCO, 1959 apud TEIXEIRA, 2005).

PLANEJAMENTO CURRICULAR É previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola, em consonância com os objetivos educacionais, tendo por foco o aluno. Desenvolve-se em consonância com o planejamento educacional, objetivando organizar o conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas no âmbito de cada curso com vistas a favorecer ao máximo o processo ensino-aprendizagem. É uma tarefa contínua e multidisciplinar que orienta a ação educativa da instituição de ensino, preocupando-se basicamente com a previsão das atividades que o estudante realiza sob orientação da escola com vistas a atingir os fins pretendidos. “Uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem”.(SARUBBI, 1971, p. 34).

São objetivos do Planejamento Curricular: Ajudar aos membros da comunidade escolar a definir seus objetivos; Obter maior efetividade no ensino; Coordenar esforços para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem; Propiciar o estabelecimento de um clima estimulante para o desenvolvimento das tarefas educativas. (TURRA, 1982)

PLANEJAMENTO DE ENSINO Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos. se desenvolve em Nível mais concreto ou mais específico e que está a cargo principalmente do professor. O professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade. É a “previsão inteligente e bem calculada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e eficiente” (MATTOS, 1968); “previsão das situações específicas do professor com a classe” (CAPPELLETTI, 1972, p. 10); “processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade” (TEIXEIRA, 2005).

São objetivos do Planejamento de Ensino: Racionalizar as atividades educativas; Assegurar um ensino efetivo e econômico; Conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; Verificar a marcha do processo educativo. Dentro do planejamento de ensino devemos citar os planos de curso ou disciplina, da unidade e da aula propriamente dita.

PLANO DE CURSO - Desenvolvido ao longo do ano ou semestre letivo PLANO DE CURSO - Desenvolvido ao longo do ano ou semestre letivo. - Identifica a relação da disciplina com as disciplinas afins e com o curso tomado de forma global. - Esclarece a duração, objetivos gerais, conteúdos programáticos, estratégias de ensino, recursos didáticos e procedimentos de avaliação.- Não é rígido, mas pode seguir o seguinte roteiro: 1) identificação do plano 2) Objetivos 3) Conteúdo 4) Ementa 5) Bibliografia 6) Estratégias de ensino3 7) Recursos 8) Avaliação 9) Cronograma - PLANO DE UNIDADE - Mais pormenorizado. - Objetivos operacionais = o que se espera dos alunos. - Conteúdos pormenorizados bem como as estratégias, recursos e os procedimentos para a avaliação. - disciplina partes da ação pretendida no plano global. PLANO DE AULA - Mais usados no ensino fundamental e médio onde se requer dos professores a especificação dos comportamentos esperados dos alunos, bem como dos meios utilizados para alcança-los. - especifica as realizações diárias para a concretização dos planos anteriores.