Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Letramento: um tema em três gêneros
PSICOLOGIA.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
O Início da Comunicação
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
A Pedagogia de Jerome Bruner
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A COMPREENSÃO EM LEITURA
Concepções de Aprendizagem.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Psicologia do desenvolvimento
Teorias de Desenvolvimento
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Teorias de Aprendizagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A compreensão em Leitura
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Sociedade ● Grupo de pessoas que interagem no meio em que se inserem.
Teorias da Aprendizagem
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Resgate do conceito de Mente
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Psicologia no desporto
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano

Objectivismo vs Subjectivismo Recuperação do conceito de «mente» para a Psicologia (após o interregno do behaviorismo) «Revolução cognitiva»: substituição do behaviorismo como corrente dominante na psicologia norte-americana A mente cria significados Centramento do comportamento no sujeito

Psicologia cognitiva Estudo da capacidade de adquirir, organizar, relembrar e usar conhecimentos e informações para orientar o comportamento. Aprendizagem (estudo de e propostas para)

A mente cria significados Interpretamos a realidade de acordo com as informações que dispomos e das narrativas em que acreditamos (factor cultura como elemento fundante do processo cognitivo) Ex: O judeu (o que rejeitou cristo; uma pessoa má – na nossa cultura popular; séc. XIX: uma raça; nazismo: uma raça a exterminar; «valsa com Bashir»…)

A mente cria significados Realiza uma construção cognitiva da realidade Somos o resultado do processo de produção de significados Os significados fundam-se nos contextos simbólicos da cultura Criamos narrativas sobre o mundo a partir de outras narrativas

Não há desenvolvimento cognitivo nem aprendizagem fora do contexto da interacção social.

Desenvolvimento cognitivo (etapas) Até aos 3 anos (aproximadamente): respostas motoras ou modo enactivo (a acção é a forma privilegiada de representação; fase em que se aprende através da manipulação de objectos) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos lidar com modelos materiais

Dos 3 aos 9 anos: pensamento icónico (organização visual; percepção e memória visuais; predominância de elementos audiovisuais) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos usar filmes ou imagens)

A partir dos 10 anos (pensamento simbólico: a realidade pode ser representada recorrendo quase só a símbolos abstractos ou ao significado de termos e conceitos) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos usar textos, discutir…)

Resumo (três modos) Modo Motor ou enactivo – aprender fazendo; Modo icónico - Aprender através da formação de imagens mentais; Modo simbólico - Aprender através de uma série de símbolos ou representações abstractas. (À medida que os indivíduos avançam na idade, vão ficando cada vez menos dependentes do modo motor e cada vez mais dependentes das imagens mentais ou operações simbólicas.)

Bruner e a aprendizagem Quatro características inatas: Curiosidade Procura de competência (ser capaz de) Reciprocidade Narrativa

A aprendizagem é um processo de descoberta A aquisição de conhecimentos e informação é mais efectiva e duradoura se for conseguida de forma pessoal Modo socrático de aprendizagem Professor como orientador