CÓRREGO D´ANTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR Visando a entender melhor a atual situação do bairro e a colaborar com a atual revisão do Plano Diretor, este.

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CÓRREGO D´ANTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR Visando a entender melhor a atual situação do bairro e a colaborar com a atual revisão do Plano Diretor, este estudo recente delineou, com detalhes, o Córrego D’antas e suas necessidades mais relevantes. O material foi elaborado a partir de pesquisas e informações de moradores da localidade, e sua formalização contou com o apoio da AMCD e a equipe do laboratório de Geo- Hidroecologia da UFRJ. Também foram grandes parceiros nessa importante iniciativa o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Córrego D´antas e membros da equipe da Unidade de Proteção Comunitária da localidade.

O BAIRRO CÓRREGO D´ANTAS NO ATUAL PLANO DIRETOR Durante o estudo do atual Plano Diretor, pudemos observar que o bairro é indiretamente mencionado, por diversas vezes, no decorrer do documento. Isso acontece quando há referência à bacia do Córrego D´antas ou à RJ 130. Mas pouco, ou quase nada, se lê a respeito do bairro. Enquanto, por diversas vezes, podemos constatar a orientação para a expansão empresarial no local, não se vê nenhuma referência à requalificação urbana em benefício da população. Esta constatação motivou a elaboração de propostas para a revisão do Plano Diretor Participativo, a fim de que o núcleo do bairro seja definitivamente reconhecido como uma Zona Urbana Consolidada e Área Mista que, em decorrência dessa condição, necessita de investimento em infraestrutura e aparelhos sociais para seus moradores e trabalhadores. Outra motivação foi a realidade delineada com a tragédia de 2011, que revelou a necessidade urgente de controle da expansão e adensamento demográfico em diversas áreas do bairro.

Tabela de parâmetros Urbanísticos

ZONA DE EXPANSÃO ORIENTADA - Pág. 25 Seção III Zonas de Expansão Orientada – ZEO Art. 83. As Zonas de Expansão Orientada – ZEO - compreendem toda a extensão da bacia do ribeirão São José e parte da bacia do Córrego D´antas, caracterizadas por áreas vazias passíveis de ocupação urbana, desde que seja garantido o provimento de infraestrutura adequada. Art. 85. Ficam instituídas as seguintes Subzonas de Expansão Orientada, nas quais serão aplicados parâmetros urbanísticos específicos, conforme quadro II do anexo II: I - ZEO-1 - abrange as localidades de Varginha, Nova Suíça e Amparo; II - ZEO-2 - abrange as localidades de Granja Spinelli – parte Córrego D´antas - e São Geraldo.

Pág. 17 Art. 46 III - Áreas de Interesse Logístico ao longo da RJ-130, com prioridade para a instalação de atividades econômicas de grande porte. -Pág. 23 IV - estimular a implantação de equipamentos e serviços de logística nas proximidades da RJ-130. Art. 75. III - Área de Interesse Logístico, que corresponde à faixa ao longo da RJ-130, no trecho localizado na Unidade Territorial da Bacia do Rio Bengalas, destinada à implantação de atividades industriais e empreendimentos de grande porte. - Está prevista, pelo Plano Diretor, a implantação de empreendimentos com grau de impacto IV no bairro Córrego D’antas. Entende-se por grau de impacto IV: - Pág. 32 Art IV - impacto grau IV – uso não-residencial ou empreendimentos de grande porte totalmente incompatíveis com o uso residencial.

BACIA DO CÓRREGO D´ANTAS Atual enquadramento no Plano Diretor Área Vermelha Zona de Expansão Orientada – ZEO Área Amarela Zona de Transição – ZT Área Verde Zona de Especial Interesse Ambiental - ZEIA

O BAIRRO CÓRREGO D´ANTAS Atual enquadramento no Plano Diretor

PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO PLANO DIRETOR

1. Modificação do grau de impacto dos empreendimentos instalados no bairro Art As atividades de uso não-residencial serão enquadradas conforme o grau de impacto urbano e ambiental, classificados de acordo com as interferências negativas provocadas no meio ambiente e/ou os prejuízos causados à mobilidade urbana: Mudança do impacto de grau IV Uso não residencial ou empreendimentos de grande porte totalmente incompatíveis com o uso residencial. Para impacto de grau II Uso não residencial, cujo impacto permita sua instalação nas proximidades do uso residencial.

2. Revisão do enquadramento das zonas de ocupação no bairro 2.1. Modificação do atual mapa de zoneamento, a fim de restringir a ocupação nas áreas demarcadas, onde ocorreram intensos e vastos deslizamentos de encostas na tragédia de A proposta implica modificar determinadas áreas (em amarelo) demarcadas como ZEO (Zona de Expansão Orientada), tornado-a ZT (Zona de Transição): - Pág. 24 Seção II Zonas de Transição - ZT Art. 80. As Zonas de Transição – ZT - abrangem as áreas com baixa intensidade de ocupação, próximas às áreas de desenvolvimento rural sustentável, a serem preservadas da expansão da malha urbana. Art. 81. São objetivos das Zonas de Transição – ZT: I - reservar áreas para sítios e chácaras de recreio; II - incentivar atividades de apoio ao turismo ecológico e rural; III - limitar o parcelamento do solo urbano.

COMO FICA ESTA PROPOSTA NO MAPA Como é atualmenteComo deverá ser

2.2. Demarcação da área do aterro sanitário como Zona de Especial Interesse de Recuperação Ambiental – ZEIRA. Promover a recuperação desta área e a transferência do aterro para outra localidade. - Pág. 22 Zonas de Especial Interesse de Recuperação Ambiental – ZEIRA Art. 68. As Zonas de Especial Interesse de Recuperação Ambiental – ZEIRA - são áreas públicas ou privadas, ocupadas ou utilizadas de maneira irregular e em situação de degradação, que geram riscos ou comprometem a sobrevivência da população e que devem sofrer intervenções destinadas, preferencialmente, à recuperação ambiental e ao lazer da população.

3. Córrego D´antas passaria à ser uma ZUC Zona Urbana Controlada – ZUC de Córrego D´antas A ZUC de Córrego D´antas abrange a área urbanizada destinada a controlar e conter o crescimento da malha urbana. São objetivos: I - estruturar o centro urbano do bairro para a implantação de atividades de comércio e serviços adequadas às necessidades da população; II – conter o adensamento urbano no núcleo do bairro; III - absorver novas densidades populacionais nas áreas com potencial de adensamento, em direção à localidade de Ponte Preta, condicionadas ao provimento de infraestrutura. IV - organizar a prestação de serviços urbanos e sociais; V - qualificar a infra-estrutura urbana e garantir espaços públicos adequados à mobilidade e ao lazer da população.