RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane jonas Francisconi
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Roteiro de observação de estágio
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Perguntas de Modelação
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTUDO DO MEIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
AULA 2 CARTOGRAFIA – PARTE 2
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Ensino do e pelo mapa Lúcia Cavalieri
Geografia – PNLD Respeitem os princípios éticos e democráticos constantes no país. Sejam também um auxílio ao trabalho do professor, no que diz.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia temática/ Marcello Martinelli- São Paulo: contexto, 2003. Figura 1: Construção de 23 cadernos Pedagógicos cartográficos Construção das noções de Espaço mediante a sala de aula. Analisar a importância dos diferentes tipos de mapas lendo-os cartograficamente observando a variação de Escala de um mapa par outro. Compreender as relações entre as representações dos mapas dando ênfase a distância real e a distância no papel. Construir as representações de Espaço Geográfico e do Lugar por meio da cartografia. Figura 5: Construção de 23 Cadernos Cartográficos. Analisar a importância dos diferentes tipos de mapas lendo-os cartograficamente observando a variação de Escala de um mapa par outro. ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. Figura 1: Construção de 23 cadernos Pedagógicos cartográficos ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15ª. Ed. São Paulo: Contexto. 2006. CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS MEDIANTE O ESPÇAO VIVIDO, COMPREENDENDO A LINGUAGEM DOS MAPAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFIA. Yasmim Zilda Guimarães¹; Vanessa da Silva Freitas ²; Giusepp Cassimiro Da Silva ³. ¹Aluna Escola São Sebastião; ² Bolsista PIBID/UEPB/CAPES , 3 Professor Escola São Sebastião /PIBID/UEPB/CAPES   Fonte: FREITAS, Vanessa METODOLOGIA INTRODUÇÃO A pesquisa é do tipo exploratória de campo, com abordagem qualitativa onde por meio da prática de intervenção procurou-se caracterizar como encontra-se o ensino de Geografia e trabalhar de forma prática construindo com os alunos seus próprios conceitos, a principio construiu –se as noções de espaço mediante o auxilio da rosa-dos-ventos, em seguida trabalhou-se os elementos que constituem os mapas como título, escala, legenda, instrumento de localizações entre outros, dando continuidade ao projeto , construiu-se mapas representando diferentes espaços de vivência, aos quais serão abordados, mapas de localização dos bairros de Campina Grande, construção do Globo, mapas do espaço Geográfico e mapa político. A Construção do caderno Pedagógico Cartográfico, que foi construído a partir das atividades aplicadas em sala de aula, por meio do conteúdo de cartografia. Mediante a realidade vivenciada em sala de aula o ensino de Geografia ainda encontra-se de forma mnemônica, onde procurou-se por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), desenvolver projetos que atendessem as limitações dos alunos em sala de aula, principalmente quando voltados para a Geografia Física, área de ensino que encontra-se carente. Tornando-se oportuno o trabalho com a Cartografia Escolar, inserindo-a no contexto de sala de aula, projeto este que esteve voltado para Construção de Leitores Críticos para compreensão e leitura dos mapas, ferramentas de investigação desconhecidos por partes dos alunos, construindo novas metodologias no ensino de Geografia . Proporcionando a construção do Caderno Cartográfico, desenvolvido ao longo das aulas com atividades de Cartografia e a Construção dos mapas representando diferentes Espaços Geográficos, vividos pelos alunos . OBJETIVOS Objetivo Geral : Alfabetizar cartograficamente criando contextos para leituras dos mapas. Utilizar a Cartografia enquanto linguagem para percepção Cartográfica no dia a dia dos alunos. Utilizar a Cartografia como ferramenta na construção do Espaço Geográfico e do Lugar ao quais os alunos estão inseridos. Objetivos Específicos: Construção das noções de Espaço mediante a sala de aula. Analisar a importância dos diferentes tipos de mapas lendo-os cartograficamente, observando a variação de Escala entre um mapa e outro. Compreender as relações entre as representações dos mapas dando ênfase a distância real e distância no papel. Construir as representações de Espaço Geográfico e de Lugar por meio da Cartografia. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados durante o projeto em sala de aula foram positivos, mediante a participação dos alunos no projeto , o uso de recursos tecnológicos e o auxilio de ferramentas como Google Mapas e Google Earth Pro despertaram nos alunos interesse pela disciplina de Geografia levando-os,ao uso da Cartografia como linguagem no cotidiano. Principalmente aos alunos que não assistiam as aulas de Geografia podendo assim interagir com a turma. A construção dos mapas proporcionou assim a leitura e compreensão de como os mapas representam uma linguagem que deve ser compreendida no dia a dia, obteve-se a construção do Caderno Pedagógico Cartográfico que foi fruto das atividades realizadas em sala de aula. CONCLUSÃO Considera-se que a implementação do projeto no âmbito do PIBID,contribui para formações de novos licenciandos no curso de Geografia e proporciona o uso de novas metodologias no ensino básico , proporcionando assim a interligação entre a universidade e o ambiente escolar. Após a conclusão do projeto obteve-se resultados positivos mediante a participação de alunos e professores no projeto: CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS MEDIANTE O ESPAÇO VIVIDO, COMPREENDENDO A LINGUAGUEM DOS MAPAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFIA. Construindo assim leitores críticos para compreensão e leitura dos mapas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ALMEIDA, R.D de. PASSINI, E.Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15ª Ed. São Paulo : Contexto. 2006. MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia temática/ Marcello Martinelli- São Paulo: contexto, 2003.   PONTUSCHKA, N.N; et. AL. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.