EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Administração da Produção e Operações
Por Quê os Planos Falham?
“Administração de Recursos Humanos II”
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Teoria Neoclássica da Administração
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Como garantir resultados através das pessoas
Valor Consultoria Empresarial
Estudo de caso: Empresa: L & C Confecções
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Conflito de Interesses
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Avaliação de vendedores
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CAPÍTULO 12 Liderança.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Oficina de Motivação.
Teoria Geral da Administração
O que é Liderança? Liderança
EMPOWERMENT.
TRABALHO EM EQUIPE I.
Características Básicas das Empresas
O Atual Papel do RH nas Organizações
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
CAPITULO 7.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
A Liderança transformacional
Gestão de Pessoas no Setor Público
Dos Conceitos às Aplicações
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Habilidades e características do líder
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação de autoridade e responsabilidade. Favorece a criação de relações de confiança entre os colaboradores das empresas. Trata-se da descentralização de poderes na hierarquia da empresa, conferindo autonomia aos funcionários, para que se tornem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia a dia.

EMPOWERMENT Está baseado na cooperação de todos os membros de uma organização, o Empowerment tem como objetivo máximo dar prioridade aos clientes. Não se trata apenas de uma forma de gestão Participativa, mas antes de mais nada o caminho para a melhoria contínua e para o estabelecimento de relações de confiança para todos os mebros de uma empresa. Reconhece que os colaboradores não são meros executores, mas estão capacitados para tomar decisões relativas à produção e aos serviços prestados.

EMPOWERMENT Colaboradores passam a ter mais controle sobre o próprio trabalho, enquanto os gestores ficam mais livres para outras áreas da empresa.

EMPOWERMENT AS VIAS DO PROCESSO Implica na alteração de papéis, tanto da parte dos gerentes como dos colaboradores. É um processo de duas vias em que ambas as partes tem funções definidas e trabalham em parceria. Cabe ao gerente criar um ambiente propício, enquanto colaboradores devem assumir propriedade e autoridade para tomarem decisões.

EMPOWERMENT GERENTE Cria Visão, Negocia “Fronteiras”, Dá informação, Disponibiliza Recursos, Ensina e Treina COLABORADORES Assume Responsabilidade, Propriedade e Autoridade VESTE A CAMISA

QUE ERROS DEVEM SER EVITADOS EMPOWERMENT QUE ERROS DEVEM SER EVITADOS Assim como todo o processo de mudança, o Empowerment requer especial atenção sobre alguns pontos Muitos Gestores prometem delegar, mas acabam por fazer tudo. Prometem conferir mais poder aos colaboradores, mas não abrem mão do que têm. Deve-se assegurar que os colaboradores estão preparados.

Não é compatível com o Empowerment Pressa Permitir iniciativas individuais Ignorar os medos Esconder informações Não definir padrões Não acompanhar as iniciativas Não dar e não aceitar feedback

EMPOWERMENT No ambiente Questionar a hierarquia onde a autoridade está no cargo ou na posição. Diretores e gerentes devem abrir mão do controle em troca de resultados. Fazer com que colaboradores assumam riscos e responsabilidade sobre seus atos. Eliminar decisões arbi´trárias e trabalho sem significado Resgatar valores pessoais.

Bases EMPOWERMENT Visão do Futuro – Objetivo comum. Assumir o Poder – Experiência Pessoal ajuda a tomar decisões e a agir, assumir responsabilidade pelos resultados

EMPOWERMENT Para Aplicar Ser coerente – Exigir de todos conformidade. Manter o controle – A empresa continua no controle dos processos. Selecionar Alvos – Nem todas as funções farão parte Reconhecer limites

Controle x Comprometimento EMPOWERMENT Controle x Comprometimento Os princípios de divisão do trabalho exerce influência e está relacionado com o Empowerment e todas as suas abordagens. O gerenciamento é necessário para controlar o trabalho e buscar o comprometimento do pessoal que desempenha o trabalho.

EMPOWERMENT Divisão do trabalho é totalmente preocupada em controlar o trabalho feito pelo pessoal. Controle Gerencial permite que o controle seja reduzido, torna o trabalho mais eficiente. A ergonomia, por estar preocupada com a forma como o pessoal responde as condições físicas e ambientais, é considerada uma tentativa de influenciar seu comprometimento

EMPOWERMENT O Empowerment não apenas destaca o comportamento pessoal, mas também transfere para eles parte do controle sobre seu trabalho. O trabalho em equipe enfatiza tanto o comprometimento como o controle do grupo.

EMPOWERMENT custo Ênfase no controle Ênfase no comprometimento recurso DIVISÃO DO TRABALHO ADM CIENTÍFICA ERGONOMIA ABORDAGENS COMPORTAMENTAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO EM EQUIPE TRABALHO FLEXÍVEL recurso

EMPOWERMENT A empresa que atualmente trabalha tem que estilo de administração? Explique e dê exemplos Acredita que poderia implantar o Empowerment e o estilo Open Book? Justifique a resposta.