Composição fotográfica III Prof. Marcos Corrêa – FAP – Nov. 2009 Composição fotográfica III
A leitura de uma foto Cultura Ocidental – Leitura Esquerda / Direita. Cultura Oriental - Regra contemplativa. Leitura no Sentido Horizontal “Z” (itinerário de decodificação) – complexo Vestergaard/Schroder (VESTERGAARD, TORBEN; SCHRODER, Kim. In:A Linguagem da Propaganda. São Paulo: Martins Fontes. 2000 )
Regra dos terços e perspectiva Perspectiva É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente. HORIZONTAIS / VERTICAIS / DIAGONAIS e ‘EM CURVAS’
A Perspectiva A perspectiva é um importante procedimento para se criar sensação de tridimensionalidade fotográfica. (Elas criam ao mesmo tempo a sensação de profundidade e movimento. Algumas vezes podem causar a sensação de vertigem pois ‘quebram’ as linhas estabelecidas)
(continuação) Horizontais – Estáticas (expressam tranquilidade, paz, harmonia) Transmitem também a profundidade uma vez que raramente trabalham com elementos sobrepostos ou superpostos.
(continuação) Verticais – Dinâmicas (quebram a profundidade e expressam dinamismo ou movimento) Normalmente são aplicadas para quebrar as linhas horizontais existentes na composição fotográfica.
(continuação) Curvas – Elegância, sensualidade, graça (contribuem para o movimento interno da imagem)
(continuação) Diagonais – Movimento (normalmente direcionam o olhar da fotografia para um ponto de interesse específico ou, em outra instância, externalizam a imagem, dão a ela continuidade em outro plano)
Imagem Centrífuga e Centrípeta