DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

PROGRAMA VIVA A ESCOLA Diretoria de Políticas e
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C
Plano de Trabalho Docente
Formação em ação Segundo Semestre..
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
  Ana Carolina Castelli da Silva
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Programa Ler e Escrever
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
1ª Formação de Professores Coordenadores
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano de Trabalho Docente
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS

DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE Leitura crítica das Diretrizes Curriculares das disciplinas. Análise dos pareceres. Revisão dos textos. 2007 – SEGUNDO SEMESTRE Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos. Revisão dos textos.

DIRETRIZES CURRICULARES 2008 – PRIMEIRO SEMESTRE Finalização dos textos. Disponibilização no Portal. Análise da SUED e do Secretário. Editoração e divulgação oficial.

DCE – IMPLEMENTAÇÃO 2007/2008: SEMANA PEDAGÓGICA – PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE REUNIÕES TÉCNICAS NRE DEB ITINERANTE: IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE – VIA DISCUSSÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS

DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE 2007 - 28.000 PROFESSORES CONTEÚDOS BÁSICOS DISCUSSÕES NO DEB ITINERANTE 2007 - 28.000 PROFESSORES A EQUIPE DEB SISTEMATIZOU: CONTEÚDOS BÁSICOS PARA CADA SÉRIE DO E.F. SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS PARA O E.M.

TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS Propõe Conteúdos Básicos para cada série do Ensino Fundamental Propõe uma sequência de Conteúdos Básicos para o Ensino Médio

TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS Relaciona os Conteúdos Básicos com os fundamentos teóricos e metodológicos das DCE (na coluna Abordagem Pedagógica) Justifica a relevância da seleção de conteúdos básicos e a intenção do trabalho pedagógico (na coluna expectativas de aprendizagem)

TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS NÃO apresenta conteúdos específicos, mas apenas os básicos para a série/nível Os conteúdos específicos devem aparecer no Plano de Trabalho Docente como desdobramentos dos Conteúdos Básicos

TABELA DE CONTEÚDOS BÁSICOS A construção dessa tabela possibilita um exercício de reflexão sobre os elementos que compõem a Proposta Pedagógica Curricular, mas A tabela de Conteúdos Básicos NÃO deve ser confundida com a Proposta Pedagógica Curricular

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIRETRIZES CURRICULARES PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola. - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados. - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos. - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo. - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

DIRETRIZES CURRICULARES

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE

O QUÊ. Conteúdos COMO. Metodologia e avaliação POR QUÊ O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Organiza os conteúdos específicos por bimestre, trimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: COLÉGIO / ESCOLA ESTADUAL: PROFESSOR (a): SÉRIE: PERÍODO: MENSAL ( ) BIMESTRAL ( ) TRIMESTRAL ( ) SEMESTRAL ( ) DISCIPLINA: CONTEÚDO ESTRUTURANTE CONTEÚDO ESPECÍFICO JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (RECUPERAÇÃO) REFERÊNCIAS Conhecimentos basilares construídos historicamente que perpassam todos os períodos A critério do professor. Tendo em vista as DCE e seus conteúdos estruturantes Qual a finalidade (o por quê) da escolha do conteúdo referencial em relação à formação dos estudantes utilizando as DCE. Explicitar os encaminhamentos metodológicos das aulas a partir das DCE. Relacionar os recursos (livros didáticos, tecnologias educacionais, outros materiais) que serão utilizados pelo professor O que o professor espera que o aluno aprenda? Especificar os critérios de avaliação em concordância com as DCE As utilizadas pelo professor no preparo da aula e em sala de aula