PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho, 2009..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociodrama Faculdade de Motricidade Humana
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Teoria em Dinâmica de Grupo
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Coragem Vivemos uma nova era: a das transformações.
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
A APRENDIZAGEM EFETIVA
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
POR QUE PLANEJAR!.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PSICODRAMA EM CENA.
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
ESTAR SOZINHO....
NASPEC- NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER
Formação de Equipe e Comunicação
Teoria de Papéis O termo papel tem sua origem no teatro.
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
Amor e Sexualidade.
Conceito de Grupo.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
PSICODRAMA: O ESPONTÂNEO COMO DISPOSITIVO/MÉTODO DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL Lidia Mancia Nedio Seminotti
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Acompanhamento Terapêutico Maria do Rosário Dias Varella.
Psicoterapia Breve Psicodrama.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (13)
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
ENTRAE 2011 O DESAFIO DE EVANGELIZAR COM ALEGRIA E DINAMISMO.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Seminário sobre Psicodrama Daniele Alves Eduardo César Jamile Carvalho
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (12)
Teorias Psicossociais e Reabilitativas
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Profª Márcia Regina Martinelli Matheus
Professor: Gustavo Alvarenga Oliveira Santos.
A importância do vínculo afetivo na construção de limites
Conversas sobre terapia UNIPFEP Novembro de 2011.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Oportunidades e Ideias
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
MÉTODOS E FERRAMENTAS DE INTERVENÇÃO GRUPAL Wladinéia Danielski 2013/2
OFICINA DE VIVÊNCIA GRUPAL
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
Moreno foi um psiquiatra romeno, de origem judaica, que estudou Medicina em Viena entre os anos de 1909 e Nasceu em Bucareste, - no ano de 1889.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
ASPECTOS PSICOTERAPÊUTICOS DO PÚBLICO NUMA SESSÃO DE TEATRO ESPONTÂNEO NA MODALIDADE PLAYBACK (PUIC) Ciências Humanas. PEDROSO, Lenemar Nascimento (PUIC);
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Um pouco de discussão sobre a Teoria dos Papéis. Dinâmica dos papéis... “Não há trocas que não sejam produzidas por meio de papéis”. (Bustos) “Esta zona.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CORRELAÇÃO ENTRE BUBER E MORENO
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno.
Transcrição da apresentação:

PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho, 2009.

JACOB LEVY MORENO (1889 -1974) Nasceu em Bucareste (Romênia), no ano de 1889; Quando tinha 5 anos de idade sua familia se mudou para Viena; Moreno foi um psiquiatra romeno, de origem judaica, que estudou Medicina em Viena entre os anos de 1909 e 1917. 

No início da Faculdade de Medicina reunia crianças formando grupos de brincadeiras de improvisação. Depois trabalhou com um grupo de prostitutas, utilizando técnicas grupais. Em 1912, fundou o Teatro Vienense da Espontaneidade, onde começou a formar suas idéias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama.

O grande ato público de Moreno, foi no Teatro Komödien Haus. Ao se abrir a cortina, havia uma coroa numa cadeira de veludo, espaldar alto e dourado, como um trono real. O tema utilizado por ele, era a busca de uma nova ordem de coisas, buscando no público os que tivessem espírito de liderança, sendo o rei por algum momento no qual o júri seria o resto da platéia.

Quando lançou o "Jornal Vivo", onde as pessoas a partir das notícias de jornais locais realizavam uma dramatização, criou a raiz do Sociodrama. Transformou os atores profissionais fiéis ao seu trabalho em "egos-auxiliares". Assim, Moreno vai desenvolvendo seu trabalho, transformando o Teatro da Espontaneidade em Teatro Terapêutico e este no Psicodrama Terapêutico.

Em 1925 foi morar nos EUA onde desenvolveu e sistematizou suas descobertas: a socionomia. Esta teoria de estudo se divide em sociometria, sociodinâmica e a sociatria. Socionomia é composta pelo estudo do grupo e suas relações. Sociometria pretende medir as relações entre os membros do grupo, evidenciando as preferências e evitações presentes nas relações grupais. Moreno desenvolveu o teste sociométrico com objetivo de mensurar e visualizar as relações existentes em um grupo. A sociodinâmica busca entender a dinâmica do grupo. Sociatria trata as relações grupais utilizando três métodos: o Sociodrama, a Psicoterapia de grupo e o famoso Psicodrama.

"Aqui jaz aquele que abriu as portas da psiquiatria à alegria." Morre em 14 de Maio de 1974, com 85 anos, pedindo para gravar em sua sepultura: "Aqui jaz aquele que abriu as portas da psiquiatria à alegria."

Fundamentos Teóricos Psicodrama é uma piscoterapia de grupo, em que a representação dramática é usada como ferramenta para explorar a psique humana e seus vínculos emocionais. Utiliza como pontos básicos de sua teoria o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal. A ação dramática permite insights profundos por parte do protagonista e do grupo, a respeito do significado dos papéis assumidos. Para Moreno, toda ação é interação por meio de papéis.

Espontaneidade: capacidade de agir de forma natural, congruente com o momento e criativa. Tele: percepção e comunicação objetiva das situações e das relações entre as pessoas. Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro em determinada situação. Co-inconsciente: fantasias, vivências e sentimentos comuns a duas ou mais pessoas no grupo. Matriz de identidade: características pessoais que se constiuem a partir das vivências das primeiras relações. Esta possui três etapas de formação que vão auxiliá-lo a criar as técnicas dramáticas.

Fases / Técnicas Dramáticas Indiferenciação Eu-Tu: como quando o criança precisa que alguém faça algo por ela, porque ela ainda não consegue fazer. Esta é a técnica do duplo. Reconhecimento do Eu-Tu: como quando a criança se olha no espelho e não se reconhece através da imagem. Esta é a técnica do espelho. Reconhecimento do Eu: é quando ocorre a tomada do papel do outro havendo a inversão de papéis. Esta é a técnica da inversão de papéis.

Metodologia Psicodramática Dividimos o Psicodrama em três etapas: aquecimento (inespecífico e específico), dramatização e compatilhamento. Aquecimento: Aquecimento inespecífico: iniciadores físicos, mentais, sociais e expressivos. Servem para auxiliar o surgimento do tema emergente do grupo. Aquecimento específico: delimitar a forma de trabalho com o tema emergente.

Dramatização: etapa onde o grupo participa terapeuticamente compartilhando seus sentimentos e vicências. Compartilhamento: etapa indispensável para que as pessoas compatilhem o que foi vivido no grupo.

Elementos da Dramatização Cenário: espaço onde acontece a produção e nele podem-se representar fatos simples da vida cotidiana, sonhos, delírios, alucinações. Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É aquele que no Psicodrama protagoniza seu próprio drama, representando a si mesmo e seus personagens Diretor: é o terapeuta que dirige o grupo ou a cena, orientando a encenação e sugerindo determinados papéis, guiando o protagonista para chegar à cena com espontaneidade. Público: é o grupo terapêutico.