Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Rogério Sorvillo.
Advertisements

Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O uso de questionários em trabalhos científicos
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Metodologia Científica
Instrumentos de coleta de dados
Definição e critérios de elaboração
Estilos e Abordagens.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Aula 2- Elaboração de Questionários
O processo de pesquisa de mercado
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Pesquisa de mercado e comportamento
PASSO 1 Ao acessar o site basta colocar seu RA e sua senha para ter acesso a matéria Estudos Disciplinares, e responder as questões pertinente a todas.
Questionário Sociolinguístico
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
Algoritmos e Programação I
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Comunicação em Saúde III
Coletando informações
Formulado e editado por Régis Puppim.  Apresentação – 0 ~ 6 (Grupo)  Trabalho escrito – 0 ~ 2 (Grupo)  Participação – 0 ~ 1 (Individual)  Relatórios.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Instrumentos de Levantamento de Informação
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Unidade III Técnicas de Investigação
TEMA E PROBLEMA.
Professora Michelle Luz
Organização, Sistemas e Métodos
Técnicas de Coleta de Dados
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
Algoritmos e Programação I
Prática Investigativa 2
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
O Planejamento da Negociação
Aula 5. Projeto de pesquisa
Conceitos de amostragem
GMPE - AULA 08.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
COMO FAZER UMA DEFESA DE MONOGRAFIA
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Coleta de dados questionário.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um questionário deve-se seguir o seguinte roteiro: Estabelecer uma ligação com: · O problema e os objetivos da pesquisa · As hipóteses da pesquisa · A população a ser pesquisada · Os métodos de análise de dados escolhidos e/ou disponíveis.

Cuidados referentes aos seguintes pontos da pesquisa · Conteúdo das perguntas · Formato das respostas desejado · Formulação das perguntas · Seqüência das perguntas · Apresentação e lay-out . Pré-teste

DECISÕES PARA A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO . Existem outras perguntas que já incluem adequadamente este ponto? . A pergunta é desnecessariamente minuciosa e específica? . Deve-se evitar o uso de abreviação. Não se deve tratar dois assuntos complexos em uma mesma pergunta. . Todos os aspectos importantes sobre este tópico serão obtidos da forma como foi elaborada a pergunta?

. As pessoas têm a informação necessária para responder a pergunta? . Os respondentes estarão dispostos a dar a informação? Que objeções alguém poderia ter para responder esta pergunta? . O tema abordado é muito íntimo, perturbador ou expõe socialmente as pessoas, de forma a causar resistências e respostas falsas?

Decisões sobre a Formulação das Perguntas . Usar comunicação simples e palavras conhecidas; . Não utilizar palavras ambíguas. Evitar: . perguntas que sugiram a resposta; . perguntas com conteúdo emocional e/ou sentimento de aprovação ou reprovação; . referências a nomes que impliquem em aceitação ou rejeição ou tenham componente afetivo; . alternativas implícitas; · necessidade do respondente fazer cálculos para responder; · perguntas de dupla resposta; · alternativas longas; · mudanças bruscas de temas, (fazer um "link" entre os temas);

Decisões sobre o formato das respostas A escolha do formato das respostas mais adequado deve levar em conta as vantagens e desvantagens de cada tipo para o objetivo da pesquisa. As questões podem ser: . abertas . de múltipla escolha . dicotômicas

Exercício: Para levantar o conhecimento de crianças de oito a dez anos sobre a importância de escovar os dentes, um cirurgião dentista elaborou um questionário e o entregou às crianças que conhecia: dois filhos seus, dois amigos deles que frequentavam a casa, quatro sobrinhos e ter filhos de colegas seus, também dentistas. Você acha que os dados obtidos podem ter algum tipo de tendência? Como você faria essa amostragem? Monte um questionário.