Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Avaliação da situação de saúde
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Salvador, 07 de Fevereiro de 2012
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Relatório da Ação Governamental RAG
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ESPSCIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE ÊNFASE EM GESTÃO EM SAÚDE Disciplina:
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
PROGRAMA – MANPOWER PLANNING NOME DO OCUPANTE E CARGO substituto Cód.potencial Cód.desempenho idade experiência tempo no cargo tempo na empresa MODELO.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Apresentação Diagnóstico Social
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Encontro Estadual do PMAQ
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Hiperdia Tarsila Cunha.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Oficina de Divulgação de Resultados
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Autoavaliação como ferramenta de Melhoria do Acesso e da Qualidade
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins

AVALIAR

Avaliar

Meios de Avaliação AMQ – Avaliação para melhoria da Qualidade IDSUS – Índice de desempenho do SUS CARTA

AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade Trata-se de uma metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a estratégia Saúde da Família. Os eixos centrais da proposta são ◦ Estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, ◦ Avaliação como instrumento de gestão, ◦ Tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde.

Composto por 5 instrumento. ◦ Gestor Municipal de Saúde ◦ Coordenação da Saúde da Família ◦ Unidade Saúde da Família ◦ Equipe de Saúde da Família ◦ Profissionais de nível superior de Saúde da Família. As questões são elencadas em 5 níveis de qualidade. (desde elementar até avançada). AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade

Esses instrumentos possibilitam a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população. A partir desse conhecimento os gestores, coordenadores e profissionais poderão elaborar planos de intervenção e propor ações para melhoria da qualidade. AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade

IDSUS Indíce de Desempenho do SUS. O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. Avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

O IDSUS faz parte do Programa permanente de avaliação do SUS, assim como a carta - SUS. O levantamento de dados para divulgação do IDUS será realizado a cada três anos. IDSUS

Carta - SUS Uma espécie de carta-resposta enviada ao usuário até 90 dias após sua internação para saber como foi o atendimento. Essa pesquisa poderá ser respondida através do cartão resposta destacável da carta, que tem transporte pago pelo Ministério da Saúde. Basta preenchê-lo e entregá-lo ao carteiro, agência ou caixa de coleta dos correios. Caso prefira, o paciente ou um familiar pode responder através da Ouvidoria-Geral do SUS/Disque Saúde 136.

Carta - SUS

Plano de melhoria da saúde (específico)

Revisando Vídeo

Atividade em dupla Estabelecer um Plano de Ação para um paciente com Hipertensão Arterial. Minha Meta: Minhas Ações: Ações dos profissionais de saúde: Data Alvo: