Dra. Elizabeth Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Fundamentação Teórica
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
CONHECENDO PELA LEITURA
Proativos E Reativos Em 14 Lições.
O Aluno a Distância.
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
Leitura trabalhada como método
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Programa aluno pesquisador
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
A COMPREENSÃO EM LEITURA
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Comunicação e Expressão Profª Vania.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
AULA 6 Como Estudar.
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
A compreensão em leitura
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Proativos E Reativos Em 14 Lições.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Fichamento: técnica de estudo
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Violência? Diga não!.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Resumo.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Organizando o trabalho pedagógico
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHA[1][1] CARITA, Ana et al. Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença, Parte 1. Renato Gomes Neves[2][2] Carita et al. (1997) trabalham.
Metodologia de Pesquisa
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Dicas Gerais sobre a Monografia
OFICINA DE REDAÇÃO Cursinho Humanista.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CORRETAMENTE
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Passos para Planejamento
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Como redigir um bom texto?
a importância da leitura
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Dra. Elizabeth Teixeira Ofício de Estudante Competências Transversais e Desafios a Enfrentar Dra. Elizabeth Teixeira

Ponto de vista Semântico: Ponto de vista Analítico: Profa. Elizabeth Teixeira Pergunta 1: O que é um ofício? Ponto de vista Semântico: Ofício é uma ocupação, um trabalho de caráter permanente que nos possibilita sobreviver e ser reconhecido ou tolerado pela sociedade Ponto de vista Analítico: Ofício é uma forma tanto de ser reconhecido pela sociedade como de existir numa organização Pergunta 2: Ser estudante é um ofício?

Pergunta 3: O que é uma competência? Profa. Elizabeth Teixeira Pergunta 3: O que é uma competência? Segundo Perrenoud (1999) “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” (p.7) Pergunta 4: O que são competências transversais? Disciplina 1 Disciplina 2 Disciplina 3 Disciplina 4 Vamos testar algumas competências?

Profa. Elizabeth Teixeira Teste amarelo 1) Você sempre cumpre uma agenda de estudo, marcando a hora para estudar e a matéria, dia a dia, para toda a semana? ( ) sim ( ) não 2) Na sua casa há um lugar especial para você estudar, reservado, separado dos demais, com iluminação própria, boa ventilação, que você considera seu canto de estudo? ( ) sim ( ) não 3) Você sempre tem os textos, livros e apostilas indicadas pelos professores para estudar a matéria deles? ( ) sim ( ) não

Dra. Profa. Elizabeth Teixeira Resultado 1 Se você respondeu sim às 3 questões... ... Você tem boas condições para avançar no ato de estudar! Resultado 2 Se você respondeu não às 3 questões... ... Você vai precisar buscar melhores condições para estudar!

Profa. Elizabeth Teixeira Teste azul 1) Você lê um texto pela 1ª vez para procurar os significados e idéias correlatas; para destacar os trechos significativos e informações e vai sublinhando e/ou marcando e quando acaba o texto está todo riscado ou colorido? ( ) sim ( ) não 1) Você lê um texto, palavra por palavra, em um só ritmo, vagaroso, só lê um tipo de assunto, o que mais gosta e acha que lê pouco? ( ) sim ( ) não

? Profa. Elizabeth Teixeira Resultado 1 Se você respondeu sim às 2 questões... ... Você não tem atitudes de um bom leitor!!!! ? Resultado 2 Se você respondeu não às 2 questões... ... Você tem atitudes de um bom leitor!

Profa. Elizabeth Teixeira Teste vermelho 1) Um texto dissertativo é o desenvolvimento de uma idéia geral, baseado na divisão e enumeração de seus vários aspectos, seguindo-se a sua comprovação ou justificação ( ) sim ( ) não 2) A macroestrutura dos textos,ou seja, a coerência, garante-se quando é um todo encadeado, sem oposições. ( ) sim ( ) não 3) A microestrutura dos textos, ou seja, a coesão, garante-se com a utilização da sintaxe, encadeamento lógico,etc ( ) sim ( ) não

... você vai dar conta dos textos acadêmicos com sucesso! Profa. Elizabeth Teixeira Resultado 1 Se você respondeu sim às 3 questões... ... você vai dar conta dos textos acadêmicos com sucesso! 10! Resultado 2 Se você respondeu não à qualquer uma das questões... ... você terá problemas! ?

Profa. Elizabeth Teixeira Pergunta 5: Quais são as competências transversais para o ofício de estudante? Desenvolver a arte de ler, Para avançar da leitura da palavra para a leitura do mundo! Praticar o ato de estudar... para poder aprender a aprender Escrever, com coerência e coesão, sem cópias das palavras dos autores, mas sim, com sua expressão e posição própria.

Vocês querem começar já um competente ofício de estudante? Profa. Elizabeth Teixeira Vocês querem começar já um competente ofício de estudante? ESTUDEM... LEIAM... BARNES, Rob. Seja um Ótimo Aluno. São Paulo: Papirus, 1995. BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a Aprender. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1998. MATOS, H.C.J. Aprenda a estudar: orientações metodológicas para o estudo. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1996. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias. 6 ed. Belém: Editora UNAMA, 2003.

Concluindo... e refletindo sobre os desafios Profa. Elizabeth Teixeira Concluindo... e refletindo sobre os desafios Se o seu professor não lhe tornar competente para o ofício de estudante, desconfie de sua competência Não acredite que toda aula expositiva é tradicional e toda aula com dinâmica de grupo é progressista ... acredite nas duas se fizerem você pensar, questionar, pesquisar Se você só conseguir ser competente nas notas aqui dentro.... sem conseguir aprender... CUIDADO! Sua incompetência irá aparecer... lá fora!

BEM VINDOS AO OFÍCIO DE ESTUDANTE ! Profa. Elizabeth Teixeira BEM VINDOS AO OFÍCIO DE ESTUDANTE ! FIM