Alfabetizando com informática 1
Localidade Localizada no Distrito Alegre a 40 km do município de Coromandel. População : 60 habitantes, sendo que a maioria são idosos. Alunos e professores não têm computadores em casa. Não há torre de celular na comunidade. Comunicação escola/SRE/SEE é feita quase que exclusivamente via e-mail. 2
3
Panorama 2 turmas: 1 de Ciclo Inicial e 1 de Ciclo Complementar, sendo 5 alunos e 7 respectivamente. 4
5
6
Estrutura do laboratório Recebeu 7 máquinas: 6 estações e 1 servidor do Projeto Escolas em Rede. O laboratório é compartilhado com a biblioteca. 2 turmas no laboratório: 2 alunos por máquina; 1 turma: um aluno por máquina. 7
Laboratório É um ambiente familiar para os alunos, onde sentem-se à vontade e o utilizam com zelo. 8
9
Início Curiosidade dos alunos Internet para comunicação, como meio para suprir a necessidade local Uso pedagógico para favorecer a aprendizagem dos alunos. 10
Início Professora fez curso procurou fazer curso por conta própria Adaptação da ferramenta à necessidade educacional Professora Eliane faz curso à distância 11
Os alunos são estimulados a utilizá-los, sempre de forma criativa e responsável. Utilizar o laboratório de informática num trabalho dinâmico e criativo de modo que envolva todas as disciplinas da grade curricular. 12
Perfil da Clientela atendida Equipe escolar, alunos e comunidade. 3 alunos residem no distrito, 9 em fazendas do entorno. 13
Objetivos Melhorar as práticas pedagógicas da escola, ampliando os horizontes do saber no mundo globalizado , buscando novos conhecimentos. 14
Objetivos Promover atividades interdisciplinares utilizando recursos do laboratório de informática. 15
Objetivos Modernizar as formas de ensinar. 16
Objetivos Atender toda comunidade através de informações pela internet. 17
Objetivos Monitorar e acompanhar o trabalho pedagógico adequado no laboratório de informática. 18
Objetivos Implementar o projeto na Alfabetização,Letramento,contextualização da Matemática, atividades lúdicas. 19
Ações desenvolvidas na escola Pesquisas relativas aos conteúdos estudados; Atividades on-line; Conhecimento do alfabeto Ditados com auto-correção 20
Ações desenvolidas na escola Análise e interpretação de textos; Ouvir histórias infantis; Vídeos culturais; Produção de textos; Sites educativos com jogos / pesquisa; Gêneros textuais 21
Ações desenvolvidas na escola Familiaridade com o Centro de Referência Virtual do Professor e Portal da Educação da SEE/MG 22
Desenvolvimento Alunos de outras escolas, mas que vivem nesta localidade utilizam o laboratório para pesquisas e trabalhos escolares. 23
Tarefas Preparar aulas que induzam ao aluno investigações, disputas, brincadeiras, determinações, inovações de conhecimentos, prazeres, risos, cantigas, percepção e valorização de seus conhecimentos; Zelo pelos equipamentos. 24
Responsáveis Professores e especialista 25
Cronograma Durante o ano letivo, de acordo com o plano de aula do professor regente. 26
Avaliação O aluno será avaliado continuamente observando-o em cada ação e conhecimentos. 27