Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Advertisements

Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
Evelin Amorim Sabina Santos
DOR LOMBAR AGUDA.
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Mobilização articular
O movimento e o exercício
Ergonomia ERGONOMIA.
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA FISIOTERAPIA / TRAUMATOLOGIA
Palestra: Ergonomia e Saúde
SISTEMA ESQUELÉTICO.
ARCOS PLANTARES CAVOS, PLANOS E NORMAIS.
Principais patologias identificados pelo raio x
Artropatias Inflamatórias
NÍVEIS DE MOBILIZAÇÃO COM OSCILAÇÃO: MAITLAND
OSTEOARTRITE Osteoartrite = artrose = osteoartrose = doença articular degenerativa “Afecção primária ou secundária, que pode ter origem na cartilagem ou.
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
SEMIOLOGIA DA COLUNA VERTEBRAL
TRATAMENTO CIRÚRGICO NA DISPLASIA DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRIL
Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.
Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Cont. aula radiculopatias
POSTURA CORPORAL.
Desvios Posturais de Tronco
Sacroiliaca 50% das sacroileítes são erroneamente diagnosticadas e tratadas como lombalgia.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
POSTURA – UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO CORPORAL
Coluna Vertebral Luciana Cooper.
Coluna Vertebral.
Disciplina de anatomia
Exercícios de Klapp Prof. Kemil Rocha sousa.
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Lombalgia.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COLUNA VERTEBRAL
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Coluna vertebral.
As medidas de comprimento são médias do percentil 50 de tripulações da Força Aérea Norte Americana.
Espondilite Anquilosante (EA) Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Caso Clínico Ortopedia
Tração Lombar e Cervical
Músculos que agem na coluna cervical, torácica e lombar
Sitema esquelético.
RPG.
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Desvios da Coluna Vertebral
ESPINHA BÍFIDA OU MIELODISPLASIA
ESCOLIOSE ESCOLIOSE ESCOLIOSE.
Alterações Posturais.
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Anatomia e Cinesiologia da Coluna Vertebral
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
Distúrbios Musculoesqueléticos
Pelve e Quadril Estrutura e Função
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
Coluna vertebral.
Lesões Desportivas Cabeça e Tronco.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes

POSTURA O que é alinhamento postural adequado? VISTA LATERAL - Linha reta que passa (força da gravidade) que passa: Lobo da orelha; Corpos das vertebras cervicais; Ponta do ombro; Linha média do tórax; Corpos vertebras lombares; Ligeiramento posterior ao trocanter; Ligeiramente anterior a articulação do joelho; e Ligeiramente anterior ao maléolo lateral.

Postura Correta: posição que impõe o mínimo de estresse nas articulações e exige atividade muscular mínima. Defeituosa: Aumento do estresse articular ou muscular.

Postura Defeituosa: Articulações rígidas ou móveis demais. Músculos fracos, encurtados ou alongados. = Postura não pode ser facilmente alterada para corrigir o alinhamento = PATOLOGIA.

ESTRESSES ARTICULARES Estresses anormais causam desgaste excessivo das superfícies articulares que podem produzir osteófitos e esporões de tração, o que significa a tentativa do corpo de alterar sua estrutura para se adaptar a esses traumas cumulativos. Estresse agudo sobre o crônico  Busca tratamento!

CURVATURAS VERTEBRAIS CURVATURAS PRIMÁRIAS – são as vistas ao nascimento, c/ a coluna côncava anteriormente, flexionada. Então são primárias as torácica e sacral; CURVATURAS SECUNDÁRIAS – são convexas e distendidas anteriormente. Aos 03 meses qdo a criança levanta a cabeça, forma-se a lordose cervical. Aos 06 e 08 meses qdo a criança começa a sentar e andar, forma-se a lordose lombar.

CURVATURAS E VELHICE Na velhice as curvaturas secundárias podem desaparecer em decorrência da instalação de processos degenerativos discais, calcificação ligamentar anterior, osteoporose c/ acunhamento vertebral.

POSTURA E CRESCIMENTO A criança fica em pé c/ base alargada e joelhos semi- fletidos; Ocorre geno varo até os 18 meses em média. Após ocorre geno valgo até os 03 anos em média. Até os 06 anos de idade os MMII devem tornar-se retos naturalmente; Crianças apresentam hiperlordose lombar por fraqueza da musculatura abdominal e pelve pequena.

Os pés parecem planos em decorrência do coxim adiposo nos arcos plantares e desenvolvimento mínimo da porção medial. Com o crescimento estas características mudam e o desenvolvimento da musculatura nos pés facilita este realinhamento.

Na adolescência a postura muda devido as alterações hormonais e desenvolvimento musculoesquelético; Temos 02 estirões do crescimento : 01 qdo bebês e outro na adolescência q/ dura em torno de 2,5 a 04 anos; Mulheres entram na puberdade entre os 08 e 14 anos e os homens entre os 9,5 a 16 anos. Nesta fase ocorrem as diferenças corporais; c/ homens c/ MSs e MIs + compridos, ombros + largos, quadrís + estreitos e maior tamanho global; Por estirões do crescimento rápidos, as vezes os homens podem parecer desajeitados e assim apresentar alterações posturais.

FATORES ANATÔMICOS QUE AFETAM A POSTURA Contornos ósseos (ex: hemivértebra); Frouxidão de estruturas ligamentares; Contração fascial ou musculotendinosa (ex:tensor da fáscia lata, peitorais, flexores do quadril); Ângulo pélvico (o normal é 30º); Posição e mobilidade articular;

FATORES POSTURAIS (posicionais) Mau Hábito Postural - Comum em pessoas q per manecem muito tempo sentados ou em pé e curvam-se p/ frente; Causa comum em crianças é não querer parecer + alto q seus colegas. O estirão pode provocar crescimento desiguais, como o crescimento muscular não acompanhar o ósseo (ex: adolescentes c/ encurtamento de isquios); Desequilíbrio muscular ou contratura - (ex: iliopsoas contraído aumenta a lordose lombar);

FATORES POSTURAIS (estruturais) Anomalias congênitas; Problemas no desenvolvimento; Traumas; Doenças adquiridas; Difíceis de corrigir sem cirurgia pois a maioria envolve alteração nas estruturas ósseas. Mas cuidados pessoais controlam os sintomas.

Outros Fatores (posicionais) Dor – tb pode causar má postura. (ex:compressão de 01 raiz nervosa lombar pode causar lombalgia e escoliose posicional por busca de postura antálgica); Condições Respiratórias – (ex: enfisematoso); Fraqueza geral; Excesso de peso; Déficit proprioceptivo; Espasmo muscular (ex: lesões cerebrais)

CORREÇÃO P/ NÃO-ESTRUTURAIS A maioria é relativamente fácil de ser corrigida, c/ objetivos como: Fortalecimento dos músculos fracos; Alongamento de estruturas encurtadas; Conscientizar o pcte de q/ é sua responsabilidade corrigir sua postura em situações posicionais e na realização de suas atividades diárias.

DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL

LORDOSE CAUSAS : Deformidade postural; Frouxidão muscular, principalmente os abdominais em combinação c/ o encurtamento dos flexores do quadril e extensores lombares; Abdomen pesado, por excesso de peso ou gravidez; Mecanismo compensatórios por uma cifose por ex.;

Contratura em flexão do quadril; Espondilolistese; Problemas congênitos (ex:luxação congênita bila teral de quadril); Falha da segmentação do arco neural ou da articulação facetária; Moda (ex: salto alto).

CIFOSE Do ponto de vista patológico é um exagero da curva torácica normal; Pode ser causada por tuberculose, fraturas por compressão vertebral, Doença de Schwermann, Espondilite Anquilosante, osteoporose senil, tumores, compensação p/ lordoses cervicais e lombares e anomalias congênitas e paralisias de músculos posturais.

OSTEOCONDRITE VERTEBRAL DE SCHWERMANN Tb podem acarretar cifose estrutural; Ocorre inflamação do osso e da cartilagem em torno da anel do corpo vertebral; Ocorre acunhamento anterior da vértebra; É um distúrbio vertebral q/ atinge 10% da população. Várias vértebras são afetadas, mas principalmente entre T10 e T12.

POSTURA DEFEITUOSA

ESCOLIOSE É uma curvatura lateral na coluna. ESCOLIOSE NÃO-ESTRUTURAL – pode ser causada por problemas posturais, irritação de raízes, inflamação ou compensação na lombar por descrepância no comprimento dos MMII. ESCOLIOSE ESTRUTURAL – envolve principal - mente deformidade óssea q pode ser congêni - ta ou adquirida (hemivértebra, vértebra em cu - nha). Pode ser idiopática (genética).

Na escoliose estrutural o pcte não tem flexibilidade normal e a flexão lateral do tronco é assimétrica. Na não-estrutural a limitação é segmentar e a flexão lateral do tronco é simétrica; Na não-estrutural não há deformidade óssea, não é progressiva e desaparece c/ a inclinação anterior, enquanto a estrutu- ral não desaparece e é progressiva.

A escoliose idiopática representa 75% a 85% dos casos estruturais A escoliose idiopática representa 75% a 85% dos casos estruturais. Os corpos ver- tebrais rodam em direção à convexidade, c/ os processos espinhosos direcionando - - se p/ a concavidade. Os espaços intervertebrais são estreitos no lado côncavo e alargados no lado convexo Podem alterar posições dos órgãos qdo a curva excede 60º e reduzir a complascên - cia pulmonar.