REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Ensaiando um ensaio.
PRODUÇÃO RESENHA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
Como elaborar um texto Argumentativo
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
Professora Camile Baccin
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
1. Sugestões para o trabalho individual
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
ARTIGO CIENTIFICO.
Dissertação.
Teorias da argumentação e discurso jurídico
Teorias do conhecimento
Conhecimento de mundo.
Função argumentativa da narrativa dos fatos
Teoria e prática da argumentação
Fichamento: técnica de estudo
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Iniciação Científica º Série/EM.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Hermenêutica Jurídica
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Texto Dissertativo Argumentativo
O ÔNUS DA PROVA E A PROVA EMPRESTADA
Teoria e Prática da Redação Jurídica
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
A Dissertação.
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 6
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO Narrar os fatos importantes do caso concreto, tendo em vista que o reconhecimento de um direito passa pela.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
A DOUTRINA DO CONHECIMENTO
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Tipologia textual Dissertação.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA ARGUMENTO DE AUTORIDADE: APELANDO PARA A OPINIÃO DO EXPERTO

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA ARGUMENTOS Argumentos – meios linguísticos de persuasão; Argumento de autoridade – um dos mais relevantes do discurso judiciário atual;

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA ARGUMENTO DE AUTORIDADE (ARGUMENTUM AD VERECUNDIAM) Utiliza-se de lição de pessoa conhecida e reconhecida em determinada área do saber; Espécie de argumento utilizado para prevalecer seu posicionamento ou silenciar um opositor; Trazer em uma discussão a opinião de um experto que se presuma tenha conhecimento aprofundado de um determinado assunto;

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Para a comprovação da tese, o argumentante usa de lição de professor especialista na área; A citação da doutrina representa o uso mais comum de argumento de autoridade em nosso discurso forense atual; Quando se estabelece essa coerência entre a tese estabelecida pelo autor (ou ao menos um ponto forte que se deseje comprovar) e o posicionamento da autoridade, o argumento ad verecundiam se aperfeiçoa.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA A utilização do argumento ad verecundiam leva à presunção de imparcialidade; Quando o argumentante lança mão do posicionamento de uma autoridade (recorte de obra publicada) deixa claro o seu posicionamento em relação à veracidade científica; Efeito suasório repousa em efeito duplo: 1. presunção de conhecimento; 2. presunção de imparcialidade.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Importância da seleção de fontes seguras; Necessidade de coerência entre a fonte escolhida e a argumentação apresentada pelo argumentante; Importância de buscar a veracidade científica; Na interpretação e aplicação do Direito como ciência, o julgador deve procurar o embasamento com maior quantidade de provas: Toda argumentação (...) não deve somente persuadir, senão convencer ou ao menos contribuir à convicção (…) porque de outra forma o intelecto fica seduzido,mas não convencido (KANT, Crítica do Juízo)

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Regra da validade do argumento X (pessoa ou organização que deve saber de algo) disse Y; portanto Y é verdade; Importância de se colocar à prova todo argumento de autoridade utilizado pela parte contrária, estabelecendo sua validade; Apresentação formal da ciatação de uma autoridade – indicação do ano de publicação – possibilidade de mudança de posicionamento em obra posterior.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA O EXPERTO Necessidade de não confundir autoridade técnica em um determinado assunto com poder; Autoridade jurídica não é o mesmo que autoridade judiciária ou autoridade legal; Investigação do arcabouço científico daquele que se apresenta como especialista em uma determinada área;

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Validade da opinião Importância de se observar a opinião de autoridades sobre um determinado tema; A exposição de argumentos de autoridades diferentes deve ser clara e breve; O argumentante deve utilizar citação apenas como um de seus argumentos e aproveitar-se da presunção de razão da autoridade para resumir seus fundamentos.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Confiabilidade da fonte Não se deve questionar a retidão de opinião de uma determinada autoridade – questão de subjetividade; Observar em que medida determinada autoridade não tem conhecimento suficiente de uma dada teoria – o modismo leva ao descrédito.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Questão da consistência Quanto maior for a aclamação do mesmo princípio por várias autoridades, de maior força reveste-se o argumento; este é mais consistente quanto menos isolado vier.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Questão das provas Importância das provas materiais – citação de documentos que permitam ao leitor comprovar as fontes de todo o raciocínio desenvolvido (nome da obra, lugar da edição, nome da editora, ano da publicação, página em que se encontra no livro).

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Perícias Caracterizam-se como modo de produção do argumento; “A perícia é uma modalidade de prova destinada a levar ao juiz elementos instrutórios de ordem técnica, podendo consistir em uma declaração de ciência na afirmação de um juízo ou em ambas as operações simultaneamente.” (Zarzuela, 2000 p. 36).

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Parecer É a opinião do experto aplicada; Espelha-se na solução de um caso concreto, mais complexo e intrincado; Traça em sua fundamentação percurso que dá aporte às questões que ainda estão por ser respondidas.

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA O parecerista deve: Apresentar seu currículo (questão do experto); Demonstrar sua experiência em relação ao tema (questão da área); Expor em percurso lógico-argumentativo, os pontos sobre os quais se baseia sua opinião (questão das provas); Confrontar seu resultado com a doutrina de outros expertos (questão da consistência); Demonstrar que seu posicionamento já foi adotado por ele em outros momentos (questão da confiabilidade).

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Combatendo o argumento de autoridade 1. desvirtuar a discussão da pessoa da autoridade para seus próprios fundamentos: a autoridade não pode livrar-se do ônus de fundamentar seus pareceres – relação entre o poder e o saber; 2. buscar outras autoridades que desmintam a afirmação que se pretende combater; 3. pesquisa e aprofundamento da matéria são fundamentais.