Disciplina: Educação Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA – Saneamento Básico
Advertisements

O MINISTÉRIO PÚBLICO EM DEFESA DAS ÁGUAS
Epidemiologia e Saneamento
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
A história do Saneamento no BRASIL
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
Professora e enfermeira : Carla Gomes
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
CAPÍTULO 1 A importância do Sistema Público de Abastecimento de Água;
ÁGUA E SAÚDE.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Saneamento da Habitação
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Introdução e Conceitos Fundamentais
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Direito humano a alimentação adequada
SANEAMENTO.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Plano Municipal de Saneamento Básico
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Cuidados em saúde nos abrigos
Contribuição da ABES/AL à Pré-Conferência de Resíduos Sólidos
SANEAMENTO E SAÚDE.
Atividade 1º Passo.
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
Plano Municipal de Saneamento Básico
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Água poluída mata mais que violência no mundo
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
O Ambiente e suas implicações para a Saúde
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Recursos Naturais, Tecnologias e Controle Ambiental
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Medidas de Saúde Coletiva
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Reuso da Água ALUNOS : Rafael Coelho de Lima RA:
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
Tratamento de Água e Esgoto
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CAMURIM – ITAIÇABA – CEARÁ. Esp. Francisco Adriano Maciel Costa Ms. Romildo Lopes de Oliveira.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Educação Ambiental Saneamento Ambiental Disciplina: Educação Ambiental

SANEAMENTO O que é saneamento?

Ação de sanear, limpeza, asseio, curar, recuperar, tornar limpo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): SANEAMENTO 1. Conceito Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): Saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social.

De outra forma, pode-se dizer que: saneamento caracteriza o conjunto de ações sócio-econômicas que tem por objetivo alcançar salubridade ambiental.

A maioria dos problemas sanitários que afetam a população mundial estão intrinsecamente relacionados com o meio ambiente. Um exemplo disso é a diarréia que, com mais de quatro bilhões de casos por ano, é uma das doenças que mais aflige a humanidade, já que causa 30% das mortes de crianças com menos de um ano de idade. Entre as causas dessa doença destacam-se as condições inadequadas de saneamento (GUIMARÃES, CARVALHO e SILVA, 2007).

Mais de um bilhão de habitantes na Terra não têm acesso à habitação segura e a serviços básicos. Estimam que o ambiente doméstico inadequado é responsável por quase 30% da ocorrência de doenças nos países em desenvolvimento.

Guimarães, Carvalho e Silva (2007) explicam que investir em saneamento é uma das formas de se reverter o quadro existente. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde afirmam que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$4,00 na área de medicina curativa.

2. Objetivo do Saneamento Promover o bem-estar físico, social e mental Promover a saúde

2. objetivo Promover a disciplina sanitária de uso do solo Controle de doenças transmissíveis , para proteger e melhorar as condições de vida da população. Promover o abastecimento de água potável, coleta e Disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos,

3. Áreas de atuação da saúde ambiental - ABASTECIMENTO DE ÁGUA; - AFASTAMENTO DE DEJETOS; - COLETA, REMOÇÃO E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS; - DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS; - CONTROLE DE INSETOS E ROEDORES; - SANEAMENTO DOS ALIMENTOS; - SANEAMENTO DA HABITAÇÃO, DOS LOCAIS DE TRABALHO E DE RECREAÇÃO