Sistemas de Apoio às Decisões Unidade III Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Arquitetura Funcional de SADs
CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Sistemas de Apoio à Decisão
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de Informação
ERP – CRM - BI.
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Gildo de Almeida Leonel
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Gerenciamento de Dados
Tecnologia da Informação
Tecnologia da informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
Sistema de informação gerencial e gestão estratégica na empresa Prof Paulo Germano.
E-commerce e E-business
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Como Melhorar a Tomada de Decisão
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
O L A P PROCESSAMENTO ANALÍTICO ONLINE
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E GESTÃO ESTRATÉGICA NA EMPRESA
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Disciplina: Inteligência Artificial
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Evolução da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Sistemas de Negócios SIF03.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Apoio às Decisões Unidade III Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010

2 Apoio às Decisões de e-Business Customer Relationship Management Situation: What-if Scenario Analysis Supply Chain Management Knowledge/Innovation Management Enterprise Performance Monitoring Employee- Manager/ Customer/Partner A figura destaca algumas das principais aplicações de apoio à decisão de e- business que estão sendo disponibilizadas.

3 Vamos nos concentrar na forma como a Internet, intranets e outras tecnologias de informação disponibilizadas na web vêm fortalecendo o papel que os SI desempenham no apoio das atividades de tomada de decisão de cada gerente e técnico de informação num empreendimento de e- business. e-Business e Apoio à Decisão

4 A utilização de SI para apoiar o processo decisóriofoi um dos principais impulsos à utilização da TI nas empresas. A revolução do e-commerce gerada pela Internet está ampliando o uso e apoio à decisão de todos os usuários dos SI. Tendências do Apoio à Decisão de e-business

55 O tipo de informações requerido pelos tomadores de decisão está diretamente relacionado como nível da tomada de decisão gerencial e a estrutura das situações de decisão que eles enfrentam. A seguir veremos uma figura que nos mostra uma pirâmide gerencial clássica que se aplica ainda às organizações que sofreram downsizing, e as estruturas organizacionais achatadas ou não hierárquicas Informação, Decisões e Administração

6 Administração Estratégica Executivos e Diretores Administração Tática Gerentes e Unidades de Negócio e Equipes Autodirigidas Administração Operacional Gerentes de Operação e Equipes Autodirigidas Decisions Information Estrutura da Decisão Unstructured Semi-structured Structured Características da Decisão Especiais (ad hoc) Não programadas Resumidas Infrequentes Antecipadoras Externas Perspectiva ampla Pré especificadas Programadas Detalhadas Frequentes Históricas Internas Foco Estreito Requisito de Informação para os tomadores de decisão

777 Administração Estratégica  normalmente um conselho de diretores e um comitê executivo do presidente e principais executivos desenvolvem as metas globais, estratégias, políticas e objetivos da organização como parte do processo de planejamento estratégico. Administração Tática  desenvolvem planos de curto e médio prazo, programações, orçamentos e especificam políticas, procedimentos e objetivos do negócio para as subunidades, como também distribuem recursos e minitoram o desempenho. Administração Operacional  desenvolvem planos de curto prazo como os programas de produção semanal. Eles dirigem o uso de recursos e desempenho das tarefas de acordo com procedimentos e dentro dos orçamentos e programações definidos. Informação, Decisões e Administração

88 As decisões estruturadas envolvem situações sem que os procedimentos a serem seguidos,quando é necessária uma decisão, podem ser especificados de antemão. Decisões não estruturadas envolvem situações e decisão nos quais não é possível especificar de antemão a maioria dos procedimentos a serem seguidos. Decisões semi estruturadas sugerem que alguns procedimentos de decisão podem ser especificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definida recomendada. Estrutura das Decisões

99 Estrutura da Decisão Administração Operacional Administração Tática Administração Estratégica Não estruturadaAdministração de CaixaReengenharia de processo empresarial Análise de desempenho de grupo de trabalho Planejamento de novos negócios Reorganização da empresa Semi estruturadaAdministração de Crédito Programação da Produção Atribuição diária de trabalho Avaliação de desempenho dos funcionários Orçamento de capital Orçamento d Programas Planejamento de produtos Fusões e aquisições Localização da sede EstruturadaControle de estoqueControle de programa

10 Os SI devem ser projetados para produzir uma multiplicidade de produtos destinados a atender às necessidades dos tomadores de decisão. Alguns exemplos: Administração estratégica  relatórios resumidos, ad hoc e não programados, previsões e informações externas para apoiar seu planejamento não estruturado. Administração operacional  relatórios internos mais pré especificados, que enfatizem comparações entre dados correntes e dados históricos que apoiem suas responsabilidades mais estruturadas nas operações cotidianas. Estrutura das Decisões

11 Tipo original de sistemas de apoio gerencial, constituindo ainda uma categoria importante de SI. Esses produtos predefinidos satisfazem as necessidades de informação dos tomadores de decisão dos níveis operacional e tático, que encontram tipos de situações de decisão mais estruturados. Ex.: Relatórios de análise de vendas ajudam a avaliar diferenças no desempenho entre vendedores que vendem os mesmos tipos de produtos para os mesmos clientes. Sistemas de Informação Gerencial (SIG/MIS)

12 A saída da maioria dos SIGs corresponde a um conjunto de relatórios que são distribuídos aos gerentes. Tipos de Relatórios: Relatórios periódicos programados - produzidos periodicamente ou de acordo com um agendamento: diária, semanal ou mensal. Relatórios indicadores de pontos críticos – resumem as atividades críticas do dia anterior, estando geralmente disponíveis no início de cada jornada de trabalho. Orien- tam em ações corretivas e emergenciais relacionados a aspectos fundamentais do negócio. Relatórios Gerenciais (SIG/MIS)

13 Saídas de um SIG Relatórios por solicitação – as informações encontram- se disponíveis sempre que um gerente as requisita. Dessa forma eles nãoprecisam esperar a chegada dos relatórios programados. Relatórios de exceção – produzidos automaticamente quando há uma situação incomum ou que exija alguma intervenção gerencial. Quando um relatório de exceção é produzido, um gerente ou executivo deve intervir. A determinação dos parâmetros deve ser feita cuidadosamente, pois parâmetros muito abaixo do esperado podem resultar numa abundância de relatórios, já os acima podem significar que problemas que exigiam uma ação foram negligenciados.

14 Saídas de um SIG Relatórios de drill down – disponibilizam dados mais detalhados sobre uma situação a medida que se necessita aprofundar uma pesquisa. Primeiro Nível Segundo Nível Terceiro Nível Quarto Nível

15 Relatórios Gerenciais (SIG/MIS) Relatórios em pilha – As informações são empilhadas na estação de trabalho do gerente. São utilizados software de transmissão em rede para transmitirem seletivamente relatórios e outras informações para os PCs dos profissionais através das intranets.

16 Processamento Analítico Online (Olap) É a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias. Fornece para organizações um método de acessar, visualizar, e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance. A velocidade com que executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e seu sucesso de longo prazo. OLAP apresenta informações para usuários via um modelo de dados natural e intuitivo. Através de uma simples pesquisa, usuários finais podem rapidamente analisar inúmeros cenários, gerar relatórios "ad hoc", e descobrir tendências e fatos relevantes independente do tamanho, complexi- dade, e fonte dos dados corporativos.

17 Processamento Analítico Online (Olap) Colocar informação em bancos dados corporativos sempre foi mais fácil do que retirá-los. Quanto maior e complexa a informação armazenada, mais difícil é para retirá-la. A tecnologia OLAP acaba com estas dificuldades levando a informação mais próxima ao usuário que dela necessite. Portanto, o OLAP é frequentemente utilizado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais, sistemas ERP e CRM, sistemas contábeis, e Data Warehouses. Estas características tornaram-no uma tecnologia essencial em diversos tipos de aplicações de suporte à decisão e sistemas para executivos.

18 Processamento Analítico Online (Olap) OLAP Server OLAP Server Multi- dimensional database Corporate Databases Client PC Planilha Pacotes estatíticos SIE Pacotes de apoio à decisão Os dados são recuperados de BD empresariais e e preparados em um BD multidimensional de OLAP Para recuperação por sistemas de front-end Operational DB Data Marts Data Warehouse

19 Processamento Analítico Online (Olap) O processamento analítico online envolve várias operações analíticas básicas, como por exemplo: Consolidação  envolve a agregação de dados. Isso pode envolver simples junções ou agrupamentos complexos, envolvendo dados inter- relacionados. Os escritórios de vendas podem ser agrupados em distritos e estes anexados a regiões. Drill Down  segue o caminho inverso ao da consolidação de forma a exibir dados mais detalhados que compõem os dados consolidados. As vendas por produtos ou por representantes, que compõem os totais de vendas de uma região,poderiam ser facilmente acessados. Slicing and dicing (fatiar)  possibilidade de considerar os BDs a partir de diferentes pontos de vista. Uma fatia do BD de vendas poderia mostrar todas as vendas por canal de vendas dentro de cada tipo de produto dentro das regiões. Outra fatia poderia mostrar todas as vendas por canal dentro de cada tipo de produto.