Estratégia de operações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de produção enxuta
Advertisements

Estratégias da Produção
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Capítulo 4 Administrando projetos de produtos e processos de produção.
Sistemas de Apoio à Decisão
Administração da Produção: Conceitos
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
superior tecnologia gráfica Flávio Botana CURSO DE TECNOLOGIA GRÁFICA
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
Estratégia de Operações e
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Planejamento e Controle da produção
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Estratégia de operações
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Capítulo 5 Análise de processos 1.
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Gestão por Competências
Recebe pacotes dos clientes Classifica-os por destino
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Planejamento e estratégia
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Operações como arma competitiva
Capítulo 5 Análise de processos 1.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Administração estratégica de marketing
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE O PERAÇÕES Estratégia de negócios – baixo.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE P RODUÇÃO Sumário do Capítulo Tem Tudo a.
Capítulo 8 Layout de Instalações 1.
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Logística Integrada Engenharia de Produção
BEM-VINDO À DISCIPLINA
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Estratégia de Operações
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
Plano de Negócio Exercício.
Planejamento Agregado de Vendas e Operações
BENCHMARKING.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Estratégias da Produção
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Estratégia de operações Capítulo 2 Estratégia de operações

Estratégia de operações É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para o cliente. Liga decisões de operações de longo e curto prazos à estratégia corporativa. É a essência do gerenciamento de processos e cadeias de valor. Capítulo 2 | Estratégia de operações Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 2

2 COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES C a p í t u l o Estratégia de negócios – baixo custo; segmentação de mercado; diferenciação de produto Competitividade – posicao de uma empresa no mercado consumidor em relacao a sua concorrencia Estratégia de producao – desenvolvimento de um planejamento de longo prazo para determinar como utilizar os principais recursos da empresa de modo compatível com a estrategia corporativa da organizacao Prioridades competitivas – selecionadas para apoiar uma determinada estratégia Competencias centrais – forcas especificas que permitem que uma empresa alcance sua prioridades competitivas

Papel da AP dentro da Organização Mercado Consumidor Estratégia Corporativa Estratégia de Marketing Estratégia de Produção Estratégia de Finanças 1-3

Planejamento Operacional e Controle Hierarquia do Planejamento da Produção Planejamento Estratégico (Restrições) Planejamento Tático (Restrições) Planejamento Operacional e Controle 1-4

Figura 2.1 Hierarquia do Planejamento Operacional Tipo de Planejamento Duração Questões Típicas Estratégico Longo Prazo Tamanho da planta, localização, tipo de processo Tamanho da força de trabalho, exigências de materiais Tático Médio Prazo Planejamento Operacional e Controle (POC) Curto Prazo Seqüenciamento diário de trabalhadores, funções e equipamentos 2-4

A estratégia de operações deve ser orientada para o cliente. Estratégia de operações orientada para o cliente A estratégia corporativa vê a organização como um sistema de partes interconectadas, cada uma funcionando em harmonia com as outras para atingir os objetivos desejados. A estratégia de operações apóia a estratégia corporativa e requer interação contínua entre as áreas funcionais. A estratégia de operações deve ser orientada para o cliente. Capítulo 2 | Estratégia de operações Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 7

Estratégia corporativa e decisões de administração de operação-chave Capítulo 2 | Estratégia de operações

Prioridades competitivas Custo 1. Operações de baixo custo Qualidade 2. Qualidade superior 3. Qualidade consistente Tempo 4. Rapidez da entrega 5. Entrega no prazo 6. Velocidade de desenvolvimento Flexibilidade 7. Personalização 8. Variedade 9. Flexibilidade de volume Capítulo 2 | Estratégia de operações ATENDIMENTO RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 9

Ganhadores de pedidos e qualificadores de pedidos Esses são critérios usados pelos clientes na seleção de serviços ou produtos. Ganhadores de pedidos são critérios para diferenciar serviços ou produtos de uma empresa dos de outra. Preço, qualidade, tempo, flexibilidade, atendimento pós-venda, reputação etc. Qualificadores de pedidos são níveis de desempenho comprovados requeridos para se negociar em um segmento de mercado específico. Capítulo 2 | Estratégia de operações Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 10

Combinando competências com prioridades A tabela a seguir mostra como um grupo de cartões de crédito combinou suas competências com suas prioridades e descobriu lacunas em sua estratégia de operações. Prioridade competitiva Medida Competência? Lacuna Ação Operações de baixo custo Custo por fatura Postagem semanal $0,0813 $17.000 A meta é $0,06 A meta é $14.000 Eliminar microfilmagem e arquivamento de faturas Desenvolver processo baseado na Web para enviar faturas Qualidade consistente Porcentagem de erro nas informações da fatura Porcentagem de erros na postagem de pagamentos 0,90% 0,74% Aceitável Nenhuma ação Rapidez de entrega Prazo de execução para processar pagamentos de comerciantes 48 horas Flexibilidade de volume Utilização 98% Alta demais para suportar aumento rápido de volume Contratar funcionários temporários Melhorar os métodos de trabalho Capítulo 2 | Estratégia de operações Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 11

Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Custos e Velocidade de Entrega Alto A Custo B Baixo Rápida Lenta Velocidade de Entrega 2-8

Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Entrega e Flexibilidade Rápida A Entrega B Lenta Baixa Alta Flexibilidade 2-9

Abordagem Atual para Estratégia: Curvas de Desempenho Superiores Alto A1 A2 Custo B1 B2 Baixo Rápida Lenta Velocidade de Entrega 2-10