Prof. André Marques Cavalcanti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO
Sistema de coordenadas utilizando a regra da mão direita
Capítulo 4 Administrando projetos de produtos e processos de produção.
Distribuição GRUPO 14FY.
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Prof. Miguel Antonio Pelizan
LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Planejamento-Mestre da Produção
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
Logística Empresarial
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
Decisões de Localização
Objetivos de aprendizagem
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Organização Industrial
Organização Industrial
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE ALTERNATIVAS DE CAPACIDADE
Conceitos Básicos de Estoques
TEORIA DA PRODUÇÃO.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Desafios gerenciais Aula 4.
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Avaliação de Desempenho
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia
Administração da Produção
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Logística Empresarial
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Iniciando na logística empresarial
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Introdução Definição do Local de Instalação de Uma Empresa
GESTÃO DE OPERAÇÕES II GESTÃO DA CAPACIDADE DE MEDIO PRAZO
8 - DISTRIBUIÇÃO O conceito de distribuição é bastante abrangente, incluindo tanto os vários caminhos que o produto segue do produtor ao consumidor, como.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Índice – UM EXERCÍCIO  História e Evolução das teorias de Localização  Fatores Principais da Localização  Algoritmos de Localização.
Técnico Contabilidade
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Armazenagem.
5 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 5 Informação Relevante e Tomada de Decisão: Decisões de Marketing.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Problema de Transporte e Alocação
Roteirização.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
LOCALIZAÇÃO Razões para estar onde está Riscos/Custos da ruptura Em serviços e vendas no varejo; Em operações de produção de bens; Caso Euro Disney.
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Prof. Marcos P. Cassas 1 C - Disc. Administração da Produção II LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Avaliação de alternativas de localização 2. COMPARAÇÃO ENTRE.
Transcrição da apresentação:

Prof. André Marques Cavalcanti Disciplina Administração da Produção e Operações – 60 h Cap 11 Localização Prof. André Marques Cavalcanti

Conteúdo: Decisões de Localização por toda a Organização Fatores que afetam as decisões de localização Fatores dominantes na fabricação Fatores dominantes em serviços Sistemas de informações geográfica e decisões de localização Entre ampliação no mesmo local, uma nova localização ou mudança para outro local Localizando instalação única Comparando vários locais Aplicando o método carga-distância Usando a análise do ponto de equilíbrio Localizando uma instalação dentro de uma rede de instalações O método GIS para localizar várias instalações O Método do transporte Outros métodos de análise de localização

Decisões de localização por toda organização Como atrair novos clientes A transferência de uma parte ou toda organização pode afetar as atitudes da força de trabalho Afetam a área de recrutamento e treinamento Transferir instalações é muito dispendioso FATORES QUE AFETAM AS DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO: Fatores dominantes (prioridades competitivas): custo, qualidade, tempo e flexibilidade Fatores secundários: podem ser ignorados em detrimento de outros mais importantes, por exemplo: o transporte pode ser considerado em algum caso como menos importante que outro fator

Fatores dominantes na fabricação Seis grupos preponderantes para as empresas: 1 Ambiente de trabalho favorável (uso intensivo de mão de obra, atração para o novo local) 2 Proximidade dos mercados (bens finais volumosos ou pesados, transporte caro) 3 Qualidade de vida (busca áreas não urbanas: criminalidade baixa, custo de vida baixo) 4 Proximidade de fornecedores e recursos (empresas dependentes de insumos volumosos, perecíveis, volumosos – custo de transporte) 5 Proximidade das instalações da matriz (a matriz fornece materiais para outras instalações, dificuldade de coordenação) 6 Serviços de utilidade pública, impostos e custos de imóveis 7 Outro fatores: acesso, infra-estrutura, facilidades para expansão.

Fatores dominantes em serviços 1 Proximidade dos clientes (acessibilidade do mercado definido como meta) 2 Custo do transporte e proximidade dos mercados (entregas rápidas para revendedores) 3 Fatores específicos ao local (densidade residencial, visibilidade para varejo) 4 Localização dos concorrentes (criar massa crítica para atrair mais clientes)

SISTEMAS DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO É um software dedicado a fornecer informações relevantes para decisão de localização de uma empresa. Busquem na internet em sites do SEBRAE orientações de localização de empresas.

ENTRE UMA AMPLIAÇÃO NO MESMO LOCAL, UMA NOVA LOCALIZAÇÃO OU MUDANÇA Vantagem de ampliar no mesmo local: mantém as pessoas juntas; reduz custo do tempo de construção, evita separação das operações Na ampliação de uma instalação pode haver: deseconomia de escala, gestão insatisfatória de materiais, aumento da complexidade do controle de produção e simples falta de espaço são razões para construir uma nova planta Uma nova planta trás oportunidades de : muda para um novo espaço de varejo, não dependência de uma única planta, instala máquinas novas e mais eficientes, reduz custo do transporte

LOCALIZANDO UMA INSTALAÇÃO ÚNICA Há evidência de que a abertura ou transferência da unidade haverá o desempenho desejado Comparando vários locais: 1 Identificar os fatores dominantes e secundários de localização categorizando 2 Considerar regiões alternativas, em seguida reduzir para comunidades alternativas e por fim por localidades 3 Coletar dados sobre alternativas de consultores de localização, agências de localização, etc 4 Analisar os dados coletados começando por fatores quantitativos (VPL, ROI) 5 Avaliar os fatores qualitativos pertencentes a cada local (como qualidade de vida )

Calculando classificações ponderadas em uma matriz de preferências Instalação de uma unidade médica, saúde da família, deve ser localizada em Araçoiaba. A tabela a seguir mostra os fatores de localização, valores e classificação (1 = satisfatório, 5 = excelente) para um local potencial. Os pesos, nesse caso somam até cem por cento. Uma classificação ponderada (CP) será calculada para cada local. Qual é a CP para esse local? Fator de localização Peso Classificação P*C Milhas totais por paciente por mês 25 4 100 Utilização da instalação 20 3 60 Tempo médio por viagem de emergência Acessibilidade pela via expressa 15 Custos de terreno e construção 10 1 Preferência dos funcionários 5 50 CP=340 A CP total pode ser comparada com a de outros locais

Aplicando o método carga-distância O analista deve identificar localizações candidatas atrativas e compará-las com base em fatores quantitativos. O método load-distance é usado para avaliar localizações tendo por referência fatores de proximidade (proximidade de mercados, distância média dos clientes,fornecedores e recursos, proximidade de outras instalações da empresa. Para se obter a classificação cd para qualquer localização potencial, usa-se a distância real entre dois pontos quaisquer usando um sistema GIS e multiplica-se as cargas circulando pela instalação pelas distâncias percorridas.

Centro de Gravidade É um bom ponto de partida para avaliar localizações na área definida como meta usando o método carga-distância Pop Latitude Longitude Pop*Lat Pop*Long 2.711 42.134 -80,041 114.225,27 -216.991,15 4.161 42.129 -80,023 175.298,77 -332.975,70 2.988 42.122 -80,055 125.860,54 -239.204,34 2.512 -80,066 105.785,34 -201.125,79 4.342 42.117 -80,052 182.872,01 -347.585,78 6.687 42.166 281.629,69 -535.113,80 6.789 42.107 -80,051 285.864,42 -543.466,24 30.190 1.271.536,04 -2.416.462,80

Usando a análise do ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio pode ser usado para tomando como referência fatores quantitativos que podem ser expressos em termos de custo total. Passos básicos para solução gráfica: 1 – determinar os custos viáveis e os custos fixos para cada local 2 – Traçar as linhas de custo total para todos os locais em um único gráfico 3 – Identificar as faixas aproximadas para as quais cada localização tem um custo mais baixo 4 – Resolver algebricamente o ponto de equilíbrio para as faixas relevantes

Exemplo de Aplicação Um gerente de operações restringiu a busca por um nova localização de instalações a quatro comunidades. Os custos fixos anuais (terreno, impostos,seguro, equipamentos e edifícios), e os custos variáveis (mão-de-obra, materiais, transporte e despesas gerais variáveis) são as seguintes: Comunidade Custo fixo $/ano custo variável $/unidade A 150.000 62 B 300.000 38 C 500.000 24 D 600.000 30 Solução: 1 – se estabelece um segundo ponto para traçar as retas de custo para cada comunidade. Para facilitar considere 20.000 unidades para todas

Exemplo de Aplicação Melhor em C Melhor em A Melhor em B Comunidade Custo fixo $/ano custo variável $/unidade custo total A 150.000 62x20.000=1.240.000 1.390.000 B 300.000 38x20.000=760.000 1.060.000 C 500.000 24x20.000=480.000 980.000 D 600.000 30x20.000=600.000 1.200.000 Melhor em C Melhor em A Melhor em B

O MÉTODO DO TRANSPORTE É uma abordagem quantitativa que ajuda a resolver o problema de localização de várias instalações. Ele é utilizado para determinar o padrão de distribuição que minimiza o custo de remessa de produtos de duas ou mais plantas, ou fontes de suprimento para dois ou mais armazéns ou destinos . O problema de transporte é um PPL ele encontra o padrão ótimo para uma combinação de capacidades. O analista deve testar uma variedade de combinações de localização e capacidades e usar o PPL para encontrar a combinação ótima para cada combinação. Criar uma matriz inicial: 1- criar uma linha para cada planta que está sendo considerada e uma coluna para cada armazém 2- adicionar uma coluna para cada capacidade da planta e uma linha para cada demandas de armazém e inserir valores numéricos específicos 3- cada célula que não estiver na linha de necessidades ou na coluna de capacidade representa uma rota de transporte de uma planta para um armazém. Insira os custos unitários no canto superior direito de cada uma das células

Exemplo: A Net cogita a construção de uma nova planta capaz de produzir 500unidades mês. Uma localização possível é Caruaru. A figura abaixo mostra um quadro com a capacidade de planta, as necessidades de armazém e os custos de transportes. Supõe-se que o custo aumenta linearmente com a remessa. Observar que as necessidades demandas pelos armazéns para uma dada planta não deve exceder a sua capacidade. E as remessas para cada armazém não pode exceder a sua capacidade. Planta Armazém Cabo Salgueiro Petrolina Capacidade Caruaru 400 Salvador 500 Necessidades 200 300 900 5,00 6,00 5,40 7,00 4,60 6,60 900 Caso haja capacidade excedente deve-se criar um armazém fictício com custo de transporte igual a 0. A partir desse quadro é possível através de sw fazer todas as combinações possíveis para obter a solução ótima