Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio

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Transcrição da apresentação:

Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio Linguagens Disciplinas: Língua Portuguesa/ Inglês/Espanhol/ Arte

Sugestões para o processo de escolha Qual coleção: Dialoga com o Currículo do Estado de São Paulo e com as proposições apresentadas no material do São Paulo Faz Escola?

Oferece textos sobre temas que possibilitem aos alunos maior reflexão sobre o contexto social e regional em que a escola está inserida (Projeto Político-Pedagógico – PPP)?

Propõe atividades que estão de acordo com a média do conhecimento prévio dos alunos, tanto de mundo quanto da Língua Estrangeira (LEM)?

Traz um conjunto maior de atividades atraentes para os alunos, que possibilite um maior engajamento de todos? Favorece a formação continuada da equipe de professores da escola/turma?

Pauta-se em fundamentos teórico- metodológicos que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados ao seu contexto de ensino? Apresenta, em sua organização de conteúdos, maior semelhança com o planejamento da escola/turma (PPP)?

Oferece maior foco nos conteúdos que a equipe de professores da escola/turma considere mais relevantes para seu contexto?

Propicia uma abordagem dos conteúdos por meio de procedimentos que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados para os seus alunos?

Oferece textos (escritos e orais) sobre temas que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados aos interesses dos seus alunos?

Obras aprovadas Língua Portuguesa: 10 coleções Inglês: 4 coleções Espanhol: 2 coleções

Língua Estrangeira Moderna Os livros de Inglês e Espanhol apresentam lacunas para o aluno completar e escrever no próprio livro, sendo doados aos estudantes sem necessidade de devolução no final do ano letivo (material consumível).

Quanto aos textos e temáticas: Reúnem textos representativos das comunidades falantes da língua estrangeira, com temas adequados ao Ensino Médio, oriundos de diferentes esferas e suportes do mundo social e com variedade de gêneros do discurso;

Expõem elementos de contextualização social e histórica dos textos selecionados.

Quanto à compreensão leitora: Propõem atividades comprometidas com uma efetiva interação texto- leitor e com o desenvolvimento da reflexão crítica;

Exploram estratégias de leitura, tais como localização de informações explícitas e implícitas no texto, levantamento de hipóteses, produção de inferência, compreensão detalhada e global do texto, dentre outras.

Quanto à produção escrita: Promovem atividades que consideram a escrita como processo de interação, com definição de parâmetros comunicativos (quem, para quem, com que objetivos),...

...com o entendimento de que a escrita se pauta em convenções relacionadas a contextos e a gêneros de discurso e que está submetida a processo de reescrita do próprio texto.

Quanto à compreensão oral: Promovem a compreensão oral com materiais que incluem produções de linguagem características da oralidade e apresentam atividades que permitem o acesso a diferentes pronúncias e prosódias.

Quanto à apresentação dos elementos linguístico-gramaticais: Propõem a sistematização de conhecimentos linguísticos a partir do estudo de situações contextualizadas de uso da língua (portuguesa ou estrangeira).

Quanto à Literatura: Consistência da proposta de trabalho articulado com outros eixos; Articulação entre o texto literário e outras expressões artísticas, priorizando a contextualização;

Ênfase na literatura brasileira e presença de obras de autores portugueses, africanos e indígenas;

Presença de diálogo entre textos de épocas distintas, inclusive contemporâneos, com características literárias semelhantes; Propostas de atividades que colaboram para a formação do leitor literário.

Quanto à Literatura: Foco na fruição estética e na apreciação crítica da produção literária; Atividades que conduzem o aluno a refletir sobre os sentimentos que emanam das obras estudadas; Compreensão do processo histórico da literatura brasileira.