Por que Monitorar e Avaliar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Administração por Objetivos (APO)
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Metodologia da pesquisa
Instrutor: Objetivos:.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Aula 08 Revisão para AV1.
Gerenciamento da Integração
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Relatório da Ação Governamental RAG
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Acompanhar produto e processo
Ciclo de Planejamento PPA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Instrutor: Objetivos:.
Gerenciamento da Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
O PLANO DE MARKETING.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Administração estratégica de marketing
Gestão Estratégica de Pessoas
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
Conteúdo programático
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
CMMI Capability Maturity Model Integration
A ETAPA DE ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Por que Monitorar e Avaliar?

Propósitos da Avaliação Análise do mérito e do valor Aprimoramento de programas e organizações Supervisão e análise de consistência Desenvolvimento do conhecimento

Análise do Mérito e do Valor Desenvolvimento de julgamentos sobre os efeitos de uma política ou programa. Mérito: qualidade de um programa em termos do desempenho Valor: o valor que este desempenho traz para o bem social

Aprimoramento de Programas e Organizações Usar informações para modificar e aprimorar as operações do programa: “provar a sopa e mudar o tempero” “identificar a peça com defeito e substituir” “comparar com um padrão ideal”

Supervisão e análise de consistência Verificar se o programa segue as leis, as diretrizes, as normas, os padrões estabelecidos ou quaisquer outras expectativas formalizadas: O serviço entregue foi o serviço contratado? Público atende aos critérios? Qual a porcentagem do público que está sendo atendida?

Desenvolvimento do Conhecimento A descoberta ou o teste de teorias gerais, proposições e hipóteses no contexto de políticas e programas: “Laboratório” para pesquisadores Desenvolver teorias sobre a implementação de programas sociais Desenvolver metodologias de pesquisa

Monitoramento o programa está atingindo a população selecionada? a entrega do serviço e as funções de apoio são consistentes com as especificações do desenho do programa ou outros padrões? mudanças positivas aparecem entre os participantes do programa e nas condições sociais que o programa focaliza?

Monitoramento Avaliação acompanhamento do programa para saber até que ponto ele está se desenvolvendo de acordo com o seu desenho ou seu plano de ação e se está sendo dirigido para a população selecionada processo sistemático de coleta e análise de dados para determinar se os objetivos têm sido ou estão sendo alcançados, e em que grau, e para auxiliar na tomada de decisões

Benefícios Benefícios para agentes financiadores e servidores Qual é o retorno? Servidores aprendem com o processo Ajuda a definir posições; pontos de vista Oportunidades Identificar novo público e outras aplicações para o programa Entendimento dos resultados Melhorar o conhecimento sobre os resultados evitando surpresas

Limitações Avaliação não garante mudança Divulgação de informações, antes restritas, para um maior número de pessoas. Maior exposição ao julgamento e críticas Foco no trivial – resultados superficiais

Constituição “avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual e a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União”

Decreto no. 2.829, out. 1998 “será realizada avaliação anual da consecução dos objetivos estratégicos do Governo Federal e do resultado dos Programas” aferir os resultados alocação de recursos grau de satisfação da sociedade

Por que Monitorar e Avaliar? Pelas melhorias sociais! melhoria de vida das pessoas a razão da existência do programa social