O TRABALHO EM EQUIPE: a multiplicação do talento humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
LIDERANÇA.
Coordenação (Cont. Organização)
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Desenvolvimento organizacional
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Trabalho em equipe Resultados dobrados
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Prof(a): Patrícia Braz
Conceitos associados a liderança:
CAPÍTULO 12 Liderança.
A natureza do trabalho do administrador
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
- Minister (subordinação ou obediência)
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Considerações sobre Motivação e Liderança
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Empreendedorismo.
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof.: Ms. José Vicente.
Administração Aplicada à Engenharia Civil
LÍDERES ACEITAM AJUDA. Humildade e Gentileza.
TRABALHO EM EQUIPE I.
12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor?
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
ESTÁGIOS DE DESEMPENHO DE GRUPO
A Liderança e seus Conceitos
Profª MSc. Gardênia Jardim
Como Administrar na Sociedade Moderna
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Habilidades e características do líder
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

O TRABALHO EM EQUIPE: a multiplicação do talento humano UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM O TRABALHO EM EQUIPE: a multiplicação do talento humano Prof. Cassimiro Nogueira Jr

Hoje, as lideranças que querem obter sucesso, formam “equipes” de trabalho Bernardinho

Mas... o que é uma equipe??

QUALIDADE NO ATENDIMENTO Para um atendimento qualificado é necessário a participação ativa de todos os funcionários de uma organização QUALIDADE É PARTICIPAÇÃO Trabalho em Equipe Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns ?

Curva de Desempenho de Equipes Pseudoequipe Grupo de Trabalho Equipe Potencial Equipe Real Equipe de Elevado Desempenho Katzenbach e Smith, 2001

PSEUDOEQUIPE Junção de pessoas que define o trabalho a ser realizado; Sem preocupação com desenvolvimento coletivo (não tenta buscá-lo); Interações entre os membros inibem o desenvolvimento individual Não há ganho coletivo

GRUPO DE TRABALHO Junção de pessoas; Objetivos comuns, com compartilhamento de informações entre si; Centralização nos próprios objetivos; Pode ser eficiente e coletivo, porém não produz desempenho coletivo.

EQUIPE POTENCIAL Junção de pessoas em busca de um trabalho em equipe; Necessitam de orientação sobre seu funcionamento; Buscam assumir compromisso efetivo com o resultado grupal.

EQUIPE REAL Junção de pessoas com habilidades complementares; Alto nível de comprometimento umas com as outras; Os membros confiam entre si; Assumem plena responsabilidade pelos resultados.

EQUIPE DE ELEVADO DESEMPENHO Pessoas com habilidades complementares; Alto nível de comprometimento umas com as outras; Os membros confiam entre si e assumem plena responsabilidade pelos resultados; E SE COMPROMETEM COM O CRESCIMENTO PESSOAL E SUCESSO DE TODOS

Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros: Confiança; Empatia; Respeito a individualidade; Comunicação aliada a interação; Afetividade; Afinidade.

PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UMA EQUIPE COOPERAÇÃO Sinergia – derivada do grego Synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho Diz-se que o todo supera a soma das partes

Cinco Desafios das Equipes Os membros confiam uns nos outros. Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura , porém, sem radicalismo. Eles se comprometem com as decisões e planos de ação. Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos. Eles se concentram na realização dos resultados coletivos. ( E não somente os individuais)

Diferença entre Grupo e Equipe Trabalhar “sozinho” Trabalhar “Juntos” Ênfase nas habilidades técnicas Ênfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalho Coordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenador Informações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

LIDERANÇA

É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum. Fonte: O monge e o Executivo, J. C. Hunter

MODELOS DE GESTÃO E LIDERANÇA Controla as coisas e as pessoas ERA INDUSTRIAL ERA CONHECIMENTO Controla as coisas e as pessoas Controla as coisas e motiva as pessoas Autoridade formal “Cargo” Autoridade Moral “Natural”

Estilos de Liderança – Autocrata / Diretivo Orientado para resultados. Decidido, eficiente, rápido, objetivo, assume riscos. Valoriza resultados, cumprimento de metas. Sob a influência deste estilo o grupo age como ser dependente de uma orientação constante.

Estilos de Liderança – Democrata / Apoiador Orientado para idéias; criativo, entusiasmado, estimulante e persuasivo. Valoriza o reconhecimento e promove o Espírito de Equipe / time.

Paternalista / Apoiador Estilos de Liderança – Paternalista / Apoiador Orientado para o relacionamento. Amável, compreensivo, prestativo. Valoriza a atenção que recebe, criando assim constante dependência de seus colaboradores.

Liberal ou Laissez-faire Estilos de Liderança – Liberal ou Laissez-faire Significa literalmente deixar fazer, deixar ir, deixar passar. Neste tipo de liderança a equipe atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema de seu líder. Os liderados ficam mais livres para por seus projetos em prática.

ESTILOS BÁSICOS DE LIDERANÇA Apoio Competência Confiança Alto Participação Competência / experiência Grau de motivação e empenho DEMOCRÁTICO EDUCADOR Comportamento de Relacionamento Delegação Competência Confiança Direção Competência /experiência Grau de motivação e empenho LIBERAL AUTOCRÁTICO Alto Baixo Comportamento de Tarefa

Liderança Situacional O Líder completo O verdadeiro líder assume as quatro posições, de acordo com a situação em que esta envolvido. Liderar é uma questão de bom senso, de saber posicionar-se na medida certa em relação as pessoas e circunstâncias.

LIDERANÇA SITUACIONAL

Competências – Desafio do Líder Latim – Competere Com – Conjunto Petere – Esforço Identificar qual é o conjunto de esforços (competências) que será capaz de levar a equipe a conquistar suas metas é o desafio do líder.

DESAFIOS DO LÍDER Visão Estratégica, Empreendedorismo, Representatividade Institucional, Disposição para mudança, Comunicação Gerenciamento de recursos, Gestão e Mobilização de Pessoas, Outros desafios do mundo moderno, Ameaças

“Seja você mesmo, mas nunca o mesmo”. Gabriel Pensador

REFERÊNCIAS Chiavenato I. Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Chiavenato I. Recursos Humanos: O capital humano das Organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Chiavenato I. Administração nos novos tempos. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Kurcgant P. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 2003. LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9. BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. Título Original "A Primer on Organization Behavior". São Paulo: Editora Pioneira, 1992. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2011.