Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
Portal do Professor SEED/MEC
O impacto da internet sobre o jornalismo investigativo (o recorte formativo diante das necessidades empresariais) Abraji 2007.
Conceitos do marketing digital
A evolução da internet e o novo consumidor
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Mídias digitais Audiência fragmentada
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
O Uso Pedagógico do Blog
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
SOLUÇÃO HBtec - CRM
CURRICULO +.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
__________________________________________
Tema Gestão do Conhecimento:.
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
Apresentação | | +55 (11)
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
O Banco do Futuro na Visão da Geração Y, por ela mesma.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O Rh da Fiocruz na Web. Antes... A internet hoje:
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Soluções Web | SEO. Criada em 2015, busca parcerias para inovar o mercado web A RW não quer clientes, quer parceiros e quer ser agente de soluções Queremos.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
Semana de Comunicação 2010 Comunicação digital: como as comunidades de consumidores estão transformando a relação entre empresas e clientes João Vitor.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
Componentes do Jornalismo Online
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social I Congresso Internacional de Ciberjornalismo Universidade do Porto 11 e 12 de Dezembro de 2008 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Ponto de partida: valor da informação 2005 Informação = Moeda Social Valor de uso + valor de troca = proximidade interesses do usuário 1995 Hoje Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

O valor da informação não se encerra com seu ciclo de vida (após acesso e absorção). O seu verdadeiro valor está no seu potencial de disseminação e discussão pelas redes de interesse e, especialmente, na sua capacidade de geração de mais valor social. Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Web 2.0, mídias sociais, redes sociais Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Principais Plataformas Sociais Redes Sociais Espaços personalizados em websites específicos utilizados para troca de Informações entre os conectados Um outlet de criatividade Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar? Como gerenciar? Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Alguns fatores determinantes O marco dos 10 anos da internet comercial e a sistematização e a formalização das ferramentas e sistemas 2.0 A web se posiciona como uma plataforma social global e como uma fonte geradora de competências O usuário se posiciona como controlador dos dados que usa, acessa, navega, gera O momento do ciclo de vida dos negócios digitais Ponto onde gestores, publishers, acionistas e proprietários começam a cobrar a transformação dos investimentos em lucros Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Alguns fatores determinantes O surgimento de players não jornalísticos com recursos tecnológicos, narrativos e comunitários O onipresente sistema Google (Google News, Google Reader, Google Books) Agregadores de notícias comunitários (ou 2.0) Topix: “os jornais oferecem notícias e o Topix oferece uma plataforma para discussão dessas notícias” Sistemas construtores de notícias visuais Visualization Lab – NYTimes e IBM TouchGraph Inovação tecnológica constante Portabilidade/mobilidade Barateamento dos dispositivos e maior acessibilidade Robôs publicadores de feeds Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Mais outros fatores determinantes (ainda a serem absorvidos...) Processos narrativos diferenciados Redução das práticas de transposição e da “web de alertas” Redução do predomínio de conteúdos globalizantes e generalistas Ampliação dos processos participativos e colaborativos Blogs Folksonomia/tagsonomia Web semântica O novo perfil do leitor/usuário Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

ciberJornalismo 2.0 É determinante? SIM!!!!!!! Impacto negativo no processo estratégico Perda do controle da audiência e da mediação Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

ciberJornalismo 2.0 É determinante? Como usar? Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Mudanças Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Fontes de mudança Conteúdo informativo Serviços integrados Participação do usuário Redações integradas Uso de widgets e outros aplicativos Aceitação do UGC (user generated content) Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

O usuário As bases da mudança Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

As bases da mudança O jornalista Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

As bases da mudança A empresa jornalística Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

ciberJornalismo 2.0 Como gerenciar? Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

O jornalista-estrategista Alguns requisitos para atuação no mundo 2.0 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Conjunto de competências e habilidades extra-redação Cenário de desenvolvimento de pessoas mais pró-ativo Empresas informativas focando em planos formais para desenvolvimento e treinamento As IES focando nas reformas curriculares em nível de graduação e na oferta de formações complementares para graduados Processo coletivo de mudança cultural Visão do negócio em todos os níveis: Produto e seus processos tecnológicos Unidade Segmento Empresa Proximidade e conhecimento do comportamento do usuário Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Que tal, então... “Basicão”? Ooops Reportagem multimídia? OK! Humm.. OK! Narrativa não-linear? Humm.. Como? Aghr... Ooops Ay, ay... Irk... Que tal, então... Blogs de colunistas microblogs Fotologs Sugestões de pautas vídeos a partir do telefone celular Blogs de usuários Edição de comentários comentários e avaliações Editar os “mais”: acessados, comentados enviados por e-mail, linkados, blogados, buscados, twittados... Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Tipologias e funções do jornalista-estratgista Managing desk editor Facilitador Data delivery editor Editor de dados visuais Social media champion Gestor de comunidades e comentários Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Uma prévia da web 3.0 Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

Usar palavras Informar guiando Saber documentar Recuperar a informação Criar arquitetura Planificar e criar sistemas Pensar em modos coesos de associação Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil

bethsad@gmail.com www.imezzo.wordpress.com www.commais.info Obrigada! bethsad@gmail.com www.imezzo.wordpress.com www.commais.info Beth Saad Universidade de São Paulo Brasil