Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fórum de Bibliotecas Escolares e Públicas
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa de Esteio
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
29 a 1º Junho º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro.
CBL – Câmara Brasileira do Livro
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
A Escola e as Mudanças Sociais
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
História Conhecimentos Gerais 1 Prof. Omar Martins
Perfil do Profissional
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Semana da Leitura O que é?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
Liliana de Oliveira Granemann Rosa
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Trabalhando com Grupos
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
A importância do ato de Ler
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Introdução a Questão Social
Relatório de Proposta de Projeto
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Fundamentos da Administração Pública
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Laboratório de estudos Interdisciplinares das Representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo - LIRE Líder: Prof(a) Dr(a) Luzmara Curcino.
Por que o jornal na escola?
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
1. Projeto  Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro - Uma Mulher Impossível”, de forma física e virtual  Biblioteca.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Livros e Regulamentação de Preços MESA 3: PANORAMA DO MERCADO LIVREIRO NACIONAL Luís Antônio Torelli.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL Bolsista: Jennifer Pereira Baptista Coordenadora: Maria Helena Campos de Bairros Bibliotecárias: Patrícia Mousquer e Rosinei Klein Miozzo

Justificativa Através de atividades culturais relacionadas à leitura, tendo como foco irradiador a biblioteca, o projeto Biblioteca Viva: O Livro na Cena Cultural do IFSUL, visa à transformação do ambiente usual da biblioteca, vista tradicionalmente como o local em que os livros ficam depositados à espera de alguém para consultá-los. Gestor cultural como agente de leitura.

Objetivos Geral: Fomentar a leitura e as ações que envolvem o livro no contexto cultural do IFSUL Campus Sapucaia do Sul. Específicos: Formar leitores, buscando, de maneira continuada, substantivo aumento do índice de leitura; Incentivar a frequência à biblioteca, tornando-a um espaço vivo de atuação cultural; Democratizar o acesso à leitura.

Cenário da Biblioteca do IFSUL em 2010 Baixos índices de leitura; Baixa compreensão leitora; Baixa procura e retirada de livros; Descontinuidade de ações motivadores de leitura.

Ações

Lançamento do livro Esporro

Mural Sugestão de Leitura

Exposição de Autores

Agenda Cultural

Leia Mais

Marca-páginas

Exposição de Obras Recém Adquiridas

Atividades Planejadas Organização de sebo; Seminário “A Literatura Interpreta o Brasil”.

Cenário da Biblioteca Após o Início do Projeto O número de livros de literatura retirados em 2011 até o início do projeto foi de 296. Após o início do projeto, de 28 de agosto de 2011 a 21 de maio de 2012, foram retirados 723 livros de literatura. Registra-se, assim, um acréscimo de mais de 117% do índice de retirada de livros. Além disso, percebe-se aumento na frequência dos alunos ao espaço da biblioteca.

Formação de Leitores Embora o país apresente baixos índices de leitura, pouco se desenvolve acerca de políticas públicas preocupadas com este problema, ou que coloquem o livro como um irradiador do processo de formação de leitores.

Formação de Leitores A escola é um dos espaços onde ocorre a preparação do indivíduo para a vida. Por que não, neste espaço, tentar formar um cidadão com o hábito da leitura, que, assim, torna-se mais crítico e preocupado com as questões do mundo que o cerca?

Formação de Leitores Quando se fala em formação de leitores e fomentação de leitura, estas atividades sempre são vistas como desafios. No caso do IFSUL, Campus Sapucaia do Sul, não foi diferente. É extremamente complicado tornar um público adepto da leitura, principalmente quando se trata de jovens e adultos. Este público já tem o pensamento e suas vontades formadas, tornando difícil uma mudança de comportamento. Quando se trabalha com o público infantil, é fácil chamar sua atenção, o lado lúdico é uma ótima forma. Porém, quando trata-se de um público jovem e adulto, é complicado pensar em formas de atraí-los para que busquem o livro e o espaço da biblioteca. Marketing cultural ajuda na busca da atração. (Mais fácil trabalhar com público jovem que adulto, nota-se mais procura de jovens).

Formação de Leitores Porém, as atividades desenvolvidas no projeto apresentaram um resultado muito positivo. Mas esta não pode ser uma atividade isolada. Se o que se busca é que, cada vez mais, os índices de leitura e pessoas alfabetizadas no país aumentem, deve-se trabalhar com ações que fomentem a leitura de maneira continuada. Muito se vê atividades de curto período que até apresentam bons resultados, mas não há continuidade, e os índices voltam a cair. É como uma loja: quando há liquidação, o público aumenta, e logo após seu término, volta a seus índices normais.

“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” Mário Vargas Llosa Como um livro pode mudar a humanidade? Mudando a forma de pensar dos que os leem. Um livro mostra uma nova visão que, consequentemente, traz novas atitudes que moldam a existência com o passar dos tempos. Foram livros que criaram as bases de todas as ciências. Foram livros que solidifcaram o posicionamento do homem sobre ele mesmo, sobre a existência de Deus, sobre a política, sobre seus próprios sentimentos, sobre a loucura, etc. Criaram-se a medicina, a matemática, a literatura, a astronomia e muito mais com os livros. Pessoas foram presas ou mortas, governos foram destruídos, a economia evoluiu, países ganharam destaque, religiões dissipadas. Um livro pode provar que o governo é injusto, pode fazer multidões se revoltarem, se emocionarem, se inspirarem, porque é, principalmente nos livros que se concentra a história dos pensamentos e dos sentimentos.

Referências AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores, cultura popular e contexto brasileiro. AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ci. Inf., Brasília, 2006. ROCCO, Maria Thereza Fraga. A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o Papel da Escola Nesse Contexto. SIM-SIM, Inês. Formar leitores: A inversão do círculo. F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet, 2002. SALLUM, Erika; LOPES, Juliana. Revista Superinteressante: 101 Livros Que Mudaram a Humanidade. São Paulo: Editora Abril, 2005. (Super Essencial; v.1)