Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.

A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que estamos propondo ou estão nos propondo. Sendo assim definimos que a comunicação é o processo interativo entre duas pessoas ou mais: Ex: Mulheres copiaram o estilo de cabelo de Jeniffer Aniston, na serie Friends, nos anos Aqui ocorreu um impacto de audiência onde as pessoas absorveram os significados transferidos para aquele tipo de cabelo e quiseram adotar aquela forma de aparência como parte de sua identidade pessoal.

A comunicação pode ser relacionada com o processo de envio de mensagem para pelo menos um receptor, sendo o processo de comunicação completo quando o receptor envia o feedback. EX: Ser convidada para um encontro depois de estar vestida com uma roupa bonita. A comunicação é o processo dinâmico no qual significados compartilhados são negociados e criados para o entendimento comum. Entre o emissor e o receptor deve haver um nível mínimo de concordância sobre os significado de vestir para que ocorra a interação. Ex: Roupa apropriada para uma entrevista de emprego, ou um vestido de casamento. A comunicação é intencional, especialmente quando a proposta é persuadir, comunicação é transação, negociação em que mensagens são trocadas, baseadas na motivação de todos os participantes na expectativa de resposta mutua. Comunicação simbólica: os símbolos são criados e usados para focar, por meio de objetos ou pessoas representados por estes simbólos, ou seus significados.

A construção da identidade pessoal se da mediante o uso da identidade de marca, construída a partir de uma projeção de imagem ideal que leva as pessoas a se apaixonarem por uma marca, pois nela verão a si mesmas como um espelho ou verão o que gostariam de ver em si mesmas, e neste momento elas as completam acabando com o vazio desconfortável de não estar satisfeita consigo mesma. O indivíduo possui tendência psicológica a imitação, esta proporciona a satisfação de não estar sozinho em suas ações. Ao imitar, não só transfere a atividade criativa mas também a responsabilidade sobre a ação dele para o outro. A necessidade de imitação vem da necessidade de similaridade. A preocupação central esta em significar. Se o sentindo é comunicável, estamos diante de um signo- objeto e seu equivalente simbólico pelo qual o seu sentido pode ser socialmente transmitido.

O processo de classificação simbólica passa pelo o reconhecimento social: o significado associado ao produto deve ser claramente estabelecido e entendido por um segmento da sociedade. Os produtos que as pessoas compram são vistos pelos significados pessoais e sociais adicionados aos funcionais. As pessoas compram em busca de um momento de prazer, de auto realização, de autossatisfação, mas isso tudo é totalmente dependente da aprovação do outro, sem ela e sem a sua admiração nada disso é possível. O fenômeno pós-modernidade apresenta um novo sujeito que busca no jogo social projetar seus desejos e conflitos priorizando a sua construção indenitária. O valor simbólico agregado ao valor funcional dos objetos de consumo vem atender a um objetivo claro: acompanhar as mudanças das estruturas sociais e interpessoais. A circulação, a compra, a venda, a apropriação de bens e de objetos signos diferenciados constituem hoje a nossa linguagem e nosso código, pelos quais toda a sociedade se comunica e fala.