DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Escola Superior de Educação
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Sociologia da Educação
ESTUDO ACOMPANHADO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
RECADOS DO SEU FILHO BÁRBARA HUDSON
Maria Laudina Bubach Carvalho
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
Quando falamos em aprender...
Currículo oficial de São Paulo
Psicologia Educacional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PSICOPEDAGOGIA.
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Relatório de Proposta de Projeto
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Inclusão que bicho é esse?
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A vida numa gota de Leite
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in.
Professor Dr. Renato Vaz
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
O papel pedagógico do órgão gestor
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
Currículos e Programas
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA Escola E.B.1 Nº6 de Olhão Professora Isaura Almeida

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que poderá estar na origem das dificuldades sentidas por alguns alunos? Menor capacidade intelectual Distúrbios de atenção Influência do Contexto Familiar? De que modo poderá o contexto familiar contribuir para os desníveis de aprendizagem verificados nos alunos?

DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS Conhecer o envolvimento da família no processo educativo, em casa apoio na realização dos trabalhos de casa estímulo acompanhamento no processo de aprendizagem Constatar se o envolvimento da família é determinante no aproveitamento escolar da criança

Questionário Aos Pais - Encarregados De Educação – Quais as suas habilitações literárias? – Tem por hábito ler livros ao seu educando? – Tem por hábito contar histórias ao seu educando – Costuma perguntar ao seu educando o que faz na escola?   – Ajuda o seu educando na realização dos trabalhos de casa? – Na relação escola / família, o que é para si mais importante? – Com que frequência costuma dirigir-se à escola?

ENQUADRAMENTO TEÓRICO A Escola e a Família: relação de complementaridade   “A colaboração «escola-família» inclui as noções de parceria de responsabilidades e de participação, assentes na ideia de que o sucesso educativo de todos só é possível com a colaboração de todos.” (Marques, 1999, p,42). O Trabalho de Casa: Que efeitos? “Os pais que são encorajados e treinados podem, também, proporcionar aos seus filhos experiências de aprendizagem eficazes.” (Villas-Boas, 2000, p,8 cita Sartin, 1981) . Sucesso Escolar “Quando as famílias participam na vida das escolas, quando os pais acompanham e ajudam o trabalho dos filhos, estes têm melhores resultados do que colegas com idêntico background, mas cujos pais se mantêm afastados da escola.” (Davies 1988 cit. por Marques, 1999 )

Os Agregados Familiares

Os Agregados Familiares

T.P.C.

Enc. Educ. \ Escola

Análise De Dados

Análise De Dados

Relação Escola-família

CONCLUSÃO Pelo estudo apresentado, poder-se-á concluir que a maioria dos alunos que mais progrediram nas suas aprendizagens são aqueles que mais beneficiaram do envolvimento parental e que a maioria dos alunos que obtiveram aproveitamento mais fraco pertencem a famílias cujo envolvimento na vida escolar é menor. Poderá isto significar que para haver uma educação de sucesso esta deverá estar apoiada na relação Escola-Família. Conclui-se também que dificilmente a Escola poderá substituir-se ao que a família não dá.

CONCLUSÃO É preciso facilitar e encorajar a colaboração Cabe à escola, tomar a iniciativa da aproximação à família, sendo neste processo determinante a actuação de cada professor. É fundamental dar a conhecer aos pais: - Os seus direitos - As suas responsabilidades É preciso facilitar e encorajar a colaboração