CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Advertisements

RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
alfabetização INTRODUÇÃO
Percepção do Espaço Pela Criança
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
OFICINA DE JOGOS.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Maio
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT Mês de JULHO Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Jéssica A. Hoffmann, Larissa F. Foppa, Larissa Popper Cassaniga e Suzana Baron

SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação: Diagnóstico de pré-alfabetização, início da elaboração do artigo. 4. Análises dos Resultados Alcançados 5. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE SETEMBRO DATA PLANEJAMENTO 03/09 Aplicação do diagnóstico de pré-alfabetização – Pré III. 10/09 17/09 Análise do diagnóstico e início da elaboração do Portfólio. 24/09 Elaboração do diagnóstico do 1º ano. 01/10 Inicio da elaboração do artigo e finalização do portfólio.

INTRODUÇÃO No mês de setembro, dando continuidade ao projeto, aplicamos o diagnóstico de pré-alfabetização com a turma do Pré III. Para isso, havíamos elaborado o diagnóstico anteriormente, sendo que um dos focos foi analisar os pré-requisitos do processo de alfabetização: habilidades acadêmicas, motoras, sociais e informações pessoais. Além do mais, reestruturamos o diagnóstico a ser aplicado com a turma do 1º ano para o mês seguinte e iniciamos a produção do artigo do ano anterior referente ao projeto desenvolvido.

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III) Aplicamos o diagnóstico de pré-alfabetização com a turma do Pré III, num total de 16 crianças. Foram analisadas as habilidades acadêmicas, motoras, sociais e a consciência de informações pessoais de cada criança. Dentre as questões aplicadas, identificamos que: Nome: 11 crianças souberam escrever o primeiro nome e 5 crianças não. Numerais: uma criança conseguiu escrever de 1 até 5; uma, de 1 até 3; e as restantes apresentaram alguma dificuldade: escrita espelhada, troca de números por letras, escrita inteligível; 3 crianças não escrevem números. Memória de curto prazo: todas as crianças conseguiram repetir a seguinte frase com clareza “A minha alegria está no coração”;

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III) Atenção: 3 crianças não conseguiram prestar atenção na história contada. Formas geométricas: 5 crianças não identificaram o triângulo; duas não identificaram o quadrado; 8 nomearam o círculo como “bola”; e uma criança identificou todas as figuras corretamente; Significação de palavras: 10 crianças conseguiram dizer o significado das palavras “escovar”, “varrer” e “cachorro”; uma criança não conseguiu dizer nenhum significado; Quantidade: duas crianças não conseguiram contar corretamente os objetos (quatro) apresentados no diagnóstico; Percepção visual: uma criança não conseguiu identificar a parte do corpo faltante em uma das figuras; Rimas: 4 crianças não conseguiram identificar as palavras que rimam;

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III) Cores: 4 crianças não identificaram todas as cores básicas; Posições: todas as crianças conseguiram identificar posições simples: dentro, fora, em cima e embaixo; Comunicação oral: 3 crianças conseguiram se expressar em alguns momentos com clareza, e as demais sempre com clareza; Coordenação motora: todas as crianças conseguiram traçar uma linha entre dois pontos; Lápis: todas as crianças seguraram o lápis corretamente; Quebra-cabeças: 4 crianças não conseguiram montar um quebra-cabeça de 10 peças; Pintura: todas as crianças conseguiram pintar uma figura sem rabiscá-la; Figura geométrica: uma criança não desenhou a figura geométrica quadrado;

DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III) Coordenação motora ampla: todas as crianças realizaram com sucesso as atividades (agarrar uma bola, andar em linha reta, etc). Nome completo: 5 crianças não conseguiram dizer seu nome completo; Idade: uma criança não conseguiu dizer sua idade; uma criança expressou sua idade por gesto; e uma criança expressou sua idade correta com gesto, porém, disse incorretamente ser 7; Telefone de casa: nenhuma criança soube dizer o número do telefone de sua casa; Nome dos pais: todas as crianças souberam dizer o nome dos pais.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS No mês de setembro, aplicamos o diagnóstico de pré-alfabetização com a turma do Pré III. Para isso, aplicamos o diagnóstico individualmente com cada criança. Optamos por não realizá-lo dentro da sala, para obtermos uma maior atenção da criança e podermos melhor analisar seu desempenho. Dentre as categorias analisadas (habilidades acadêmicas, motoras, sociais e informações pessoais), não foi possível realizar as atividades referentes às habilidades sociais, pois a professora regente está afastada temporariamente da escola por motivos pessoais. As crianças estavam com grandes expectativas sobre o que seria realizado no momento que íamos chamá-las, e, por ser algo diferente das suas rotinas, apresentavam-se curiosas, participando com entusiasmo.

ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS Percebemos que mais da metade das crianças conseguiram responder praticamente todas as questões corretamente. O que mais nos chamou atenção foi que alguns alunos não sabiam escrever o seu primeiro nome e trocavam letras por números, e vice-versa. Tivemos dificuldades com apenas um dos alunos para aplicar o diagnóstico, sendo que foi muito difícil realizar as atividades com ele, pois não concentrava-se nelas. Ademais, o diagnóstico do 1º ano foi reestruturado, e demos início à produção do artigo referente ao trabalho do ano passado.

REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, 2004. PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012. SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.