NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 3 APRENDER A APRENDER
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escola Superior de Educação
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas - A Física.
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Desenvolvimento Curricular
Criar Cultura Científica em Manifesto para a Ciência em Portugal Prof. Mariano Gago (1990) Prof. Mariano Gago (1990) Andreia Rosa & Paulo Lopes Lisboa,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Conceitos de aprendizagem
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Questões introdutórias
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Ciência e tecnologia no ensino médio
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Perguntas de Modelação
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
Os quatro pilares da educação.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
DATAS COMEMORATIVAS FEVEREIRO 2011.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Breve introdução ao estudo da Arte.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
As Concepções Pedagógicas.
Base nacional comum curricular
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins

As Funções Cognitivas da Arte passam pela Escola e pela Educação Artística tendo como principais objectivos o desenvolvimento de competências no âmbito do espirito critico e analítico, na imaginação e na criatividadeArte A arte no século XX, alcançou um lugar na vida das sociedades modernas e um desenvolvimento sem precedentes acompanhado da profunda revolução técnica, cientifica e artística. Assistiu-se a uma evolução técnica e estética nas ciências e nas artes e a uma revolução do pensamento humano e civilizacional. De que tipo de conhecimento é portadora a experiência artística?conhecimento ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011

Segundo Gian Danton, o conhecimento artístico (…) a valorização da criatividade e da imaginação como elementos constitutivos do conhecimento constituem conceitos recentes. A arte, no entanto, não reflete uma forma de conhecimento que se encerra em si, pois a partir dela é possível alcançar novas formas de experiência humana.Gian DantonA arte ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011 Sem Arte, a história da humanidade não teria sido escrita da mesma forma.

A educação pela arte constitui um motor para o desenvolvimento de todas as faculdades humanas, determinante na evolução das funções cognitivas do ser humano. Dada a sua importância, em 2006 a Comissão Nacional da Unesco, elaborou um Roteiro para a Educação Artística em Portugal, salientando os objectivos, os conceitos, as estratégias e intercâmbio de conhecimentos e recomendações a todos os agentes educativos da Educação Artística, apresentando estudos de caso em diferentes regiões do globo. ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011

Formação de professores Inovação Criatividade e Autoconhecimento ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011 Na Educação pela Arte o papel da Escola e a Formação continua dos Professores é fundamental para acompanhar a evolução global de todas as ciências e a transmissão de conhecimentos inovadores e motivantes aos alunos.

Sobre as questões colocadas, no papel e na importância do ensino da arte e da estética nas nossas escolas, podemos dizer que estas contribuem para o despertar do espirito critico e analítico do aluno. A educação artística nas escolas possui quanto a mim, um défice de materiais e de tempo suficientes para que o ensino das artes cumpra o seu papel de harmonizador e de aprofundamento da identidade individual e cultural das crianças e dos jovens. As Artes Visuais e o seu Contexto Sociocultural constitui quanto a mim uma preocupação crescente com o aprofundar das crises sociais. ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011

Sem a arte o homem é um pássaro que voa com uma só asa.Sem a arte o homem é um pássaro que voa com uma só asa. Herbert Read ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011

As Artes Visuais no Contexto Socio-Cultura Ensino das artes e desenvolvimento das competências. ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011ESCOLA

As Artes Visuais no Contexto Socio-Cultura Maria Fernanda C. Martins Escola Secundária de Casquilhos 18 Dezembro2011 ENCONTRO EDUCAÇÃO, ARTE E ESCOLA | BARREIRO | NUCLEO ARTES PLÁSTICAS | 18 DEZEMBRO2011