Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Usando TI para Melhorar o Desempenho dos Negócios
Documentação de Licença de Software
Licenciamento Microsoft: A Melhor Opção para Você
Programa de Vantagens do Windows Original
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.
ISO E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
GERENCIAMENTO DE REDES
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Control Objectives for Information and related Technology
Efficent Consumer Response
Fundamentos de Administração
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROJETO DA LOUSA INTERATIVA COM TABLETES NO IB.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
A Oferta de Infraestrutura de Estação de Trabalho Virtual (VDI) da Microsoft Palestrante Data Título Microsoft Corporation CONFIDENCIAL MICROSOFT.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Efficient Consumer Response (ECR)
Capability Maturity Model (CMM)
As 10 coisas mais importantes que você deve saber sobre o Windows legítimo Aviso legal As informações contidas neste documento representam o ponto de vista.
Política de Segurança.
MY DRIVERS.
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
SIAFI SISTEMA INTEGRADO DE ADMINSTRAÇÃO FINANCEIRA - SIAFI
Projeto de Migração para Softwares Livres em MPEs Caso – Cor di Rosa
Implementação do ITIL nos Correios
As 7 coisas mais importantes que você deve saber sobre Volume Activation no Windows 7 ©2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Como profissional.
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
SEMINÁRIO IP E SERV. PROF Distrito 4620 Lema do RI para Governador José Carlos Miguel.
4 – Políticas de Segurança
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Sistemas de Informação para processos produtivos Gerência de projetos.
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Gerenciamento de projetos - Webquest
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Windows Server 2003 O sistema da Microsoft que ainda é muito usado nas empresas ainda.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Projeto: GESTÃO DE METAS E INDICADORES Cenários Há oportunidades de melhoria quanto ao:. credibilidade dos indicadores. análise crítica dos indicadores.
Rede de Computadores 1 MATA85 – Redes de Computadores II Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
OTIMIZE A VISIBILIDADE DOS ATIVOS A falta de visibilidade dos ativos e dispositivos resulta em baixas taxas de utilização de equipamentos e em excesso.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País Câmara dos Deputados Brasília, 11 de julho de 2013.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gestão de Infraestrutura de TI
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Mapas Estratégicos IPSEMG Responsáveis Objetivos Estratégicos.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Estudo de caso.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
1 "Sistemas de ERP nas Empresas " Como você classifica a sua empresa relativamente ao n.º de empregados?
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Mas apenas o que precisa Com SAM... Você sabe o que tem Mas apenas o que precisa E usa seus ativos eficientemente em cada etapa do ciclo de vida. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software? Benefícios do SAM Economize Dinheiro Fique Tranquilo Ajude a Manter Seus Dados Seguros Melhore o Desempenho da Empresa Economize dinheiro Com o SAM você usa as licenças que já adquiriu e compra apenas os softwares de que precisa. Você sabe exatamente quantas licenças tem para cada título de software e, assim, em vez de comprar mais pode reimplantar softwares de departamento a departamento. O SAM incentiva um processo de compras centralizado para que você possa tirar proveito de descontos em licenças de volume sempre que possível. Fique tranquilo Você sempre sabe que softwares e licenças possui e pode assegurar o uso de softwares genuínos. Com uma Política de Uso de Software do SAM você pode reduzir os downloads de softwares não aprovados e vírus potenciais que podem infectar toda a sua rede. Ao rastrear todos os seus ativos de software, você terá informações detalhadas para bons planos de backup e recuperação caso a necessidade surja. Ajude a manter seus dados seguros O SAM ajuda você a proteger seus dados e a assegurar que tenha um plano adequado de recuperação de desastres... só para garantir. Melhore o desempenho da empresa Saber quais softwares você possui, o motivo para tê-los e onde estão permite a você tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais mais bem informadas. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Benefícios do SAM (continuação) Otimize a Implantação Reduza Custos de Suporte Aumente a Produtividade dos Funcionários Aumente a Satisfação dos Funcionários Otimize a implantação Com o SAM, necessidades de software da empresa como atualizações e alterações podem ser identificadas automaticamente, poupando tempo considerável e reduzindo inconvenientes para o departamento de Ti e os funcionários que utilizam os softwares. Reduza custos de suporte Sistemas de backup e recuperação são mais fáceis de manter quando fica claro onde vai cada software. Além disso, padronizar estações de trabalho onde possível pode reduzir drasticamente os custos de suporte. Aumente a produtividade dos funcionários Padronizar versões de software, reduz problemas de compartilhamento de arquivos e facilita as comunicações. Os usuários podem trabalhar juntos diretamente, o que pode levar a maior produtividade — e funcionários produtivos são funcionários felizes. Aumente a satisfação dos funcionários Informações fornecidas pelo SAM podem ajudar gerentes e funcionários a justificar mais facilmente as compras dos softwares de que precisam para fazer o trabalho, o que pode melhorar a produtividade, garantir que prazos sejam cumpridos e aumentar a satisfação geral no trabalho. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Como se implementa um plano de SAM? Os passos principais são quatro... Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software? Passos do SAM Realizar um inventário inicial dos softwares Relacionar softwares instalados com as licenças possuídas Revisar políticas e procedimentos Desenvolver um Plano de SAM Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

1. Inventário Inicial de Softwares Descubra exatamente que softwares você tem instalados conduzindo um inventário. Rede – ferramentas de inventário de softwares Autônomos - inventário manual Se todos os seus dispositivos (estações de trabalho, servidores e outros dispositivos) estiverem em uma ou mais redes, você pode tirar proveito das várias ferramentas de inventário de softwares disponíveis no mercado. Essas ferramentas podem examinar sua rede e relatar informações detalhadas como que softwares e que versões estão instalados em qual dispositivo. Se os seus dispositivos não estiverem em uma rede, um inventário manual deverá ser feito examinando fisicamente cada máquina. Em alguns casos, você ainda pode usar uma ferramenta de inventário de softwares, mas pode precisar combinar manualmente as informações em um relatório. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software? 2. Relacionar Licenças Uma vez que tenha um inventário, você precisará relacionar as licenças com os softwares. Tipos de licenças Software de OEM (pré-instalado) Software FPP (produto de varejo) Programas de Licenciamento por Volume Microsoft Uma vez que tenha um inventário, você precisará relacionar as licenças com os softwares. Softwares de Fabricante de Equipamento Original (OEM) são aqueles pré-instalados que você recebe em seu computador, servidor ou outro dispositivo quando o adquire. Nessa ocasião você também recebe mídia, um Certificado de Autenticidade (COA), manuais e o Contrato de Licença de Usuário Final (EULA). Em versões mais recentes de software, o EULA e o manual podem estar eletronicamente incorporados no próprio software, Produto Completo (FPP) é tipicamente encontrado em uma loja de varejo vendido em um pacote embalado. Softwares de varejo são vendidos em unidades únicas e geralmente incluem mídia, um Certificado de Autenticidade e uma cópia física de seu EULA e mídia. Em versões mais recentes de software, o EULA e o manual podem estar eletronicamente incorporados no próprio software, Programas de licença de volume dão às empresas a oportunidade de receber descontos por volume quando se adquirem um mínimo de cinco licenças. Softwares obtidos através de um programa de licença de volume tipicamente não vêm com manuais, cópias impressas e mídia. As licenças são tipicamente em cópias eletrônicas ou registradas em um banco de dados online onde você pode acessar suas informações. A Microsoft criou vários recursos online que ajudam você a reconhecer quais licenças pode ter adquirido. Para mais informações, visite https://eopen.microsoft.com (Open License) ou https://www.licensing.microsoft.com (Microsoft Volume Licensing Services). Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Revise Políticas e Procedimentos Centralize seu processo de aquisição Políticas pós-uso de software Estabeleça um processo de check-in de softwares Crie um plano de recuperação de desastres para software Dependendo da complexidade e do tempo tomado para inventariar seu software e relacionar as licenças, você pode querer revisar e, possivelmente, implementar algumas políticas e procedimentos para facilitar um pouco o gerenciamento de ativos de software. Processo de Aquisição de Software Em primeiro lugar, se diferentes departamentos ou indivíduos tiverem comprado licenças de software isoladamente, você pode estar perdendo descontos por volume. Esse tipo de aquisição também dificulta o rastreamento de exatamente quais licenças de software você possui. Um procedimento de aquisições centralizado pode ajudar muito a poupar tempo e dinheiro. Políticas de Uso de Software Em segundo lugar, em seu inventário de software você pode perceber que vários programas de software foram instalados sem o seu conhecimento. Como mencionado anteriormente, isso pode aumentar sua exposição a vírus e problemas de incompatibilidade e também levar a licenciamento insuficiente. Políticas de uso de software podem impedir a instalação não autorizada de softwares e criar um método para um processo de aprovação de instalação de modo que você possa rastrear seus softwares e licenças o tempo todo. Check-In Para manter seu inventário de softwares atualizado, desenvolva uma série de passos que os funcionários devem seguir quando um novo software chegar. Esses passos devem cobrir: Guardar a documentação original, inclusive o conhecimento de embarque Guardar o pacote e a mídia originais Atualizar o relatório ou o banco de dados do inventário de softwares Plano de Recuperação de Desastres Certifique-se de que o plano de recuperação de desastres de sua empresa tenha uma seção sobre recuperação de softwares em uma catástrofe imprevista. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Desenvolva um Plano de SAM Analise as necessidades de software Forneça treinamento em softwares Reduza custos de suporte Mantenha os softwares em segurança Crie um mapa de softwares Programe inventários regulares Crie uma linha de base antes de avançar com um Plano de SAM: Padronizando títulos de software para que todos os funcionários tenham as mesmas versões Centralizando a compra de softwares para mantê-la sob controle e organizada Retirando estações de trabalho e softwares obsoletos Criando um banco de dados de inventário de softwares ou uma planilha para rastrear as licenças de software Depois revise as informações e dicas a seguir para que sua empresa possa obter o benefício máximo de seus esforços de SAM. Analise as Necessidades de Software É importante determinar de quais títulos de software sua empresa precisa para fins de negócios. Trabalhe com funcionários importantes em cada departamento para esclarecer de quais softwares eles realmente precisam para realizar seu trabalho. Treinamento em Software Se sua empresa tiver recursos disponíveis, você pode desejar organizar treinamento para títulos de software específicos. Treinamento adequado assegurará que os funcionários tirem o máximo de seu novo software e pode ajudar a evitar chamadas de suporte devidas a uso inadequado ou confusão na utilização do software. Reduza Custos de Suporte Limite o número de aplicativos e dispositivos que sua equipe de suporte deve atender padronizando aplicativos e sistemas sempre que possível. Mantenha os Softwares em Segurança É importante certificar-se de que toda a documentação de licenciamento e pelo menos uma cópia de cada título e versão de software fiquem protegidos. Um número limitado de funcionários deve ter acesso ao software para ajudar a protegê-lo contra possível má utilização ou roubo. Crie um "Mapa" de Softwares e Hardware Saber qual software está instalado em quais máquinas e onde estas estão localizadas em toda a sua organização pode ser muito útil, especialmente para a sua equipe de suporte. Essa informação pode ser incluída em um banco de dados de inventário de softwares, criado em uma planilha separada ou mapeada em um diagrama do Visio que mostre a localização de cada máquina, o usuário desta e os softwares instalados nela. Programação de Inventário Determine com que frequência realizará inventários de softwares regulares para manter suas informações atualizadas. A programação será determinada pelo tamanho de sua empresa, seus hábitos de compra e taxa de crescimento. Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?

Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software? Para mais informações sobre o SAM, visite http://www.microsoft.com/brasil/sam Por Que Implementar Um Plano de Gerenciamento de Ativos de Software?