TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Sistema de Informação Gerencial
Custos ... afinal, o que é isto?
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA-ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Prof.: Ms Egon C. Feistel.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DE CUSTOS
CONCEITO DE CONTABILIDADE
CUSTOS.
FTAD – Contabilidade e Finanças
CONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Uniasselvi – Educação a Distância
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Contabilidade de Custos
Análise das Demonstrações Financeiras
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
TRABALHO DE CONTROLADORIA
Contabilidade de custos
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Introdução a Contabilidade Gerencial
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Iniciando na logística empresarial
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Orçamento dos custos indiretos de produção
CONTABILIDADE GERENCIAL
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Contabilidade Gerencial
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Equipe Prof. Henrique Freitas
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Controle Orçamentário Gerencial
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
TEORIA DA CONTABILIDADE
Disciplina: Controladoria
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
Contabilidade de Custos
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Custos: conceitos gerais
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Controladoria Professora: Karla
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert 1.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO GESTÃO DE CUSTOS RENATO TOGNERE FERRON.
Gestão de Custos Aula 1.
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica 1 Administração e Análise de Custos.
Empresa credenciada ao sistema SEBRAE
Universidade Mogi das Cruzes – UMC Prof. Alexandre.
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Contabilidade Gerencial
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
CONTROLLER: Características
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva

Custos Financeira Gerencial A Contabilidade de Custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial Financeira Gerencial Custos

AS DIVISÕES DA CONTABILIDADE CONTABILIDADE FINANCEIRA “ENFATIZA O PREPARO DOS RELATÓRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OS USUÁRIOS EXTERNOS” CONTABILIDADE GERENCIAL “ENFATIZA O PREPARO DOS RELATÓRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OS USUÁRIOS INTERNOS” HORNGREN, Charles. T. Introdução à contabilidade gerencial. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall o Brasil, 1985 Exigida por Lei É obrigatória para todas as Entidades Deve ser realizada conforme a Lei determina A CONTABILIDADE GERENCIAL NÃO É OBRIGATÓRIA, MAS NECESSÁRIA. CONTADOR GERENCIAL OU “CONTROLLER” “ ... IDENTIFICA, MEDE, ACUMULA, ANALISA, PREPARA, INTERPRETA E RELATA INFORMAÇÕES (TANTO FINANCEIRAS QUANTO OPERACIONAIS ) PARA USO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA , NAS FUNÇÕES DE PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SUAS ATIVIDADES E PARA ASSEGURAR O USO APROPRIADO E A RESPONSABILIDADE ABRANGENTE DE SEUS RECURSOS.” IFAC - International Federation of Accounting (Federação Internacional de Contabilidade).

Contabilidade Financeira Registra os fatos, atendia ao comércio. Basicamente, apurava o Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Condicionada à imposições legais e requisitos fiscais. Voltada para o passado.

Contabilidade Financeira É o processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos: pessoal externo à organização, como acionistas, credores e autoridades governamentais. Altamente normatizada e padronizada. Registra os fatos, atende ao comércio.

Contabilidade Gerencial Controla as operações e os custos e a solução de problemas específicos. Voltada à administração de empresas. Objetiva gerar informações úteis para tomada de decisões. Voltada para o futuro. Informação Instrumentos da Contabilidade Gerencial Gestor

Contabilidade Gerencial É o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos.

Contabilidade de Custos Conceito: é a técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Voltada para análise de gastos da entidade no decorrer de suas operações. Passado x futuro (verificação de Lucros; controle e decisão). Processo ordenado de utilização dos princípios fundamentais da contabilidade para registrar os custos de operação de um negócio.

FINALIDADES A Contabilidade de Custos preocupa-se em resolver problemas mais complexos de estoques e em registrar detalhada e convenientemente as informações sobre as operações realizadas pela empresa, para oportuna composição dessas informações sob diversas formas, objetivando: proceder a apuração detalhada dos resultados; auxiliar o controle dos gastos; e auxiliar e subsidiar a tomada de decisões.

ORIGEM Até a Revolução Industrial (Século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para atender às empresas comerciais.

Com o surgimento da indústria, tornou-se bastante complexa a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes na empresa e por ela produzidos, pelo fato de que os produtos incorporam diversos fatores de produção utilizados para sua obtenção. Assim, a preocupação primeira dos contadores foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento gerencial.

Nas últimas décadas, a Contabilidade de Custos vem evoluindo e modernizando-se, deixando de ser mera auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais, para tornar-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões.

APARECIMENTO A Contabilidade de Custos surgiu, para atender necessidades emergentes da industrialização. Avaliação de inventários de matérias - primas, de produtos fabricados e de produtos vendidos, tudo ao final de um determinado per período. Necessidade de se ter um controle maior sobre valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria.

Verificar os resultados obtidos pelas empresas como conseqüência da fabricação e venda de seus produtos. Necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir.

O NOVO AMBIENTE COMPETITIVO A produção típica da empresa tradicional era composta por poucos artigos, feitos em grandes lotes, com alto volume de produção. Na empresa moderna , há uma necessidade de grande flexibilidade na produção, isto é, cada vez mais é preciso fabricar produtos com muitos modelos, feitos em prazos mais curtos, com menor vida útil e com menor prazo de entrega ao cliente. Essas exigências fazem com que a produção deva ser efetuada em lotes pequenos, com alta qualidade.

CARACTERÍSTICA DA EMPRESA MODERNA a) Melhoria contínua e eliminação do desperdício; • Lotes de produção pequenos; • baixos estoques; • Fluxo contínuo de materiais. b) Filosofia da qualidade total.

OBJETIVOS Fornecimento de dados para apuração de custos para o cálculo do preço de venda e avaliação de estoques; Fornecimento de informações à administração para o controle das operações e atividades da empresa; Fornecimento de informações para planejamento, orçamentos e tomadas de decisões; Atendimento a exigências fiscais e legais.