PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

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Transcrição da apresentação:

PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR EMEIF AGOSTINHO MOREIRA E SILVA Endereço:Rua Peri,20. Barra do Ceará Fone:(85)32374388 PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA FORTALEZA-CEARÁ

“Queremos ter certeza e não dúvidas,resultados e não experiências,sem nem mesmo percebermos que as certezas só podem surgir através das dúvidas,e os resultados,somente através das experiências” Carl Jung

EMEIF AGOSTINHO MOREIRA E SILVA Diretora: Regina Maria Lopes Terceiro Vice-diretora: Rita Marta Ferreira Coordenadora (tarde e noite): Sandra Maria Fernandes de Souza Coordenadora (manhã e noite): Maria Keila Moreira de Sousa Secretária: Maria Inês Gomes de Oliveira Professores do LIE : Silvana Mendes Nojosa (manhã) Marise Costa de Mesquita Alexandre(tarde) Evandro Benício Moreira(noite)

JUSTIFICATIVA Vivemos em um cenário de constante e aceleradas mudanças,provocadas Pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. Essas mudanças revolucionam nossos modos de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias, expandindo fronteiras,num intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações. Cabe então à escola participar deste processo de mudanças,sistematizando as ações a serem desenvolvidas, desde que essas ações contemple os objetivos propostos, que é promover a inclusão digital proporcionando condições aos alunos de trabalhar a partir de temas, projetos e atividades sugeridos no contexto de sala de aula. Desta forma o presente Plano de Ação além de sistematizar todas as ações, pressupõe que estas ações sejam direcionadas ao desenvolvimento de valores, do raciocínio, da criatividade, da criticidade e de outras habilidades.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA A escola tornando-se, assim um meio privilegiado na formação do ser humano. É um centro no qual se transmite um conceito específico da pessoa, do mundo e da história. É o lugar mais apto para o diálogo entre a fé e a ciência. A Escola,o acolhimento, a simplicidade e a acessibilidade,propõem para o desenvolvimento de sua ação educativa, os seguintes princípios: A comunidade educativa é o centro do processo de educação, onde se testemunha a participação como princípio democrático. A educação assume e completa a educação libertadora; A ação educativa adota uma metodologia que possibilite a participação, o desenvolvimento da consciência crítica, o bom uso da liberdade, o senso de justiça e igualdade; Propõe ao educando e a sua família, uma análise da realidade na ótica do menos favorecido e da responsabilidade de transformação social;

Possibilita a vivência da tecnologia e da ciência, num sentido humano e transcendente, fazendo com que os conhecimentos e valores partam da sua motivação, considerando o ser humano como sujeito da história, cidadão ético. Assegura o domínio dos conhecimentos científicos e culturais, considerando a natureza dos mesmos, não hierarquizando, mas compreendendo-os na complexidade de suas a interligações e relações.

OBJETIVO GERAL: Utilizar as ferramentas da informática educativa como elementos de inserção cultural e social de forma democrática e libertadora cumprindo seu papel dentro da formação dos cidadãos de acordo com o nosso plano político pedagógico.

Específicos: Possibilitar o uso das tecnologias da informação para o enriquecido do ensino-aprendizagem. Oportunizar aos alunos e professores uma diversidade de atividades como: pintura, colagem,produção textual, pesquisas, leituras, quebra-cabeça, hot potatoes, Viabilizar o uso da tecnologia no cotidiano escolar para aquisição das muitas linguagens didáticas já conhecidas em sala de aula.

METAS Oferecer o maior número possível de atividades para oportunizar o ensino-aprendizagem; Proporcionar um ambiente de socialização e discussão das aprendizagem de conceitos e definições, Abrir espaços para novas atitudes em relação aos recursos tecnológicos e seu uso na escola e na vida; Unir os estudos e ensinamentos da sala de aula , com o LIE e o cotidiano; Estimular aluno na fase de alfabetização através de programas como Tux paint,gcompris; Utilizar o Tux math na complementação das aulas de matemática.

METODOLOGIA Aula dialógica e expositiva com explicação oral e exposição em data show das ações a serem desenvolvidas; Uso tradicional de manipulação dos periféricos nas primeiras visitas das crianças, jovens e adultos ao LIE(uso do mouse/teclado); Uso dos recursos da web 2.0 para expansão das possibilidades do desenvolvimento do ensino- aprendizagem das crianças , jovens e adultos.

FUNDAMENTAL - Manhã

INFANTIL - Tarde

Fundamental - tarde

EJA- Noite

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Participação no planejamento escolar mensal; Elaboração de grades de agendamento para uso do LIE; Pesquisa de atividades solicitadas pelos professores das salas regulares; Relatórios de freqüência e participação das turmas no LIE;

EMEIF AGOSTINHO MOREIRA DA SILVA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – LIE ATENDIMENTO DE SALA – TARDE MÊS: NOVEMBRO DIA PERÍODO TURMA PROFESSOR DISCIPLINA CONTEÚDO OK

EMEIF AGOSTINHO MOREIRA DA SILVA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – LIE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES ANO/TURMA:_________________PROFESSOR(A):______________________________ DISCIPLINA:________________________________________________________________ DATA/AULA:_____/____/________ TURNO: M( ) T( ) 1º T ( ) 2º T ( ) Atividade/assunto:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Objetivos a serem atingidos:_____________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Metodologia:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Recursos (site/software) utilizados:________________________________________________ Avaliação (Avanços e dificuldades no desenvolvimento da atividade):____________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________ _____________________________ Assinatura do(a) professor(a) sala regular Assinatura do(a) professor(a) do LIE Obs.: Por favor planejar e registrar a atividade com antecedência mínima de 24 horas.

EMEIF AGOSTINHO MOREIRA DA SILVA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA -LIE AGENDA DAS TURMAS MÊS: NOVEMBRO/2010 – TARDE – PROFESSORA: MARISE DIA HORÁRIO TURMA PROFª ATIVIDADE O 01/ seg 1º 2º ______________________________ ___________________________________ 03 qua 1º_____________ 2º_____________ _______________ 04 qui ______________________________________________________________________ 05 sex 08 09 ter 10 11 12 16 17 18 19 22 23 24 25 26 29 30

RECURSOS Professores, estudantes e núcleo gestor, Materiais: Computadores, data show e impressora instalados no LIE; Fichas de chamadas, planos de aula e relatórios.

INSTRUMENTAIS Cursos do CRP Diretrizes do LIE, segundo SME e CRP Sites repositórios do MEC e Universidades.

AVALIAÇÃO Relatório bimestral das atividades desenvolvidas no LIE.