Desenvolvimento Interpessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Conceitos de Habilidade e Atitudes
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Alteridade.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Aprender ao Longo da Vida
Desenvolvimento organizacional
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Empreendedorismo.
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Prof(a): Patrícia Braz
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
Prof. Msc. Magali de Macedo
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
Organização Empresarial
Administração de Empresas Pessoais
Gestão por Competências
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Introdução ao Marketing
Empreendedorismo.
Motivados a enfrentar desafios
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
OFICINA DE CRIATIVIDADE
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
UNIVERSIDADE RED JACKET
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Interpessoal Professora Regina Célia - Maio 2012

Desenvolvimento Interpessoal O desenvolvimento interpessoal consiste no aperfeiçoamento da capacidade de se relacionar com as outras pessoas. As empresas buscam colaboradores para somar seu crescimento, buscam pessoas que “vistam a camisa” e que literalmente “entrem de cabeça” nos assuntos e atividades da empresa como se fosse sua. Hoje, o conhecimento e experiência profissional não bastam, faz-se necessário também a adaptação quanto à identidade, culturas e ritmos impostos pela empresa.

O que as empresas procuram? O grande causador dessa mudança no quadro empresarial é a disputa acirrada entre empresas no mercado; a empresa que quer vencer esse páreo deve apresentar ótimos resultados, bem como qualidade nos serviços prestados. As empresas querem contar com colaboradores que desenvolvam suas atividades voltadas ao crescimento financeiro da empresa. Comumente, as empresas ao admitir um novo colaborador e/ou a cada início de ano, solicitam que o mesmo liste quais são as conquistas que pretendem atingir até o fechamento do ano.

Mas, e o que é preciso para que o desenvolvimento interpessoal aconteça?

Auto-estima O primeiro passo para que o desenvolvimento interpessoal aconteça é desenvolver a auto-estima. Deve-se estar de bem consigo mesmo, acreditar que podemos ir sempre mais além, diante de qualquer obstáculo. Devemos acreditar em nós e nunca nos abalar com a opinião negativa dos outros, pelo contrário, usá-la como uma espécie de retorno para que sempre haja uma melhora e assim ficar em constante aperfeiçoamento. Mas, tomar sempre cuidado com os feedbacks, certificar-se de que, quem os deu possa realmente contribuir com o seu crescimento.

Comunicação Desenvolva capacidade de argumentação. A busca de informação, aprendizado e inteiração sobre os assuntos da empresa fazem com que tenhamos uma visão muito mais abrangente sobre uma determinada situação, nos tornando munidos de argumentos, cabendo somente a nós iniciar o processo de argumentação. Tenha uma comunicação clara e objetiva.

Trace metas Desenvolva coragem para correr riscos calculados. Saber aonde você quer chegar é fator fundamental para seguir em frente; existem pessoas que pelo fato de não saber onde querem chegar, quando chegam a algum lugar se dão conta que estão totalmente perdidas, arme-se de conhecimento, estude, aprenda, desenvolva, realimente-se, participe, comunique-se, lute, cresça e apareça, pois assim jamais terá medo de se arriscar, pois num mercado de trabalho competitivo “só corre risco aquele que não se arrisca”.

Motivação Motivação (do Latim moveres, mover) denomina em psicologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação.

NÍVEIS: Individual Grupal Organizacionais

Níveis de desenvolvimento Nível individual: o relacionamento interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas. Nível grupal: Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. Nível organizacional: É a relação do indivíduo com sua empresa.

Concluindo... A forma como o sujeito lida com a realidade organizacional e como se posiciona frente às atuais transformações e exigências do trabalho estão relacionadas com a educação vivida. A educação não formal na empresa pode servir para promover o desenvolvimento interpessoal dos sujeitos no próprio local de trabalho. Uma possibilidade viável é através de um espaço coletivo de discussão acerca das variáveis e dos conteúdos presentes nas relações intra e extra grupo... Transformar regras, conceitos e limites no trabalho somente é possível através da construção coletiva dos sujeitos, num espaço em que o propósito seja o de obter uma nova forma, mais saudável, de organização da ação, da expressão e do comprometimento dos envolvidos.

Dinâmica

Amanda Pereira Gonçalves Bianca Alves Bruno Silva Herculino Allan Oliveira Guedes Amanda Pereira Gonçalves Bianca Alves Bruno Silva Herculino Felipe Alves Mendes Jhessica Magaly Cavalcante Yohan Santana