Ana Paula Marina Andrade Aptidão Mestra Ana Paula Marina Andrade
Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada” Paralisado Pelo Medo Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”
Inteligência Emocional Ansiedade branda/Suave expectativa Motivação Entusiasmo Sucesso Excelência Objetivos alcançados
Controle da Impulsividade A Experiência de Stanford ou O Teste do Marshmellow
Alta Ansiedade, Baixo Desempenho Preocupação: Essência do efeito prejudicial da ansiedade sobre todo tipo de desempenho mental.
O “U” Invertido Ansiedade Ansiedade de menos: demais: Apatia Esquecimento Desmotivação Baixo desempenho
Ansiedade Antecipatória: Saudável apreensão para uma tarefa iminente Euforia branda: Hipomania
Estados positivos Estados negativos (sorrir/rir para solucionar) Estados negativos (temer para o “intelecto tremer”)
A Força da Esperança e do Otimismo Fator diferencial no bom desempenho escolar/acadêmico, capacidade de acreditar nas próprias metas e no alcance delas.
Otimismo: O grande motivador
O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO Martin Seligman, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. Teste realizado com os nadadores durante as Olímpíadas de 1988. O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO
Identificação do Otimismo Seligman identifica o otimismo (ou a falta dele) através de como as pessoas explicam a si mesmas seus sucessos e insucessos.
Diante do Fracasso: OTIMISTAS Plano de Ação Aconselhamento Algo que pode ser remediado PESSIMISTAS Nada podem fazer Justificam-se como uma “falha” pessoal que sempre os perseguirá
A capacidade de seguir em frente mediante uma derrota é o que pode definir o sucesso, independente do talento que a pessoa possua.
Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos. A perspectiva positiva ou negativa tem relação com o temperamento das pessoas por natureza e pode ser alterado pelas experiências vividas. Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.
Auto- Eficácia Albert Bandura, psicólogo de Stanford. Auto- eficácia = Julgamento das próprias capacidades para se executar ações exigidas com o intuito de atingir um determinado grau de performance.
Fluxo: Um caminho para a excelência
Fluxo Estado de concentração Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo da Universidade de Chicago. Estado de concentração no seu nível mais alto, Fluxo onde as emoções são positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.
Fluxo Depressão, ansiedade, concentração forçada e até mesmo pensar no que está fazendo são formas de barrar o fluxo. Para se alcançar o fluxo, a tarefa a ser executada não pode ser fácil demais (causando tédio) e nem difícil demais (causando ansiedade). Tédio Ansiedade FLUXO
Aprendizado e Fluxo: Um novo modelo para Educação
O Fluxo como método de ensino Visa auxiliar o ensino através de uma metodologia mais humana, identificando as aptidões naturais das crianças e ajudando o professor a aprimorar a forma de apresentar o conteúdo para que se possa “atrair” a atenção do aluno, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso.
QUESTÕES
1- O que é Memória Funcional? A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.
1- O que é Memória Funcional? A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.
2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional. B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.
2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional. B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional OBRIGADA!