Ana Paula Marina Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Relação Professor - aluno
Métodos de Estudo na Universidade
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Inteligência Emocional
Está pautada em três pilares: 1. A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - GDP Está pautada em três pilares: Motivação Capacitação Valorização.
POTENCIAL INTELIGENTE
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
Autor: Juan Delval Editora Papirus
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
EU COMIGO, AQUI E AGORA JOÃO JÚNIOR
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Transferência de aprendizagem
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
II Orientação Técnica PCAGP.
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
A Sabedoria do Silêncio Interno Texto Taoista.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
TBA 2011 Especialidades.
Busque em Você mesmo Formatação: Arifbv.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Neurociência da memória
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Orientações ao líder sobre o uso deste material
TREINAMENTO DESPORTIVO
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
Aplicando Meta-estados à Intencionalidade Meta-estados ao Flow/Fluxo Meta-estados às Desculpas Meta-estados à Congruência Aplicando Meta-estados.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Inteligência Emocional
Processamento de Informação
ENTUSIASMO, UM FATOR DE COMPETÊNCIA. EMEF Jardim Anchieta HEC HORÁRIO DE ESTUDO COLETIVO PSICOPEDAGOGA RESPONSÁVEL: Damaris Bezerra de Lima.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
OS PERIGOS DA ZONA DE CONFORTO, OU SERIA DESCONFORTO???
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

Ana Paula Marina Andrade Aptidão Mestra Ana Paula Marina Andrade

Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada” Paralisado Pelo Medo Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”

Inteligência Emocional Ansiedade branda/Suave expectativa Motivação Entusiasmo Sucesso Excelência Objetivos alcançados

Controle da Impulsividade A Experiência de Stanford ou O Teste do Marshmellow

Alta Ansiedade, Baixo Desempenho Preocupação: Essência do efeito prejudicial da ansiedade sobre todo tipo de desempenho mental.

O “U” Invertido Ansiedade Ansiedade de menos: demais: Apatia Esquecimento Desmotivação Baixo desempenho

Ansiedade Antecipatória: Saudável apreensão para uma tarefa iminente Euforia branda: Hipomania

Estados positivos Estados negativos (sorrir/rir para solucionar) Estados negativos (temer para o “intelecto tremer”)

A Força da Esperança e do Otimismo Fator diferencial no bom desempenho escolar/acadêmico, capacidade de acreditar nas próprias metas e no alcance delas.

Otimismo: O grande motivador

O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO Martin Seligman, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. Teste realizado com os nadadores durante as Olímpíadas de 1988. O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO

Identificação do Otimismo Seligman identifica o otimismo (ou a falta dele) através de como as pessoas explicam a si mesmas seus sucessos e insucessos.

Diante do Fracasso: OTIMISTAS Plano de Ação Aconselhamento Algo que pode ser remediado PESSIMISTAS Nada podem fazer Justificam-se como uma “falha” pessoal que sempre os perseguirá

A capacidade de seguir em frente mediante uma derrota é o que pode definir o sucesso, independente do talento que a pessoa possua.

Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos. A perspectiva positiva ou negativa tem relação com o temperamento das pessoas por natureza e pode ser alterado pelas experiências vividas. Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.

Auto- Eficácia Albert Bandura, psicólogo de Stanford. Auto- eficácia = Julgamento das próprias capacidades para se executar ações exigidas com o intuito de atingir um determinado grau de performance.

Fluxo: Um caminho para a excelência

Fluxo Estado de concentração Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo da Universidade de Chicago. Estado de concentração no seu nível mais alto, Fluxo onde as emoções são positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.

Fluxo Depressão, ansiedade, concentração forçada e até mesmo pensar no que está fazendo são formas de barrar o fluxo. Para se alcançar o fluxo, a tarefa a ser executada não pode ser fácil demais (causando tédio) e nem difícil demais (causando ansiedade). Tédio Ansiedade FLUXO

Aprendizado e Fluxo: Um novo modelo para Educação

O Fluxo como método de ensino Visa auxiliar o ensino através de uma metodologia mais humana, identificando as aptidões naturais das crianças e ajudando o professor a aprimorar a forma de apresentar o conteúdo para que se possa “atrair” a atenção do aluno, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso.

QUESTÕES

1- O que é Memória Funcional? A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.

1- O que é Memória Funcional? A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.

2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional. B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.

2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional. B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional OBRIGADA!