Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI GERAES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
Cooperação e Governança
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Gestão Estratégica de Pessoas - O processo de Certificação Ocupacional
Planejamento Estratégico
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Minas Gerais.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento e projetos sociais:
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Orçamento Público e Política
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Integração - Modernização - Descentralização
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Planejamento Estratégico
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Planejamento Estratégico
Projetos Comunitários Lilian Kelian
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ACORDO DE RESULTADOS. ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOASINSTRUÍDAS,SAUDÁVEIS EQUALIFICADAS CIDADES.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Atuação dos agentes de Controle Social
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
Lógica da Apresentação
A EDUCAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS CONSELHEIRO ANTONIO JOAQUIM TCE/MT MARÇO / 2007.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
O papel pedagógico do órgão gestor
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI GERAES Clarissa Duarte 2009

Plano estratégico do governo do Estado de MG (escolhas para o futuro) Histórico Plano estratégico do governo do Estado de MG (escolhas para o futuro) PMDI – 2000-2003 pg. 68 a 122 PMDI – 2003 – 2020 pg. 123 a 169 PMDI – 2007 – 2023 O PMDI será executado de forma articulada com o Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG -, conforme dispuser cada Lei Orçamentária Anual. A modernização do Estado foi iniciada com o Choque de Gestão* e permeia todo o atual Plano de Governo.

• Aonde queremos chegar? O PMDI é um Plano Estratégico indicativo para o Estado de Minas Gerais, consolidando um conjunto de grandes escolhas que orientam a construção do futuro do Estado em um horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza. O processo de revisão do PMDI de 2000-2003 (pg.68 a 122), e do PMDI de 2003-2020 (pg. 123 a 168), desenvolvido na segunda metade de 2006, trabalha com o horizonte de 2023 e mantém seu compromisso de responder, consistentemente, às seguintes questões: • Onde estamos? • Aonde podemos chegar? • Aonde queremos chegar? • Como vamos chegar lá?

O PMDI de 2003-2020, pela metodologia adotada, representa uma resposta a três questões: . Onde estamos? . Aonde pretendemos estar? . Como chegar lá? A revisão desenvolvida na segunda metade de 2006 trabalha com horizonte de 2023 e propõe 4 questões: . Aonde queremos chegar?

Metodologia utilizada no PMDI de 2003-2020 O documento “Minas Gerais do século XXI” elaborado pelo BDMG constituiu um diagnóstico da realidade sócio econômica mineira e foi utilizado para responder a questão “onde estamos?”. Diagnóstico pg. 125 a 134 Para responder a segunda questão “onde pretendemos chegar?” foi construída uma “Visão de Futuro de Longo Prazo” após consulta de membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES que redigiram “Cartas do Futuro”. Cenários exploratórios pg. 135 a 152 / Aspirações para o futuro pg. 153/ Visão de futuro para 2020 pg.154 Para encontrar resposta à pergunta “como vamos chegar lá?”, um amplo processo de consultas possibilitou identificar Três Opções Estratégicas e uma Agenda de Prioridades. Opções estratégicas pg. 155 / Objetivos prioritários pg. 155 (LER)

Utilizando o PMDI como referência estratégica de longo prazo, foi definida pelo Colegiado de Gestão Governamental uma carteira de 30 Projetos Estruturadores intitulada GERAES e elaborado o Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG 2004/2007 que inclui demais programas prioritários do Governo. A Lei Estadual n° 17.347/2008 dispõe sobre o PPAG de 2008-2011 e a Lei Estadual n° 18.021/09 (pg. 172) dispõe sobre a revisão do PPAG 2008-2011.

GERAES Gestão Estratégica dos Recursos e Ações do Estado PMDI – Plano Estratégico indicativo para o Estado de MG (conjunto de escolhas políticas que orientam a construção de futuro do estado). Descreve a estratégia de longo prazo para o Estado de Minas Gerais. A versão mais atual pretende responder as seguintes questões: “Onde estamos?” “Aonde podemos chegar?” “Aonde queremos chegar?” “Como vamos chegar lá?” A estratégia (Estratégia de Desenvolvimento de MG) é o caminho que levará o Estado lá. Para tanto foram escolhidas 13 Áreas de Resultados (com objetivos estratégicos para cada um deles) e dois alicerces sobre os quais está estruturado o Estado para Resultados. Projetos Estruturadores são as prioridades do Estado como forma de alcançar o futuro almejado (detalhamento gerencial das ações)e o GERAES é o gerente dessa carteira de projetos.

A Estratégia de Desenvolvimento de MG é o caminho escolhido para que a Visão de Futuro se torne realidade, e é formada por sete estratégias setoriais: 1. Perspectiva Integrada do Capital Humano 2. Investimento e Negócios 3. Integração Territorial Competitiva 4. Sustentabilidade Ambiental 5. Rede de Cidades 6. Eqüidade e Bem-estar 7. Estado para Resultados Os sete elementos da Estratégia de Desenvolvimento compõem um conjunto de alto grau sinérgico, dada a grande inter-relação e complementaridade entre eles. Por isso, a materialização deste conjunto de estratégias resultará na transformação da realidade mineira como um todo. Áreas de Resultados: (p. 170) 1. Defesa Social 2. Desenvolvimento do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce 3. Educação de Qualidade 4. Inovação, Tecnologia e Qualidade 5. Investimento e Valor Agregado da Produção 6. Logistica de Integração e Desenvolvimento 7. Protagonismo Juvenil 8. Qualidade Ambiental 9. Qualidade e Inovação da Gestão Pública (alicerce) 10. Qualidade Fiscal (alicerce) 11. Rede de Cidades e Serviços 12. Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva 13. Vida Saudável

Projetos Estruturadores Fruto da orientação estratégica, representam as ações e melhorias planejadas para o Estado, com priorização orçamentária. Suas premissas são: Transformar a visão de futuro em resultados concretos que sinalizam a mudança desejada; Efeito multiplicador: capacidade de gerar outras iniciativas privadas ou públicas; Mobilizar e articular recursos públicos, privados ou em parceria; Produzir a percepção da sociedade: “quem governa tem uma visão de futuro que está sendo construída, mediante ações concretas”; Organizar-se como um projeto, com foco bem definido, objetivo mensurável, ações, metas, prazos, custos, resultados esperados, que permitam um gerenciamento intensivo. Cada projeto estruturador corresponde a um programa: conjunto de projetos agrupados para atender a uma finalidade específica.

• Estabelecer normas, padrões e diretrizes A UAGP (Unidade de Apoio Gerencial dos Projetos Estruturadores) é o Escritório de Projetos do Governo para os Projetos Estruturadores, com a finalidade de: • Estabelecer normas, padrões e diretrizes • Implantar sistemas informatizados • Efetuar treinamento • Participar do planejamento de todos os projetos • Acompanhar todos os projetos • Manter informada a alta administração do Governo