Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Cenário Atual Tecnologia; Informação; Globalização; Fusão;
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Inovação e difusão tecnológica
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
O ambiente organizacional
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Engenharia de Software
PETI Planejamento Estratégico de TI
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração de Sistemas de Informação II
Dinâmica Organizacional
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Capítulo 6 Organização.
Estratégias do agronegócio
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
1 Teoria Geral da Administração Prof. Mauri Cesar Soares
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Mudança e Inovação Tecnológica
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
Profissional de GC / Função de GC
A gestão da carteira de projetos de inovação
Teorias Modernas de Gestão
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Estratégia de Operações
Premissas Dados das Microrregiões.
Por que estudar sistemas de informação?
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Instituição de Ensino São Francisco
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
A inovação como um processo de gestão
Modelo de estratégia de inovação
Tecnologia da Informação
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie Gestão da Inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

Formação Acadêmica Graduação: Engenharia – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Especialização: - CEAG – FGV,SP - BSP- Universidade de Toronto (Canadá) Mestrado em Administração: Universidade Presbiteriana Mackenzie Doutorando: FEA, Universidade de São Paulo

Formação Profissional Firmenich & Cia. Ltda. - Divisão Aromas Tetra Pak Ltda. - Gerente de Marketing - Gerente de Pesquisa de Mercado - Gerente de Business Intelligence Votorantim Metais - Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios

Conteúdo Programático Fatores fundamentais na gestão da inovação A teoria da inovação de ruptura de Christensen Modelo de estratégia de inovação A inovação como um processo de gestão Sistemas nacionais de inovação

Conteúdo Programático Mecanismos de implantação da inovação Construção da organização inovadora Alianças para inovação Avaliação e desempenho da inovação - Livro: TIDD, J.; BESANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. São Paulo: Artmed, 2008.

Critério de Avaliação Atividades em grupo, em sala de aula: 10% Prova individual, escrita: 30% Prova final, escrita: 60%

Fatores fundamentais na gestão da inovação

Inovação O que é inovação? - Envolve mudanças Impacto: bens,serviços, processos; Inovação: movida pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito delas; Abertura de novos mercados, novas formas de servir mercados maduros e estabelecidos; Tecnologia: papel importante.

Inovação e vantagem competitiva Mercado: constante mudança; Geração de vantagem competitiva ou estratégica; Introdução de novos bens e serviços: posição de liderança; Globalização: impacto e acesso; Schumpeter: “lucros de monopólio”;

Mecanismos para obtenção de inovação Novidade na oferta de produto ou serviço; Novidade no processo; Complexidade; Proteção legal de propriedade intelectual; Acréscimo/ampliação de alcance de fatores competitivos;

Mecanismos para obtenção de inovação Tempo/oportunidade: - vantagem de ser o primeiro a entrar, ou ser um seguidor rápido; Desenvolvimento robusto/de plataforma; Reescritura de regras; Reconfiguração de partes do processo; Transferência através de diferentes contextos de aplicação.

Tipos de inovação Inovação de produto; Inovação de processo; Inovação de posição (introdução de produtos/serviços); Inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais).

Dimensões da inovação Nível de sistema Novas versões de motores automotivos, aviões, aparelhos de tv Novas gerações, como MP3 e download versus CD e fita-cassete Energia a vapor, TI, comunicações, biotecnologia Melhorias em componentes Novos componentes para sistemas existentes Materiais avançados para melhorias de desempenho de componentes Nível de componente Incremental Radical “fazendo aquilo que fazemos melhor” “novo para a empresa” “novo para o mundo”

Inovação: processo baseado no conhecimento Importância da inovação incremental: redução da incerteza; Inovação: fundamentada em conhecimento; Criação de novas possibilidades por meio da combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos (arquitetura de uma inovação).

Fatores-chave para a gestão da inovação Zona 2: Inovação Modular Zona 3: Inovação Descontínua Zona 1: Inovação Incremental Zona 4: Inovação de Arquitetura Destruídos Conceitos centrais sobre inovação Reforçados Não Alterados Alterados Relações entre elementos de conhecimento (arquitetura)

Fatores-chave para a gestão da inovação Zona 1 (inovação incremental) - incremento estável de produtos ou processos - uso do conhecimento acumulado acerca de componentes centrais; Zona 2 (inovação modular) - mudança considerável em um elemento, mantendo a arquitetura geral - há necessidade de aprendizagem de um novo conhecimento;

Fatores-chave para a gestão da inovação Zona 3 (inovação descontínua) - todo o conjunto de regras é alterado - abre-se espaço para novos entrantes; Zona 4 (inovação de arquitetura) - surgimento de novas arquiteturas - remodelar fontes de conhecimento e as configurações - resposta a necessidades de diferentes usuários.

Desafio da inovação descontínua Pressuposto de Schumpeter: “destruição criativa”; Condições estáveis de inovação são pontuadas por descontinuidades ocasionais; - coexistência entre tecnologias velhas e novas - rápida melhoria de ambas Grandes incertezas: - como será a nova configuração? - como manipular a nova tecnologia?

Gestão da inovação Desafio: desenvolver formas de gestão da inovação: - não apenas em fases estáveis - mas em condições de alta incerteza - velocidade de mudanças importantes (necessidade de adequações) Observação: fonte de tecnologia que desestabiliza um setor é externa a ele.