Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

O pensamento socrático
SÓCRATES ( a.C.) Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que.
UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.
Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
O QUE É ÉTICA?.
Ética - Visão Histórica
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
Professor Marcelo Rocha Contin
Filosofia Profª Yama Elice
DO MITO À RAZÃO: A FILOSOFIA CLÁSSICA
A filosofia no helenismo
Julgamento de Sócrates.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
Os Sofistas.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Método Maiêutico-Irônico Diálogo Socrático
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
A IMORTALIDADE D’ALMA…
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)

Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
O poder das perguntas O que é?
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sócrates, Platão e aristóteles
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Sócrates: “Só sei que nada sei”. O Não-saber e O Elenchos
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
O Divisor de águas na filosofia grega. Douglas Fernando Blanco
FILOSOFIA.
DO MITO À RAZÃO: O Nascimento da Filosofia
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Grécia - Cultura.
PARA QUÊ FILOSOFIA?.
Prof. Ricardo Filosofia
Prof. Edi Carlos Marques
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Alicerces da filosofia ocidental
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
FILOSOFIA.
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
A Doutrina do Pecado (1.18 – 3.20).
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
PROFESSORA ANGELA PERALVA. BIBLIOGRAFIA VAZ, H. C. Lima. Escritos de Filosofia IV. Natureza e forma do saber ético. p. 35 a 55. Para Saber Mais Título:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido em dois momentos:

. Refutação ou ironia – etapa em que Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Formulava aos interlocutores perguntas e procurava evidenciar suas contradições. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos;

. Maiêutica – etapa em que Sócrates propunha aos discípulos uma nova série de questões, com o objetivo de ajuda-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias. Por isso, essa fase é chamada de “maiêutica”, termo que em grego significa “arte de trazer á luz”.

Um corruptor da juventude? Sócrates não dava importância à condição socioeconômica de seus discípulos. Dialogava com ricos e pobres, cidadãos e escravos. O que importava eram as qualidades interiores de cada pessoa, indispensáveis no processo de autoconhecimento.

. Como não fazia distinção entre seus interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns, foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade ateniense.

. Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta, veneno mortal extraído de uma planta de mesmo nome.

. Diante dos juízes, Sócrates assumiu uma postura altaneira e imperturbável, de quem nada teme. Permanecia absolutamente em paz com sua própria consciência O trecho a seguir é extraído de sua defesa diante das acusações que lhe foram feitas:

. “Estás enganado, se pensas que um homem de bem deve ficar pesando, ao praticar seus atos, sobre as possibilidades de vida ou de morte. O homem de valor moral deve considerar apenas, em seus atos, se eles são justos ou injustos, corajosos ou covardes (Platão, Apologia de Sócrates, p.80).

. E, assim, Sócrates concluiu, dirigindo-se aos que o absolveram: “Bem, é chegada a hora de partirmos, eu para a morte, vós para a vida. Quem segue melhor destino, se eu, se vós, é segredo para todos, exceto para a divindade” (p.97).