Pedagogia da Autonomia Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia Pedagogia – praticas de ensinoPedagogia – praticas de ensino Autonomia - Enfatiza a necessidade.

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Transcrição da apresentação:

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia Pedagogia – praticas de ensinoPedagogia – praticas de ensino Autonomia - Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escolaAutonomia - Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola 28 exigências para ensinar28 exigências para ensinar

Não há docência sem discência Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprenderQuem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender

1- Ensinar exige rigorosidade metodológica Objeto de ensino deve ser aprendido pela sua razão de serObjeto de ensino deve ser aprendido pela sua razão de ser Ensinar conteúdos é ensinar a pensar certoEnsinar conteúdos é ensinar a pensar certo

2- Ensinar exige pesquisa Metodologia exige do professor uma busca pelo conhecimento – a pesquisas, através da curiosidade epistemológicaMetodologia exige do professor uma busca pelo conhecimento – a pesquisas, através da curiosidade epistemológica Epistemológico: Do grego. epistéme, 'ciência'; 'conhecimento', + -o- + -logia.] S. f. 1. Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científicoEpistemológico: Do grego. epistéme, 'ciência'; 'conhecimento', + -o- + -logia.] S. f. 1. Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico

3- Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos Aproveitar as experiências e conhecimento dos alunosAproveitar as experiências e conhecimento dos alunos

4- Ensinar exige criticidade Superação: curiosidade ao saber comum se criticizamSuperação: curiosidade ao saber comum se criticizam Educador progressista: Desenvolve a curiosidade crítica, insatisfeita, indócilEducador progressista: Desenvolve a curiosidade crítica, insatisfeita, indócil

5- Ensinar exige estética e ética Belo – padrãoBelo – padrão Ético – constitui-nos como seres histórico sociaisÉtico – constitui-nos como seres histórico sociais

6- Ensinar exige a corporificação das palavras por exemplo Pensar certo é fazer certo (agir de acordo com o que se pensa)Pensar certo é fazer certo (agir de acordo com o que se pensa) Palavras sem exemplo nada valem.Palavras sem exemplo nada valem.

7- Ensinar exige risco, aceitação do novo, rejeição a qualquer forma de discriminação A indiferença ao diferente nega a democraciaA indiferença ao diferente nega a democracia

8- Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática Reflexão crítica deve ser concretaReflexão crítica deve ser concreta Pensar certo e fazer o certoPensar certo e fazer o certo

9- Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural Identidade cultural, dimensão individualIdentidade cultural, dimensão individual Visão de ProcessoVisão de Processo

10- Ensinar não é transferir conhecimentos Criar possibilidades para a própria construção.Criar possibilidades para a própria construção. Educador aberto a indagações curiosidades e inibiçõesEducador aberto a indagações curiosidades e inibições

11- Ensinar exige consciência do inacabamento InvensãoInvensão Linguagem, cultura, comunicação em níveis complexosLinguagem, cultura, comunicação em níveis complexos Entender o mundoEntender o mundo Problematização do futuroProblematização do futuro

12- Ensinar exige o reconhecimento do ser condicionado Sujeito da história Sujeito da história Curiosidade – conhecimentoCuriosidade – conhecimento Conhecimento – não é expressão de verdadeConhecimento – não é expressão de verdade Ideal: experiências educativas se transformem em saberes e sabedorias por educandos e educadoresIdeal: experiências educativas se transformem em saberes e sabedorias por educandos e educadores

13- Ensinar exige respeito à autonomia do educando Coerência com o saber do outroCoerência com o saber do outro Práticas coerentesPráticas coerentes

14- Ensinar exige bom senso Capacidade de indagar, comparar, duvidar e inferirCapacidade de indagar, comparar, duvidar e inferir Curiosidade, torna crítico o bom sensoCuriosidade, torna crítico o bom senso Avaliação dos fatos e acontecimentos que nos envolvemosAvaliação dos fatos e acontecimentos que nos envolvemos

15- Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa aos direitos dos educadores Conviver com o diferenteConviver com o diferente Papel da ignorância em busca do saberPapel da ignorância em busca do saber Prática éticaPrática ética Tarefa políticaTarefa política

16 - Ensinar exige apreensão da realidade Conhecer dimensões e a essência da minha práticaConhecer dimensões e a essência da minha prática Inconclusão do ser humanoInconclusão do ser humano Aprender a subjetividade de um objetoAprender a subjetividade de um objeto Aprender é construir e reconstruir, constatar para mudarAprender é construir e reconstruir, constatar para mudar

PRÁTICA EDUCATIVA Existência de sujeitos: ensinando aprende e quem aprende ensina (princípio gnosiológico)Existência de sujeitos: ensinando aprende e quem aprende ensina (princípio gnosiológico) Existência de objetos: conteúdos a serem ensinados e aprendidosExistência de objetos: conteúdos a serem ensinados e aprendidos Uso de métodos, técnicas e materiaisUso de métodos, técnicas e materiais Professores progressistasProfessores progressistas Educando artífice da sua construçãoEducando artífice da sua construção Heteronomia para autonomiaHeteronomia para autonomia

17-Ensinar exige alegria e esperança Contradição ao óssioContradição ao óssio

18- Ensinar exige a convicção de que mudar é possível O amanhã não é algo pré-dado, ma um desafio.O amanhã não é algo pré-dado, ma um desafio. SaberesSaberes ConvivênciaConvivência O mundo não é. Está sendo.O mundo não é. Está sendo. Mudar é difícil, mas é possível.Mudar é difícil, mas é possível.

19- Ensinar exige curiosidade Sem curiosidade não se aprende nem ensina.Sem curiosidade não se aprende nem ensina. Estímulo a perguntaEstímulo a pergunta Reflexão crítica sobre a pergunta.Reflexão crítica sobre a pergunta. Postura dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada.Postura dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada. Aula = desafioAula = desafio Saber fundamental: prática educativo-críticaSaber fundamental: prática educativo-crítica Curiosidade espontânea para a curiosidade epistemológicaCuriosidade espontânea para a curiosidade epistemológica Equilíbrio entre a autoridade e a liberdade.Equilíbrio entre a autoridade e a liberdade.

20- Ensinar é uma especificidade humana Qualidade essencialQualidade essencial Autoridade docenteAutoridade docente Liberdade dos alunosLiberdade dos alunos SegurançaSegurança Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidadeEnsinar exige segurança, competência profissional e generosidade Autoridade deve ser democráticaAutoridade deve ser democrática DependênciaDependência Aprendizado de conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade que se assumeAprendizado de conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade que se assume

21- Ensinar exige comprometimento DesempenhoDesempenho Opção democrática, progressista X prática racionária, autoritária e elitistaOpção democrática, progressista X prática racionária, autoritária e elitista Ético: capacidade de analisar, decidir, optar, romper, fazer justiça e não falhar a verdade.Ético: capacidade de analisar, decidir, optar, romper, fazer justiça e não falhar a verdade.

22- Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção do mundo Intervenção: além dos conhecimentos dos conteúdos implica na reprodução de uma ideologia (formas de viver)Intervenção: além dos conhecimentos dos conteúdos implica na reprodução de uma ideologia (formas de viver) Prática como definições, tomada de posições, rupturas – Ser democrático e imparcialPrática como definições, tomada de posições, rupturas – Ser democrático e imparcial

23- Ensinar exige liberdade e autoridade LimiteLimite Sem os limites a liberdade de perverte em licença e a autoridade em autoritarismo.Sem os limites a liberdade de perverte em licença e a autoridade em autoritarismo. Decisão: processo responsávelDecisão: processo responsável Autonomia se constrói na experiênciaAutonomia se constrói na experiência Pedagogia da autonomia esta centrada em experiências estimuladoras da decisão da responsabilidade, ou seja, no respeito a liberdade.Pedagogia da autonomia esta centrada em experiências estimuladoras da decisão da responsabilidade, ou seja, no respeito a liberdade.

24- Ensinar exige tomada consciente de decisão Processo político pedagógicoProcesso político pedagógico Educação: chave das mudançasEducação: chave das mudanças

25- Ensinar exige saber escutar É escutando que aprendemos a falarÉ escutando que aprendemos a falar Avaliação pedagógica de alunos e professoresAvaliação pedagógica de alunos e professores Seres democráticosSeres democráticos Quem tem o que dizer, tem igualmente o direito e o dever de dizê-lo – não é a verdade.Quem tem o que dizer, tem igualmente o direito e o dever de dizê-lo – não é a verdade. Ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando, mas sim dar sentido ao objeto de forma que ele possa fazer ligações de significado a esse objeto.Ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando, mas sim dar sentido ao objeto de forma que ele possa fazer ligações de significado a esse objeto.

26- Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica Ocultação da verdade dos fatosOcultação da verdade dos fatos Linguagens que opacizam as idéiasLinguagens que opacizam as idéias Enclausuram o ciclo das minhas verdadesEnclausuram o ciclo das minhas verdades Deixar exposto as diferenças, recusa de posições dogmáticasDeixar exposto as diferenças, recusa de posições dogmáticas

27- Ensinar exige disponibilidade para o diálogo Nível político, ético, estético da pedagogia.Nível político, ético, estético da pedagogia. Respeito as diferenças – há a aprendizagemRespeito as diferenças – há a aprendizagem

28- Ensinar exige querer bem aos educandos Seriedade docente e afetividade – não pode confundirSeriedade docente e afetividade – não pode confundir A afetividade não pode inferir no meu dever de professor, no exercício da autoridade.A afetividade não pode inferir no meu dever de professor, no exercício da autoridade. Prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde de formação séria e da clareza política do educador.Prática educativa vivida com afetividade e alegria prescinde de formação séria e da clareza política do educador.