ANHANGUERA EDUCACIONAL

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Transcrição da apresentação:

ANHANGUERA EDUCACIONAL DISCIPLINA: ADM. PRODUÇÃO II - V M I INTEGRANTES: ANELISE BRUNO CLEITON ELISANGELA ERCILENO JOYCELANE NEUBER ---

V M I - Vendor Managed Inventory Significa Inventário Gerenciado pelo Fornecedor. Na prática, quer dizer que o fornecedor passa a ser responsável por manter os níveis de inventário do cliente em valores pré-estabelecidos.

V M I - Vendor Managed Inventory O fornecedor passa a ter acesso aos dados de inventário do cliente (normalmente via EDI*) e é responsável por gerar ordens de compra para seu próprio material. ESTOQUE GERIDO PELO FORNECEDOR *EDI – ELETRONIC DATA INTERCHANGE

V M I - Vendor Managed Inventory Bernstein (1997) sugere que: “O VMI só pode funcionar se fornecedor-cliente mantiverem um relacionamento baseado na confiança, com extensiva troca de informações”. É importante entender que não se trata de material em consignação, já que no VMI a propriedade do material em inventário é do cliente.

V M I - Vendor Managed Inventory A implementação de um processo de VMI envolve fortes mudanças nas empresas participantes. Mesmo com contratos detalhados, a confiança e senso de parceria passam a ser à base do relacionamento.

V M I - Vendor Managed Inventory Obviamente, existem benefícios e riscos associados a um programa de VMI. Para alavancar os benefícios, é importante que, como em qualquer programa, as atividades sejam bem planejadas, executadas e lideradas.

V M I - Vendor Managed Inventory BENEFÍCIOS: (para fornecedor e comprador) ◦ Reforça a parceria entre as empresas. ◦ Redução dos tempos na cadeia de suprimento. ◦ Melhor atendimento ao cliente final, ao ter melhor disponibilidade do material em inventário.

V M I - Vendor Managed Inventory BENEFÍCIOS: (para comprador) ◦ Estabilidade no inventário e menor risco de falta de materiais. ◦ Redução do custo de emissão e processamento de pedidos. ◦ Crescimento do nível de serviço. ◦ Pode manter o foco no serviço ao cliente final. ◦ Redução do risco.

V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Complexidade: o sistema de EDI deve ser testado exaustivamente para garantir de que os dados são confiáveis. Aceitação: os funcionários envolvidos nas duas empresas devem conhecer os objetivos e processos do VMI, já que a relação fornecedor-comprador muda.

V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Comunicação: aumenta a dependência de comunicação entre fornecedor e comprador. Devem-se definir novos processos entre as empresas. Excesso ou Falta de Inventário: devem existir regras claras para casos nos quais sobre ou falte material, e quando o comprador quer mudar os níveis de inventário.

V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Tempo: o VMI envolve um tempo de aprendizado considerável. As empresas envolvidas devem ter isto claro e aceitar a curva de aprendizagem. Resistência: os vendedores do fornecedor podem ser contrários a um sistema que tira o poder de venda de suas mãos.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 1  Obter patrocínio da alta gerência para o programa. Eles devem conhecer o esforço que será necessário e os recursos que serão investidos.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 2  Obter aceitação dos funcionários. Toda a equipe deve entender claramente qual é o objetivo do programa e seus benefícios. A forma de funcionamento do VMI deve ser compreendida por cada um que participará do programa direta ou indiretamente

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 3  Sincronização de arquivos. O fornecedor e o cliente devem ter seus arquivos sincronizados. Isto inclui a atualização de arquivos velhos, codificação de partes e mudanças no catálogo de produtos. Esta sincronização servirá para que o sistema fale a mesma língua nas duas pontas.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 4 Teste do EDI. Devem ser feitos testes exaustivos no sistema de intercâmbio de dados, para garantir a correção das informações transmitidas. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 5 Aprovação e Medições. O cliente deve conhecer e estar de acordo com o plano de estocagem do fornecedor. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Histórico de consumo. O cliente deve informar ao fornecedor o seu histórico de consumo de cada parte nos últimos 1-2 anos. Isto permitirá ao fornecedor criar um plano de produção que não esteja baseado somente no histórico de pedidos do cliente (que pode levar a decisões erradas). 6

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 7 Atualização final. O cliente dá um comando de atualização de todos os itens via EDI para que a posição mais recente de todos os itens seja refletida no sistema. Com isto é possível testar o VMI em situações reais.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 8 O cliente faz uma venda e registra os dados em seu sistema. Em períodos regulares (diários a semanais), o cliente envia um comando que atualiza a posição dos itens vendidos no período.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) 9 O sistema do fornecedor é atualizado e verifica se o ponto de reordem foi atingido. Caso positivo, um pedido é criado pelo fornecedor e o comando correspondente é enviado ao cliente. Desta forma o cliente tem conhecimento do novo pedido. Na fase inicial do VMI, é importante que o cliente revise todos os pedidos emitidos automaticamente para detectar erros.

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Notificação de envio O fornecedor prepara o material e gera uma notificação de embarque no sistema, com detalhes sobre o que está sendo enviado e quando. Ao receber o embarque, o cliente gera uma notificação de recebimento, confirmando a data e quantidade. Isto permite às empresas identificar divergências e corrigir problemas (no sistema ou na operação). 10

V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Pagamento O fornecedor emite uma nota fiscal pelo sistema, e o fornecedor confirma o pagamento. 11

V M I - Vendor Managed Inventory O segredo para fazer acontecer a "mágica" do VMI é a informação. Os benefícios de um programa VMI bem sucedido são enormes para ambas as partes. O desafio é estabelecer parcerias ganha-ganha, as quais permitem uma maior vantagem competitiva para o cliente e o fornecedor.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO !