Tecnologia da informação Aula 5 – E-business

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia da informação Aula 5 – E-business Profº Erich

Nas últimas aulas...

O gerenciamento de dados é uma atividade gerencial fundamental O gerenciamento de dados é uma atividade gerencial fundamental. A função do gerenciamento inclui a administração do banco de dados, o planejamento e o controle dos dados. Na abordagem do gerenciamento do banco de dados, os registros dos dados são fundidos em bancos de dados que podem ser acessados por vários programas aplicativos distintos, atendendo a muitos usuários.

Sistemas de gerenciamento de bancos de dados são pacotes de softwares que simplificam a criação, o uso e a manutenção dos bancos de dados. Diversos tipos de bancos de dados são utilizados pelas organizações, entre eles os bancos de dados operacionais, os distribuídos, os data warehouses e os bancos de dados externos. O desenvolvimento de bancos de dados para grandes empresas exige um esforço de planejamento de cima para baixo, envolvendo planejamento, especificação de requisitos e projeto físico e lógico.

Data warehouse Mi Internet dd L eware Subsistema de aquisição de dados Gerenciamento de dados Data mining Internet Mi dd L eware Duplicação Banco de dados operacionais externos e outros Data Mart Marketing Informação Web Metadados Relatórios Data Mart Gerências Subsistema de aquisição de dados (Coleta, Correção, Carregamento) Data Warehouse empresarial Data Mart Finanças Consultas

e tendências comportamentais Data mining Seleção Armazenamento Processa-mento Dados visados Dados Padrões e tendências comportamentais Data Mining

Aplicações do dataming Varejo e vendas: Projetar vendas, evitar roubos e fraudes, determinar estoques corretos e distribuição. Serviços bancários: Inadimplência, fraudes de cartões, gastos de novos clientes e segmentação. Fabricação e produção: Prever falhas e otimizar o uso de máquinas. Seguro: Valores de prêmio, cobertura e quais clientes são propensos a adquirir seguros. Policia: Padrões de crimes, locais e comportamento criminal. Saúde: Correlacionar fatores demográficos com doenças criticas. Marketing: Classificar fatores demográficos para prever o futuro comprador de um dado produto.

Caso diageo Detentora das marcas: Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness , Baileys, J&B, Jose Cuervo, etc. Problemas na America do Norte com regulamentações, só pode ser vendido para distribuidores (na europa direto para os varejistas), logo não tem os dados das vendas nas prateleiras, só adquiri por meio de terceiros uma vez por mês. Implantou DW para obter informações mais rápidas e investir em locais corretos. São fornecidos dados mensais de vendas e lucratividade por marcas, locais (bares e restaurantes) e a possibilidade de criar novas campanhas de vendas para segmentos especificos. Para coletar os dados mais rápidos esta colocando tablets nas lojas para que saber as vendas em tempo real e não com “gap” mensal.

As organizações estão se tornando empresas interconectadas que utilizam a Internet, intranets, extranets e outras redes de telecomunicações para dar sustentação ao e-business. • As telecomunicações ingressaram num ambiente desregulamentado e ferozmente competitivo com muitos fabricantes, operadores e serviços

Uma tendência importante é rumo ao uso generalizado da Internet e de suas tecnologias para formar redes empresariais e mundiais interconectadas. Os principais componentes de uma rede de telecomunicações são: – Terminais, – Processadores de telecomunicações, – Canais de Comunicação, – Computadores, e – Software de Telecomunicações.

Há diversos tipos básicos de redes de telecomunicações, entre as quais as redes remotas (WANs) e as redes locais (LANs). • As alternativas em redes de telecomunicações compreendem as mídias de telecomunicações, os processadores, o software, os canais e a topologia.

Estrutura de aplicações de e-business. Inter-relacionamentos e interfaces com clientes, funcionário e parceiros de negócios, bem como outros interessados. Aplicações como planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento do relacionamento com cliente (CRM), entre outras aplicações são vitais para as operações e a administração de um empreendimento de e-business.

Sears e UPS: desafios e benefícios de e-business e e-commerce sem fios Sears: Equipou 12,5mil técnicos com Notebooks sem fios; • Sears: Para atender ordens de serviços; • Sears: Fora da empresa os técnicos utilizam uma variedade de redes sem fios para ter acesso a atualizações em tempo real sobre entradas, saídas e Informações; • Sears: Queda de 75% de telefonemas, uma economia de US$7 milhões em 3 anos;

Sears e UPS: desafios e benefícios de e-business e e-commerce sem fios UPS: aperfeiçoou e padronizou todo software e hardware de escaneamento de pacotes por meio de LAN sem fios; • UPS: utilização de Bluetooth para comunicações com periféricos sem fios (scanners manuais); • UPS: instalação de WLANS em todas as suas 2000 instalações em todo mundo; • UPS: informações em tempo real da localização dos pacotes dos clientes;

Bibliografia Consultada até o momento O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 1 a 7 TURBAN, E., RAINER JR, R.K., e POTTER, R.E. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Editora Campus, RJ 2007. Guia I e II Cap. 4 e 8

A Arquitetura de Aplicações de e-Business

Os sistemas interfuncionais permite que haja uma integração da empresa, algo que vem a ser um ponto critico para toda organização que almeja obter vantagem competitiva. Logo, ter uma integração onde as informações podem ser liberadas e disponibilizadas sem barreiras geográficas e temporais para qualquer usuário é um ponto favorável para o sucesso.

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) O programa ERP é uma familia de módulos de software que apóia as atividades internas. Atua como uma estrutura integradora, automatizadora e de aperfeiçoamento de processos que são realizados pelo empreendimento. Fornece rapidamente informações interfuncionais sobre o desempenho da empresa. Agilidade, eficiência e capacidade de resposta a clientes e fornecedores é algo que o ERP possibilita.

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Contabilidade e Finanças Planejamento da Produção Recursos Humanos Logística Integrada Cliente / Funcionário

O ERP pode apresentar desvantagens, tais como: Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) O ERP pode apresentar desvantagens, tais como: Ser extremamente caro, complexo e demorados de implantar; Necessidade de mudar os processos existentes na empresa; Se a empresa não souber corretamente o que quer, deve ser cautelosa, pois muitos módulos que o ERP possui não será utilizado.

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Algumas possíveis causas de fracasso: Falta de uma camada de gerenciamento de projetos: falta de conhecimento das melhores práticas (PMBOK) Falha no planejamento do projeto: fase critica as empresas não pode ter preguiça de escrever, fazer diagramas, relatórios, etc. Processos críticos de negócios mal definidos: A empresa terá de fazer mudanças no sistema depois de estar pronto. Falha em detalhar os processos nas pontas: caso a empresa não conheça exatamente a rotina das pessoas que vão, de fato, utilizar o sistema, fatalmente fará algo inútil ou complicado demais. Falta de envolvimento do pessoal das pontas: usuário final não acompanhou o projeto Principais empresas de ERP (Fechado):  SAP, Oracle, Infor,  Lawson Software, Microsoft,Unit 4, Agresso, BAAN, TOTVS; Principais empresas de ERP (Open source – Software Livre): Compiere, ERP5,Openbravo, OpenERP e Freedom ERP. Fonte: http://www.fs.eti.br/compartilhando-informacoes/16-sistemas-integrados-de-gestao/49-saiba-mais-sobre-erp.html

Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) Por que aderir a um sistema CRM? Que tipo de estrutura utiliza? Quais as vantagens?

Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) Programas de fidelidade e retenção Marketing e Satisfação Vendas vendas cruzadas crescimento das vendas televendas Cliente Atendimento de campo e de frente de loja Apoio e atendimento ao cliente Administração de Contato

O CRM, pode ser utilizado para: Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) O CRM, pode ser utilizado para: identificar e escolher os melhores clientes (com maior propensão de gastos); Personalização de produtos e serviços em tempo real com base nas características dos clientes; Ciclo de atendimento do cliente; Serviço e suporte de maior qualidade.

Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) O CRM, em casos: A Dell computers permite que os clientes personalizem seu computador, ou ofertas semi-acabadas; A Amazon foi pioneira no acompanhamento dos pedidos, com previsão de entrega, hoje é algo que as grandes livrarias (e outros segmentos) on-line utilizam regularmente; A GE permite que os clientes tirem suas dúvidas on-line, bem como adquirir peças de modelos fora de linha, bem como manuais explicativos. Muitos call centers tem informações em tempo real de algum problema no momento que o cliente liga na central.

Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) Fonte: www.catalao.ufg.br

Administração do Relacionamento com o Cliente (CRM) Fonte: http://sistemasdeinformacao09.webnode.com/crm2/

É possível interconectar os vários agrupamentos de aplicações (ERP e CRM) de uma organização, e com isso trabalharem de maneira integrada e coerente?

Sistemas Integrados Interfuncionais Grupo de Aplicações Empresariais Grupo de Aplicações Empresariais Integração das aplicações da empresa Aplicações de CRM em Front-Office Aplicações de ERP em Back Office Parceiros Empresariais Clientes Atendimento ao cliente Atendimento no campo Pedido de Vendas Configuração do Produto Distribuição Fabricação Programação Finanças Fornecedores

Administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) Quais as vantagens de um sistema interfuncional que abranja a cadeia de suprimento de uma empresa? Que tipo de valor um sistema de gerenciamento deste tipo pode proporcionar aos clientes?

Planejamento do transporte Administração Interconectada da Administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) Ciclo da cadeia de Suprimentos Progra- mação Fabri-cação Enco- menda Entrega Contrato de encomenda Planejamento da demanda Planejamento da produção Processos Operacionais de SCM Programação futura Planejamento da distribuição Planejamento do transporte Solução Integrada de SCM Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos

O SCM é um sistema de informação interorganizacional, que busca: Obter vantagem através da demanda, planejamento e execução da cadeia de suprimento colaborativa. Reduz os custos de transação; Melhora a qualidade do fluxo de informação; Reduz o tempo na realização das transações. Concede aos clientes aquilo que querem, quando e como querem e com um menor preço, estes valores demonstram responsabilidade e credibilidade para com os clientes.

Sistemas de Processamento de Transações Manutenção de Bancos de Dados Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Entrada Geração de Documentos e Relatórios Processa- mento de Consultas 1 2 3 4 5

Ferramentas para a Colaboração Empresarial Um idéia pode mudar o modo de ver, fazer e realizar negócios nos dias atuais. O que há por trás da internet, não é apenas uma forma mais veloz de se comunicar, mas a criação de um sistema colaborativo que permite que as pessoas trabalhem em conjunto de maneira rápida e eficaz. Comunicação, Coordenação e colaboração de maneira conjunta são idéias que se tornaram possíveis com a tecnologia da informação.

Ferramentas para a Colaboração Empresarial Sistema de Colaboração Empresarial Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas para Conferência Eletrônica Ferramentas de Controle do Trabalho Colaborativo Agendamento Controle de tarefas e projetos Sistemas de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento Compartilhamento de Documentos Conferência por dados Conferência de voz Videoconferência Fóruns de discussão Reuniões eletrônicas E-Mail Correio de voz Fax Publicação na Rede Telefone na Internet, page etc.

Sistemas de Informação para Operações das Empresas A TI possibilitou que um novo panorama de oportunidades surgisse nos mais variados ramos de negócios, mas tal variedade também faz parte do ambiente interno de uma empresa. Um determinada atividade dentro da organização pode usufruir de ganhos tanto em relação a eficiência nos processo, como criar e tocar projetos que trarão vantagens para a empresa, ou seja, oportunidades de trazer resultados.

Sistemas de Informação para Operações das Empresas Marketing Administração de Recursos Humanos Finanças Contabilidade Produção / Operações

Sistemas de Informação de Marketing Interativo Automação da Força de Vendas Administração do relacionamento com o cliente Pesquisa e Previsão do Mercado Propaganda e Promoção de Produto Sistemas de Informação de Marketing

Marketing Direcionado Comportamento Online Comunidade Contexto Aspectos Demográficos e Psicológicos Conteúdo

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Sistemas de Informação Contábil

Sistemas de Informação Financeira Administração de Caixa Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital