Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Clima e cultura de escola
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia do desenvolvimento I
PSICOLOGIA.
Abordagem Sistêmica da Administração
O Início da Comunicação
Análise do ambiente de marketing
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Teoria da Contingência
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Emergências e Desastres
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
4. Eu nos contextos Modelo ecológico do desenvolvimento
ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação Ambiental.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Educação Ambiental.
Comportamento organizacional
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Etnografia e Etnologia
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
Administração de Recursos Humanos II
DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Profª Drª. Lília Iêda Chaves Cavalcante
Bronfenbrenner e os contextos
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
O homem, ser sociocultural
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Ensino Especializado em TGDs
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
TEORIA DE SISTEMAS   .
Noções sobre Psicologia do Trânsito
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Capítulo 1 A administração hoje.
A construção histórica da Psicologia Social
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Teoria da Contingência
O modelo bioecológico de Bronfenbrenner
Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica
Comunidade (Ecologia humana, meio ambiente e psicologia)
O desenvolvimento do adulto
“A construção cultural da imaginação”
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Somos todos seres sociais
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Transcrição da apresentação:

Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano Psicologia do Desenvolvimento I e Psicologia da Infância e Adolescência Profa. Daniela Schwengber - FURG

Dados biográficos Nasceu em Moscou em 29/04/1917; Imigrou para os EUA em 1923; Graduou-se em Psicologia e Música pela Universidade de Cornell; Mestre em Educação na área de Psicologia pela Universidade de Harvard no ano de 1940; Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Michigan em 1942; Faleceu em sua casa, em Nova York, no dia 25 de Setembro de 2005, aos 88 anos.

“A Ecologia do Desenvolvimento Humano é o estudo científico de uma progressiva e mútua acomodação, através do curso da vida, entre um ativo ser humano em crescimento e as propriedades em mudança nos ambientes imediatos nos quais a pessoa em desenvolvimento vive; como este processo é afetado pelas relações entre estes ambientes e em um contexto maior pelos ambientes nos quais estão inseridos”. Pessoa: não é uma tábula rasa sobre a qual o meio ambiente provoca o seu impacto, mas uma entidade em crescimento, dinâmica, que progressivamente penetra o meio em que reside e o reestrutura. Interação entre pessoa e meio é bidirecional e recíproca.

A D MICROSSISTEMA B C Padrão de atividades, vivência de papéis e relacionamentos interpessoais experenciados pelo indivíduo em desenvolvimento em um dado ambiente com características físicas e materiais particulares.

D A B C da cd ab MESOSSISTEMA bc Inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais a pessoa em desenvolvimento participa ativamente

D A C B 1 4 EXOSSISTEMA da cd ab 2 3 bc Um ou mais ambientes que não envolvem a participação do indivíduo em desenvolvimento, mas nos quais acontecem eventos que afetam ou são afetados pelo que acontece no ambiente em que está a pessoa em desenvolvimento

MACROSSISTEMA A B C D ab bc cd da 1 3 4 2 Contém os outros sistemas. Pode ser visto como a arquitetura societal de uma cultura particular (crenças, recursos, estilos de vida, estruturas, oportunidades, opções de vida e padrões de intercâmbio social que estão incluídos em cada um dos sistemas).

CRONOSSISTEMA Refere-se aos processos de transição pelos quais um indivíduo passa ao longo de sua vida (entrada na escola, começo da vida profissional, casamento, morte, divórcio).

TEORIA DA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Proposições essenciais para o desenvolvimento positivo (Yunes et al, 2004) Primeira: relacionada à necessidade de a criança participar de atividades recíprocas, progressivamente mais complexas, com uma ou mais pessoas, de forma regular (contexto de desenvolvimento primordial). Segunda: centrada na consolidação dos padrões interacionais mencionados na primeira proposição, destacando a importância do apego forte e mútuo, que aumentará o repertório de respostas da criança, convidando-a à exploração do ambiente imediato físico, social e simbólico. Terceira: enfatiza a disponibilidade e o envolvimento de adultos que também se engajem na atividade. Quarta: destaca a troca de informações, numa comunicação em via dupla; Quinta: salienta os aspectos macrossistêmicos. Envolve as políticas públicas e as práticas sociais e educativas.

A ecologia do desenvolvimento humano oferece uma perspectiva para a compreensão do desenvolvimento humano e apresenta um conjunto de sistemas em que a pessoa em desenvolvimento é um ser ativo, capaz de sofrer influências desses sistemas, ao mesmo tempo em que neles determina mudanças. Base tanto para estudos teóricos como para investigações empíricas dos processos associados ao desenvolvimento humano.