Local: Sede do PARNA Monte Pascoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Caravana Nacional em Defesa do SUS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Oficina de Trabalho : SUDENE, ADENOR e SEBRAE
Ministério da Cultura.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL –
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
Um Banco da Amazônia.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BAIXO RIO NEGRO
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Florestas Públicas e Mosaicos
Comissão de EJA de Alagoas
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Objetivos Específicos:
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
Ações Ambientais da Veracel Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
“Oportunidades de Otimização da Gestão Pública a partir das Unidades de Conservação” Belém – Pará 07/06/2016 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Local: Sede do PARNA Monte Pascoal REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO MOSAICO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Itamaraju, 21 de julho de 2010 Local: Sede do PARNA Monte Pascoal

MOSAICO – SNUC Lei 9985, 18 julho de 2000. Art. 26. Quando existir um conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não, próximas, justapostas ou sobrepostas, e outras áreas protegidas públicas ou privadas, constituindo um mosaico, a gestão do conjunto deverá ser feita de forma integrada e participativa, considerando-se os seus distintos objetivos de conservação, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional. DECRETO Nº 4.340, DE 22 DE AGOSTO DE 2002

OBJETIVOS GERAIS Atingir os objetivos primários do mosaico de gestão integrada das APs; Influenciar a política publica local/regional com maior poder de inserção e negociação na elaboração dos planos de gestão territorial e desenvolvimento humano; Contribuir para a formação e fortalecimento de mini-corredores; Promover o resgate da sócio-diversidade do território, assim fortalecendo a identidade cultural formada por: Pataxó, agricultores familiares e pescadores artesanais;

AÇÕES DESENVOLVIDAS - PREVISTAS Reuniões Conselho Gestor (discussão dos objetivos, composição do Mosaico e sua área de abrangência, composição do Conselho Gestor, ações integradas...) Jornais do Mosaico – plano de Comunicação Sobrevôo da região – futuro sobrevôo Exposição Itinerante Oficina de Integração Discussão das Ações do Projeto FNMA Oficina Regional CCMA em Regência/ RBMA Agenda Coletiva Diálogo com Fórum Florestal Discussão da Marca Mosaico (Cooperação Brasil-França) Oficina de Plano de Ação e Oficialização – Planejamento Estratégico

Estação Veracel e Estação Pau Brasil (CEPLAC) TI Coroa Vermelha (Reserva da Jaqueira) RPPN Manona TI Aldeia Velha TI Imbiriba IPHAN Parque Municipal Recife de Fora PARNA Pau Brasil RVS Rio dos Frades APA Caraíva-Trancoso PARNA Monte Pascoal TI Barra Velha Reserva Extrativista Corumbau TI Corumbauzinho e TI Águas Belas APA Coroa Vermelha PARNA Descobrimento TI Trevo do Parque TI Coroa Vermelha

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO GESTOR ÁREA PROTEGIDA - 4 Terra Indígenas 3 RPPN 5 UCs Federais 1 IPHAN - 1 CEPLAC - 2 Estaduais 2 Municipais OUTROS SETORES 1 Governo Federal 1 Governo Estadual 3 Governo Municipal 1 Setor Empresarial - 1 Setor Agropecuário - 2 Setor de Pesca Artesanal - 2 Setor de Agricultura Familiar - 1 Setor de Turismo - 1 Ensino/Pesquisa 3 ONG Socioambiental